QUANTO TEMPO DURA A MENOPAUSA E CLIMATÉRIO?

quanto tempo dura a menopausa
quanto tempo dura a menopausa

Se você tem dúvidas sobre quanto tempo dura a menopausa e climatério, vou te contar tudo sobre isso! Mas antes, vale relembrar o que é menopausa e climatério, qual a diferença entre esses dois conceitos e muito mais.

Primeiramente, é muito importante que toda mulher tenha consciência de que é possível, sim, passar por essa fase com excelência. Para tanto, basta buscar por um profissional que esteja comprometido com a sua saúde. Ou seja, alguém especialista para te ajudar a lidar com todas essas mudanças.

O que é menopausa?

Antes de saber quanto tempo dura a menopausa, acho importante revisar o que é menopausa.

É muito importante que toda mulher tenha acesso a todas as informações e que tenha os conceitos bem claros. Assim, vai ficar bem mais fácil entender o que está acontecendo, ou o que pode acontecer nessa fase.

Mas, afinal, o que é menopausa?

Menopausa significa que a mulher ficou 12 meses seguidos sem menstruar. Isso é válido desde que não esteja usando nenhum remédio anticoncepcional. Esse é um processo que acontece na vida de todas as mulheres, ou seja, a menopausa é universal.

Imagine que a sua última menstruação aconteceu em agosto do ano passado e, desde então você não menstruou mais. Fechou um ano, certo?

Se a resposta for sim, isso significa que a menopausa chegou.

Por que a menopausa acontece?

Ela acontece porque, nós, mulheres, nascemos com uma conta finita de hormônios. Porém, vamos gastando essa conta todos os meses, desde a nossa primeira menstruação. Logo, por volta dos 50-51 anos de idade essa conta se esgota.

Consequentemente, seu ovário deixa de funcionar. O declínio hormonal acaba afetando várias funções do seu corpo. Tudo isso faz surgirem inúmeros sintomas que prejudicam a qualidade de vida.

Se você quiser saber mais sobre todos os sintomas da menopausa, dê uma olhada no artigo que preparei. Nele, fiz uma lista com 76 sintomas. Dessa forma, fica mais fácil de identificar se isto está, ou não, acontecendo na sua vida.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

O que é climatério?

É muito normal confundir climatério com menopausa. Mas, afinal, o que quer dizer climatério?  

É um período que foi estipulado, e que pode durar de 10 a 15 anos. Ou seja, corresponde a toda aquela fase que antecede e sucede a menopausa. Sendo assim, compreende a fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, caracterizado pela diminuição da produção hormonal. Assim, o climatério precede a menopausa e seus sintomas também podem persistir, mesmo após o término da menstruação. Tal definição está de acordo com a maioria dos autores.

Por exemplo: por volta de 45 anos, você pode começar a apresentar os sintomas do climatério, que é a conhecida pré-menopausa. Isso pode ocorrer até por volte de 55 anos.

O climatério, que, como já vimos, caracteriza-se por um período de transição da fase reprodutiva da mulher para a não reprodutiva, indica que os hormônios estão deixando de ser produzidos pelos ovários.

Durante o climatério, os sintomas mais frequentes são:

Esses acima são apenas os mais comuns, variando de intensidade de mulher para mulher. Desta maneira, as ondas de calor podem acontecer a qualquer hora do dia, podendo interferir na qualidade do sono, além do desconforto gerado.

Para entender melhor, leia, detalhadamente, qual é a diferença entre menopausa e climatério.

Qual a diferença entre menopausa e climatério?

A menopausa é diferente do climatério, principalmente porque o climatério é um período longo. Como eu já contei, ele inclui o que é chamado de pré-menopausa ou perimenopausa, a menopausa em si, e o período que a sucede. Já a menopausa, é marcada pela parada da menstruação.

Sendo assim, é importante ter em mente toda essa fase e o que acontece durante o climatério.

Frequentemente, a mulher pode ter muitos sintomas, mas ainda menstrua. Sendo assim, todos esses sintomas já podem ser a pré-menopausa, que pode acontecer, em média, de 5 a 7 anos antes da menopausa.

Para ficar mais claro, veja o exemplo a seguir:

Estamos em 2018, e vamos supor que, em 2013, você já começou a ter certas manifestações clínicas. E quais são esses sinais?

São eles: seu humor muda, seu sono muda, percebe um aumento de peso, os calorões passam a acontecer e seu sangramento menstrual já não é mais o mesmo.

Porém, você nem se deu conta ou nem sabia que tudo isso é climatério até chegar aqui neste artigo. Então, todas essas manifestações já são sinais de uma possível pré-menopausa ou climatério.

Tanto a menopausa quanto o climatério atingem todas as mulheres. É exatamente por isso que é importante que todas estejam atentas ao que está acontecendo. Desta maneira, é preciso conversar com seu médico e buscar o máximo de informações.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Quando a mulher entra na menopausa?

Para a maioria das mulheres, a menopausa e o climatério ocorrem dos 45 aos 55 anos. Lembrando que, esse intervalo de 10 anos corresponde ao climatério.

E a menopausa? 50-51 anos para a grande maioria, podendo variar para um pouco menos ou um pouco mais.

Algumas podem entrar na menopausa ou no climatério antes dos 45 anos, mas é menos frequente. Outras podem entrar mesmo antes dos 40 anos. Entretanto, isso é muito mais raro de acontecer e já é considerada menopausa precoce. Tal caso ocorre apenas para 1% das mulheres.

Diante disso, se você estiver na faixa etária dos 45 aos 55, seus ciclos menstruais passaram a ficar irregulares e algumas manifestações começam a ser sentidas, como, por exemplo, ondas de calor, insônia e falta de libido, já pode ser a menopausa se anunciando.

Conseguiu entender? Ficou claro?

Quanto tempo dura a menopausa e climatério?

O que eu quero que você entenda é o seguinte: a menopausa é só a parada menstrual. Certo?

Uma vez que esse conceito fica claro, fica mais fácil identificar os primeiros sinais.

É bem provável que já tenha ouvido alguém falar “estou na menopausa”ou “já não tenho mais menopausa”. Porém, quanto tempo dura a menopausa e climatério?

Como eu já te contei, o climatério dura em média de 10 a 15 anos, para a maioria das mulheres.

Mas o que eu quero que você entenda nessa questão do climatério?

Que a mulher começa a ter uma série de sintomas, antes da menopausa, entra na menopausa, para de menstruar e depois continua tendo sintomas.

Algumas mulheres acham que por terem parado de menstruar, acabaram-se os problemas e não é bem assim que acontece. Isso ocorre pois o climatério é um conjunto de sintomas que surgem tanto antes, quanto depois da menopausa.

Será que tudo isso passa?

De repente, você pode estar se perguntando: será que passa?

Na verdade, os anos mais difíceis passam, mas isso vai depender do seu estilo de vida. Por exemplo, se tiver uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regulares e gerenciar o estresse, tudo fica mais fácil.

Além disso, se a mulher tiver uma boa orientação médica e escolher fazer a terapia de reposição hormonal, vai conseguir aliviar todos esses sintomas ruins. O tratamento também ajuda na prevenção de doenças como, por exemplo, a osteoporose.

Mas, se um bom estilo de vida não for adotado e se não fizer um tratamento adequado, esses sintomas podem durar muito.

Só para ter uma ideia, algumas mulheres nem sentem que estão na menopausa ou no climatério, justamente porque têm um estilo de vida saudável e optaram por fazer uma adequação do hormônio que está faltando no seu corpo, que é o hormônio feminino.

Mas para isso, você vai precisar de um médico que te avalie, selecione o melhor hormônio, a melhor via e a dose adequada para que essa menopausa não seja sentida. Além disso, esse profissional vai excluir se existe alguma contraindicação em relação à terapia de reposição hormonal no seu caso.

Tenha isso em mente: toda mulher precisa sempre de um médico para ajudá-la na questão da menopausa. Seja para orientar, conduzir e ajudar a decidir qual a melhor forma de enfrentar esse momento.

Lembrando que é importante gerenciar todos esses sintomas quando estiver passando pela menopausa, e mesmo depois.

É importante que a mulher esteja preparada para que a menopausa não seja sentida e, principalmente, para que não sofra durante esse período.

Mulheres vivendo cada vez mais e melhor

Além de tudo, é importante também salientar que a expectativa de vida das mulheres aumentou muito nos últimos anos. Sendo assim, algumas chegam a passar mais de um terço de suas vidas na pós-menopausa.

Mas, se fizerem o tratamento adequado e seguirem todas as orientações do médico que as acompanha, vão melhorar a qualidade de vida, além da prevenção de uma série de doenças.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Conclusão

Você acabou de saber quanto tempo dura a menopausa e o climatério e o que deve ser feito para passar por esse período da melhor forma possível.

O que toda mulher tem que estar consciente é que não tem motivo para sofrer com os sintomas da menopausa e climatério.

Logo, é muito importante encontrar um profissional que possa te ajudar a lidar com tudo isso e, principalmente, orientar quanto ao melhor tratamento.

A grande questão é que muitas não têm essas informações que você acabou de ter acesso aqui, e elas também merecem saber! Não é?

Compartilhe com suas amigas, nas suas redes sociais. Assim, já estarão preparadas quando a menopausa chegar ou até mesmo antes.

Nenhuma mulher precisa conviver com todo esse sofrimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *