A menopausa é uma fase que ocorre na vida de todas as mulheres. Infelizmente, seus sintomas não são nada agradáveis, o que é uma situação bem complicada perante ao fato de que eles atingem todos os sistemas do corpo feminino. Existem algumas estratégias que podem ajudar bastante a diminuir esses sintomas da menopausa.
Ciclo da ruína da menopausa
Como você deve lembrar, a menopausa ocorre devido ao declínio hormonal, que ocorre para todas as mulheres. Com isso, podem começar a surgir até 76 sintomas, característicos dessa fase da vida.
Alguns dos sintomas da menopausa mais comuns são:
- Calorão;
- Insônia;
- Cansaço;
- Fadiga;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Aumento de peso corporal;
- Aumento de gordura abdominal e muitos outros.
O grande problema é que tudo isso vira uma enorme bola de neve, ou seja, se não for tratada, a menopausa gera sintomas que só pioram e se somam. Assim, a mulher entra no “ciclo da ruína da menopausa”, já que os sintomas vividos afetam diretamente todos os aspectos da vida.
Logo, em pouco tempo, a menopausa prejudica:
- A autoestima;
- A performance sexual;
- O casamento;
- A vida pessoal;
- A produtividade;
- A vida profissional;
- A saúde como um todo.
O tratamento, como um todo, é a melhor opção
Veja, no artigo “Será que TODA mulher tem que TRATAR a MENOPAUSA?“, todas as vantagens e desvantagens da menopausa, além dos efeitos do tratamento e da falta de tratamento.
Portanto, quando a verdadeira causa não é tratada, a mulher começa uma verdadeira peregrinação atrás de diferentes especialistas que possam solucionar cada um dos sintomas.
No final das contas, muitas acabam ficando dependentes de vários medicamentos, que seriam desnecessários se a menopausa fosse tratada como um todo.
Muitas procuram:
- Um Reumatologista, por casa das dores articulares e fibromialgia;
- Um Gastroenterologista, por causa da distensão abdominal;
- Um Psiquiatra, por causa da depressão;
- Um Vascular, por causa do inchaço nas pernas…
Essa lista só aumenta com o tempo e os problemas não são solucionados.
Ninguém merece viver assim!
Os alimentos que pioram os sintomas da menopausa
O principal método para diminuir os sintomas se relaciona com a alimentação saudável, alguns alimentos ajudam a reduzir esses desconfortos enquanto outros os intensificam. Ainda assim, a alimentação menopausa não pode ser pautada somente em comidas que fazem bem, uma vez que existem alimentos considerados saudáveis que piorem os sintomas.
Dessa forma, é preciso conhecer os alimentos que pioram os sintomas da menopausa para reduzir a sua quantidade nas refeições diárias e, consequentemente, ter uma melhor qualidade de vida durante a menopausa. Não é preciso retirar completamente essas comidas da rotina e nunca ingerir nenhuma delas, basta tomar consciência de seus efeitos no corpo feminino e regular a quantidade ingerida.
Todos os alimentos que serão mencionados possuem substitutos que têm gosto e finalidade parecidos e, por isso, podem ser incluídos no cardápio diário sem muitas perdas. O interessante mesmo é ir incluindo na alimentação durante a menopausa comidas que ajudam a reduzir os sintomas dessa fase.
Arroz branco
O arroz branco é um amido simples e possui alto índice glicêmico. Isso, na prática, significa que o corpo humano consegue digeri-lo com uma rapidez absurda, mas não consegue absorver quase nenhum nutriente que contribui para o organismo. Assim, a ingestão excessiva de arroz branco dificulta a perda de peso e aumenta a gordura abdominal, principalmente em pessoas sedentárias e durante a menopausa.
O principal substituto do arroz branco é o arroz integral, que não é tão processado e ainda possui em sua composição substâncias que colaboram para o funcionamento corporal. Mas é preciso mencionar que o arroz integral é tão carboidrato quanto o arroz branco, assim, caso o objetivo da alteração de cardápio seja emagrecer, talvez esse não seja o caminho mais interessante e possa ser um fator negativo para os sintomas da menopausa.
Batata inglesa
Assim como o arroz branco, a batata inglesa também é um carboidrato simples e, dependendo da maneira como ela é preparada, pode corresponder a uma verdadeira bomba para o corpo humano, principalmente o feminino em fase de menopausa. A sua rápida absorção aumenta o nível de insulina que, em excesso, colaboram para a formação de gordura em diferentes partes do corpo.
A melhor substituta para a batata inglesa é a batata doce, pois ela possui um número maior de fibras em sua composição e o índice glicêmico é menor. Mas esse também não é um alimento para quem quer emagrecer, a batata doce é até mais calórica que a batata inglesa. Outros alimentos que também são bem similares às batatas em termos de composição são o milho, a mandioca, a tapioca e o pão de queijo.
Farinha de trigo branca
A farinha de trigo branca também é um carboidrato de amido simples e, por isso, possui todas as características digestivas mencionadas nos dois alimentos anteriores. Só que, além disso, a farinha de trigo também possui glutén, um composto formado por duas proteínas que não são digeridas adequadamente pelo corpo humano: a glutenina e gliadina.
Assim, durante a fase da menopausa, a ingestão de farinha de trigo causa inchaço, dor de cabeça, fadiga e outros sintomas. As farinhas no geral, mas principalmente a de trigo branca, não são legais de serem consumidas na menopausa, entretanto, elas estão em vários pratos bem gostosos como os pães e as pizzas.
Bons substitutos são as farinhas de aveia e de linhaça e comidas feitas com elas podem ser uma boa ideia de café da manhã na menopausa, o problema é que esses pratos quase não são encontrados com facilidade em mercados comuns.
Leite de vaca
O leite de vaca é um alimento que não deveria ser consumido pelos seres humanos, uma vez que ele é direcionado para o desenvolvimento de um bezerro, e não de uma pessoa. O principal problema do leite de vaca é que ele tem lactose, um carboidrato que aumenta o nível de insulina no corpo, contribui para o acúmulo de gordura e retarda o emagrecimento.
Além disso, muitos seres humanos não têm a capacidade de digerir a lactose, mesmo que não saibam, o que faz com que sua ingestão cause inchaço, diarreia e outras sensações de desconforto. O interessante é deixar de consumir totalmente o leite de vaca e os melhores substitutos para ele são os leites de amêndoa e de coco.
Cerveja
O grande problema da cerveja é que ela é tão carboidrato quanto os outros alimentos mencionados, mas ela está em estado líquido, ou seja, não precisa ser mastigada, ou seja, a sua absorção é ainda mais rápida. Além disso, a cerveja possui álcool, que é usado para o fornecimento de energia, assim, todo o carboidrato presente na bebida é armazenado em forma de gordura.
O interessante é que as mulheres na menopausa não consumam nenhuma bebida alcóolica. Se for um hábito já estabelecido, é legal começar tentando beber cerveja sem álcool até conseguir parar totalmente.
Suco de fruta
As frutas são sim alimentos muito saudáveis, entretanto, os sucos feitos com elas podem não ser tão interessantes. Isso porque eles fazem com que elas percam praticamente todas as fibras e aumenta a quantidade de frutas ingeridas, o que faz com que mais frutose entre para o corpo e, consequentemente, mais açúcar.
O melhor substituto para os sucos são os chás e é recomendado ingerir e fazer sucos com frutas com menos frutose, como o coco, o abacate e o morango.
Alimentos termogênicos
Alimentos termogênicos, como o café, o gengibre, a pimenta e alguns tipos de chás (como o chá verde) aumentam a sensação de calor da menopausa e, por isso, podem não corresponder a uma boa ideia durante essa fase.
Alimentação para menopausa é um pilar do tratamento
Concluindo, como você viu ao longo do artigo, são muitos sintomas negativos que podem ser ocasionados pela má alimentação. Portanto, você precisa testar e adequar o seu plano alimentar de acordo com as suas necessidades.
Não é comer pouco e passar fome, mas comer direito e com qualidade!
Tenha calma! Alguns resultados são rápidos, outros demoram mais. Portanto, persista!
Afinal, se você passou anos intoxicando seu corpo, não dá para esperar que tudo ocorra rapidamente. É preciso tempo para fazer o detox do seu organismo. O segredo é melhorar um pouco todos os dias, passo a passo. Com isso, você vai mudar seus hábitos sem se torturar.
Além dos alimentos que reduzem os sintomas da menopausa, existem algumas outras práticas que ajudam a mulher a passar por essa fase com a melhor qualidade de vida possível. Conheça, assim, o meu blog e o meu livro!
Link permanente
Assistir várias lives e apliquei as suas dicas, sinto muito grata por tê conhecido no youtube, tirei o acúcar, lactínios e substituí o pão de trigo pelo pão de farinha de linhaça, além de perder peso em pouco espaço de tempo, minhas dores melhoraram 90%. Simplesmente fantástico . Bjs no coração mentora
Link permanente
Estou impressionada com estas dicas. Mas, o que comer, então? Mesmo as substituições dos alimentos são difíceis, pois todos parecem não ser adequados. Estou entrando agora na menopausa com 50 anos e já estou estressada, pois estes sintomas de calorão e falta de vontade estão me deixando bem chateada. Isso porque sou ativa, tenho uma alimentação quase saudável, pratico atividade física 4 vezes na semana. Horrível ter que passar por isso tudo. Mulheres tem um peso muito grande!
Link permanente
Estou assustada com tudo que estou lendo sobre a menopausa,estou com medo e parece que a vida acaba porque são tantos problemas que a menopausa trás…. é isso msm….
Link permanente
Tenho 53 anos
Estou fazendo menopausa e sou diabética 😔
Link permanente
Gostei da dica
Tenho 53 anos e já estou fazendo menopausa e sou diabética
Então adorei a dica
É assim q eu devo comer msm por causa da diabetes.
Link permanente
Gostei das dicas, ja estou me cuidando, não como pão, raramente,de manhã como alguma fruta com linhaça é quinoa. Mas como todos os dias duas colheres de arroz integral. Vou tentar seguir os teus conselhos.
Link permanente
Bom dia,
Com intuito de tirar o pão da alimentação, de manhã tomo copo de água morna com um limão espremido e uma xícara de café com leite sem açúcar, faço um ovo misturado com aveia em flocos, linhaça dourada e chia coloco na frigideira sem óleo.
Posso comer todas as manhãs?
Tenho 52 anos, não entrei na menopausa ainda, prático atividade física e adoro correr.
Link permanente
Eu não tenho comido praricamente nada pela manhã. As vezes um cafezinho sem açúcar e com uma colher de cha de óleo de côco ou manteiga, e chá de erva doce, ou maçã com canela, ou morango, ou hibisco, ou hortelã, e bebo bastante água. No almoço como uma carne, um legume e uma verdura, sem arroz e sem feijão. Perdi em 2 meses cerca de 5 kls.