10 CUIDADOS COM A SUA PELE NA MENOPAUSA

O tema de hoje no ABC da Menopausa é pele! Acho que essa é o preocupação de toda mulher na menopausa ou mesmo quem ainda não está nessa fase.

Você sabe quais cuidados são necessários para manter sua pele saudável, bonita e hidratada?

Por acaso, você já cuida da sua?

Ou ainda não, e está sentindo que a pele está ficando ruim?

CONHEÇA 10 FORMAS DE CUIDAR DA SUA PELE NA MENOPAUSA.

A menopausa afeta a pele?

Claro! A menopausa afeta sim a nossa pele

Mas, por quê?

Porque, como sabemos, a menopausa é marcada pela falência dos ovários. Com isso, temos falta de produção hormonal. Logo, tais hormônios afetam inúmeros órgãos, dentre eles, a pele.

Sendo assim, a falta de estrogênio ocasiona:

  • Redução da vascularização, o que diminui a oxigenação da pele;
  • Diminuição do ácido hialurônico, o qual é responsável pela retenção de água na pele, mantendo-a hidratada;
  • Perda progressiva de colágeno, que é uma proteína essencial para garantir a firmeza e a sustentação da pele; 
  • Redução de elastina, proteína cuja função é dar elasticidade à nossa pela;
  • Diminuição da capacidade de cicatrização.

Logo, sem os devidos cuidados e sem o tratamento da menopausa, a pele tende a ficar cada vez pior, mais frágil e mais envelhecida.

Como fica a pele na menopausa?

O envelhecimento da pele depende de vários fatores como: fatores ambientais, fatores genéticos, fatores metabólicos e fatores hormonais.

Por isso, a menopausa é apenas uma das partes que determina a velocidade da progressão do envelhecimento.

De acordo com os estudos científicos, a mulher perde 1% de colágeno ao ano a partir dos 30 anos. Já na fase da menopausa, em 5 anos, a tendência é perdermos mais 30% de colágeno. Portanto, se não fizermos nada, aos 55 anos podemos já ter perdido 50% de todo nosso colágeno! E isso, além de ser ruim para a saúde desse órgão, também confere uma aparência muito mais envelhecida, prejudicando a autoestima.

Desta forma, com a redução do colágeno temos uma pele:

  • Mais flácida e enrugada, precocemente; 
  • Que pode coçar e que é mais difícil de cicatrizar; 
  • Cada vez mais fina com o tempo e com mais manchas; 
  • Pode apresentar acne e oleosidade, devido o desequilíbrio hormonal;
  • Que nos faz aparentar ter muito mais idade.

Cuidados com a sua pele na menopausa

Felizmente, manter a saúde da pele depende, em grande parte, apenas de você!

Por isso, veja, a seguir, tudo o que pode te ajudar nessa missão.

Cuidados que dependem de você

#1 Alimentação

Uma alimentação saudável e balanceada, rica em vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e proteínas é essencial, não só para a pele, como para a saúde como um todo. Assim, para contribuir especificamente com a pele temos como aliados:

  • Betacaroteno: é precursor da vitamina A. Logo, ajuda a proteger internamente nossa pele dos raios solares UVA e UVA. Além disso, está presente em alimentos como: mamão, abóbora e cenoura;
  • Vitamina C: ajuda na formação de colágeno e elastina, além de ser antioxidante. Sendo assim, pode ser encontrada no limão, na tangerina, na laranja e no gengibre;
  • Vitamina E: também poderoso antioxidante presente em amêndoas, nozes e abacate;
  • Selênio: antioxidante encontrado de forma abundante na castanha do pará;
  • Zinco: tem poder antioxidante e é capaz de combater a acne. Sendo assim, está presente em alimentos como o ovo o cacau;
  • Ômega 3: possui importante ação antiinflamatória, além de contribuir para a proteção das membranas celulares. Pode ser encontrado em amêndoas, nozes, linhaça, sardinha e salmão.
  • Antioxidantes de forma geral: protegem contra lesões celulares e previnem o envelhecimento precoce. Tais substâncias podem ser consumidas através de amoras e morangos;
  • Proteínas: são essenciais para obtenção de aminoácidos que serão utilizados para a formação de colágeno. Dentre as várias opções, os peixes são ótimas fontes.

Antes de continuarmos, é importante deixar claro que aqui eu dou exemplos de alimentos ricos em cada sustância. Porém, você precisa se avaliar e pensar no que é interessante para o seu caso. Ou seja, se você está acima do peso, por exemplo, deve tomar cuidado com o excesso de frutas no dia a dia. Além disso, consumir a fruta inteira é diferente de tomar o suco de fruta, o que eu não indico. Por isso, adeque as sugestões à sua realidade e aos seus objetivos.

#2 Hidratação

Beber água é essencial, já que cerca de 70% da nossa pele é composta por água. Sendo assim, alguns estudos indicam a ingestão diária de cerca de 30mL de água por kg de peso corporal.

#3 Sono

Dormir bem é fundamental para regenerar e reparar células. Nesse momento, nosso corpo pausa e se reajusta. Portanto, desenvolver hábitos de higiene do sono é importantíssimo.

 #4 Sol

Evite a exposição excessiva ao sol. O exagero contribui para a produção de radicais livres que são capazes de gerar lesões celulares levando ao envelhecimento e até mesmo o câncer. Portanto, além da moderação, use protetor solar.

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#5 Exercício

A prática de atividades físicas aumenta a vascularização de todo o corpo, inclusive da pele. Assim, proporciona maior oxigenação para os tecidos, o que também leva mais nutrientes para eles.

#6 Álcool

Evite o excesso de álcool, pois esse hábito aumenta os radicais livres, prejudicando o corpo todo, não apenas a pele.

#7 Cigarro

Não fume! Além de acelerar a velhice é um veneno para o seu corpo!

#8 Alimentos ruins

Alimentos industrializados, refinados, ricos em carboidratos simples e gorduras trans inflamam e lesam nossas células, além disso aumentam a produção de radicais livres.

#9 Intestino

Cuide do seu intestino e do seu fígado! Tais órgão são essenciais para a boa absorção dos nutrientes e a detoxificação adequada. Por isso, mantenha uma alimentação saudável, com bom consumo de água e fibras. Assim, também evite remédios, pois sobrecarregam ambos os órgãos.

#10 Suplementação

Em primeiro lugar, se você não faz nenhum dos tópicos anteriores, não perca tempo, nem dinheiro com a suplementação!

Ou seja, suplementos são algo a mais para te dar mais resultado! Mas, sozinhos não fazem milagre!

Sendo assim, são vitaminas, minerais e antioxidantes. Alguns você consegue consumir por conta própria. outros, porém precisam da prescrição de um médico ou um nutricionista e também de manipulação adequada.

logo, os principais suplementos para cuidar da pele na menopausa são:

  • Betacarotenos, que protegem contra os raios solares, UVA e UVB;
  • Vitamina C, que contribui para a formação de colágeno e é antioxidante;
  • Vitamina E, que é antioxidante; 
  • Selênio, que atua como antioxidante;
  • Zinco, que é antioxidante e combate a acne;
  • Ômega 3, que protege as membranas celulares, além de ter ação antiinflamatória;
  • Coenzima Q10, que também é antioxidante; 
  • Resveratrol SL, mais um com ação antioxidante;
  • Ácido lipóico, também com papel antioxidante;
  • Peptideos de colageno;
  • Algas, como Chlorella e Spirulina, que também atuam como antioxidantes.

Cuidados que necessitam de um médico

Como sempre digo, a terapia de reposição hormonal depende de um médico: ginecologista, endocrinologista, ortomolecular ou especialista em nutrologia. Além disso, esses profissionais são os ideais para prescrever suplementos de forma mais específicas para a sua necessidade.

Porém, independente do médico que trata a menopausa, lembre-se de que você jamais pode abrir mão do ginecologista para fazer exames específicos e garantir a sua saúde!

Por fim, o dermatologista também vai te ajudar com os cuidados locais, específicos para a pele, e até procedimentos como toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, laser, radiofrequência, luz pulsada, entre vários outros.

Assim, faça o melhor que você pode! Se você tem condições financeiras e pode investir mais na sua saúde e na sua pele, muitos profissionais podem ajudar. Mas, se o seu orçamento for mais restrito, faça a sua parte melhorando a alimentação, praticando exercícios, cuidando do sono e gerenciando o estresse! Afinal, a maior parte dos bons resultados depende disso! Do básico, que só você pode fazer!

CUIDAR DA SUA PELE NA MENOPAUSA DEPENDE DE VOCÊ!

Conclusão 

Para ter uma pele boa, saúde ou qualquer outra coisa que você deseje, é preciso cuidar! Ninguém ganha nada fácil!

Assim, com a idade, precisamos nos cuidar cada vez mais. Porém, não adianta investir em tratamentos caros se não fizer o básico!

Por isso, cuide da sua saúde como um todo, alimente-se bem e tenha um estilo de vida ativo.

Você é seu maior bem e só você pode se cuidar…ninguém pode fazer nada por você se você não quiser, não fizer a sua parte, não tiver disciplina, nem força de vontade!

Além disso, ajude a mudar a mentalidade de mais mulheres compartilhando esse conteúdo!

Todas precisam entender que viver bem na menopausa depende, em primeiro lugar, de cada uma de nós e que nenhuma mulher precisa sofrer!

4 Comentários


  1. OTIMO ESTOU NO CAMINHO JA TENHO FEITO A MAIORIA DAS COISAS E VEJO MINHA PELA E CORPO CABEÇA MUITO BEM TENHO 50 ANOS TODOS DIZER QUE NÃO PARECE UNS DA 35 OUTROS 40 MAIS O QUE IMPORTA É QUE ESTOU MUITO BEM ME SINTO LINDA MEU CABELO TBM TEM AGRADECIDO COM BRILHO E CRESCIMENTO ME CUIDO DES DE NOVINHA SEMPRE ME PREOCUPEI MUITO COM A SAÚDE E A APARÊNCIA EU VIVO FELIZ COM MEU ESPOSO E FAMÍLIA SOU PASTORA DE IGREJA E FORMADA EM CURSO DE TECNICA DE ESTÉTICA OBRIGADA LINDA TI SIGO

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  2. Fiz uma histectomia radical aos 29 anos. Hoje tenho 60 anos. Minha pergunta é, estou na menopausa desde esse tempo que tinha 29 anos?

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  3. Obrigada dtr seus conteúdos sempre nos ajudando e so seguir a risca e ter uma vida geliz grande abraço

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