Entenda o que é a pré-menopausa e saiba reconhecer os sintomas

A menopausa é uma etapa da vida de toda mulher. Ela vai chegar uma hora ou outra. O interessante é que existem sinais de que esse período está chegando. É o que se chama de pré-menopausa

Continue lendo para saber como reconhecer e como lidar com essa fase tão importante do universo feminino.

O que é a pré-menopausa?

Para as mulheres que chegam à maturidade, a menopausa é inevitável. | Foto: Freepik.

A pré-menopausa é a fase da vida da mulher em que ela deixa de ser reprodutiva. Ou seja, não pode mais, biologicamente, passar por uma gestação. O período da pré-menopausa costuma começar 10 anos antes da menopausa oficial. Geralmente, começando na faixa etária dos 45 anos. Obviamente, pode começar mais cedo em algumas mulheres, por volta dos 42-43 anos. Em alguns casos, sendo ainda mais precoce, começando antes dos 40.

A pré-menopausa ocorre quando a produção de hormônios sexuais de uma mulher diminui gradualmente, causando mudanças que causam sintomas semelhantes à menopausa. 

Embora nem sempre seja necessário, o tratamento pré-menopausa é feito com pílulas anticoncepcionais ou DIU, o que pode ajudar a aliviar o desconforto durante essa fase.

As ondas de calor estão entre os sintomas da menopausa. | Foto: Freepik.

Quais os sintomas?

Durante este período, a quantidade de hormônios no corpo diminui. É a hora em que a mulher deixará de produzir os hormônios e nutrientes necessários para gestar um bebê. Isso pode produzir uma série de sintomas, entre eles, alterações no ciclo menstrual, fadiga, alterações de humor, ondas de calor e sudorese, problemas ao urinar, problemas sexuais e, em casos mais preocupantes, a depressão na menopausa.

A pré-menopausa se comporta de maneira diferente para cada mulher. Mas não é difícil encontrar pessoas que enfrentam essa situação com frustração porque acham que não conseguem mais viver como antes.

Não há necessidade de ter medo ou vergonha quando notar qualquer sintoma. Neste período, é mais do que importante consultar um médico. Só uma análise clínica mais aprofundada poderá dizer a você a melhor forma de passar por esse ciclo com saúde física e mental conservadas. No entanto, apostar num estilo de vida saudável também trará a você ótimos resultados e sensações. Invista numa alimentação equilibrada e em atividades físicas.

Como reconhecer?

Nunca se dá para ter certeza se você está chegando na menopausa. No entanto, você pode observar alguns sintomas pesquisando e estudando sobre o assunto. Busque esclarecer o maior número de dúvidas sobre este período. Há bastante material disponível na internet e em livros e, claro, você pode consultar seu ginecologista.

A transição para a menopausa pode ser bem difícil para algumas mulheres. Saber o que está por vir pode preparar você para passar por este momento da melhor forma possível. Contudo, existem algumas coisas que podem ser indicadores do início da menopausa:

Menstruação irregular

A irregularidade menstrual é um dos pontos chave de identificação da pré-menopausa, você sabia?. Você pode passar um mês sem que seu ciclo menstrual dê as caras, assim como ele pode aparecer mais de uma vez num mesmo mês, ou sumir por alguns meses também.

Mas, você sabe porque isso acontece? Olha só: os baixos índices hormonais impedem que o útero se prepare mensalmente para uma possível gravidez, o que vai de encontro à produção da menstruação. Mas podemos encontrar exceções. Há mulheres que podem menstruar regularmente até o fim da menopausa.

Ondas de calor

Esse é um dos mais conhecidos, com certeza você já ouviu falar! Esse sintoma é um dos mais relatados pelas mulheres. Inesperadamente, as mulheres na menopausa podem sentir ondas de calor, que afetam principalmente a parte superior do corpo. Algumas mulheres chegam até mesmo a ficar com a pele do rosto vermelha devido a temperatura do calor. Além da óbvia produção de suor. As ondas costumam durar um pouco mais de cinco minutos. 

Mudanças de humor

As mudanças repentinas de humor também são cartas marcadas da pré-menopausa e da menopausa. Os hormônios responsáveis ​​pelo funcionamento do sistema nervoso central são o estrogênio e a progesterona, que nesse período baixam bruscamente. É absolutamente normal se sentir nervosa, com vontade de chorar ou até mesmo nervosa nesse período. 

Alterações do sistema urogenital

O sistema urogenital feminino neste momento passa por uma grande série de mudanças e dificuldades. Uma delas é a dificuldade de esvaziar a bexiga ou a incontinência urinária. Isso pode causar algumas infecções que frequentemente afetam a bexiga e a uretra. 

Alterações do sono

Muitas mulheres passam por alterações de sono durante a pré-menopausa também, mas não é tão comum quanto os outros sintomas. No entanto, caso as alterações persistam, é importante procurar um médico. 

O diagnóstico da pré-menopausa será feito prioritariamente por um ginecologista. O médico irá avaliar a mulher e realizará exames de sangue para verificar os níveis de FSH (hormônio relacionado à fertilidade), quanto maior o valor, mais próximo a mulher está da menopausa. Por isso a importância de consultar o médico!

Mudanças hormonais da pré-menopausa

Um dos tristes resultados da menopausa pode ser a osteoporose. Também pode acontecer a secura vaginal. Isso acontece pelas alterações no hipotálamo e, com a diminuição de dopamina e serotonina. 

Mas, sabendo de tudo isso, quando podemos decretar oficialmente a menopausa? Bem,  quando uma mulher não menstrua por 1 ano contínuo. É importante salientar que isso não acontece de repente. A transição para menopausa pode durar até 5 anos para finalizar. 

Agora, vamos entender como caracterizar os períodos da menopausa pelo linguajar dos médicos: 

Perimenopausa

Quando você ouvir falar de perimenopausa, saiba que se está falando sobre a menopausa. Ele é caracterizado como o período entre o último período menstrual até a finalização da menopausa por completo, sem ocorrências de fluxos 

Pós-menopausa

A pós-menopausa pode incluir também parte do período da perimenopausa, que começa no dia seguinte ao último dia da última menstruação.

Outra curiosidade: a diminuição de óvulos após os 45 anos, onde os ovários passam a produzir menos hormônios. A partir disso, o corpo feminino passa pelas seguintes mudanças: 

Na Perimenopausa, os ovários vão continuar a produzir estrogênio, mas sem que a ovulação ocorra todos os meses e na Pós-menopausa, os ovários não produzirão mais estrogênio ou progesterona, então a mulher não terá mais períodos menstruais no correr da vida.

A menopausa é um efeito natural do tempo, então o que você pode fazer é se organizar para manter a qualidade de vida.

Quer saber mais sobre a pré-menopausa? Adquira o livro “Viva sem sofrer na menopausa” da Dra. Vanderléa Coelho e tenha mais conhecimento sobre o assunto!

1 comentário


  1. ola, sou geni kuhnen… usei DIU(dispositivo intra uterino) por muitos anos. portanto fiquei anos sem menstruar, novamente em 2014 tive que colocar outra vez, mas desta vez era por estar tendo muito sangramento( dois miomas) aqui nos estados unido considera-se nomal esse procedimento.Agora estou com 56 anos sem DIU e muito sangramento uma vez por mes por 3 dias… em que classe eu estou? pouquisimos caloroes ahh insonia muito.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *