Reposição hormonal bioidêntica: riscos, benefícios e sua origem

Os hormônios são substâncias responsáveis por regular praticamente todas as funções realizadas no organismo humano. Assim, a falta deles pode fazer com que o corpo fique desregulado e não consiga desempenhar suas atividades de maneira eficiente. Esse é um problema que pode acontecer por diferentes razões, mas, para todas elas, a reposição hormonal pode ser uma boa solução. 

Uma das causas mais comuns para o declínio da produção de hormônios é a menopausa. Nessa fase, que acontece a vida de todas as mulheres, os hormônios femininos estrogênio e progesterona param de ser produzidos, com isso várias funções da maioria dos sistemas do corpo de uma mulher são afetadas, o que gera alguns sintomas bem desagradáveis como calor em excesso, depressão, irritabilidade e diminuição da libido. 

Os hormônios femininos vão parar de ser fabricados por causa da falência do ovário, que costuma acontecer entre os 45 e 55 anos da mulher. Como meio de evitar que os sintomas acometem a vida das mulheres, vários médicos optam por repor hormônios e a melhor maneira de fazer isso é com o tratamento de reposição hormonal bioidêntica. 

Reposição hormonal
Tratamento hormonal. | Foto: Freepik.

O que é reposição hormonal bioidêntica?

A reposição hormonal bioidêntica nada mais é do que uma prática em que será colocado no corpo humano alguns hormônios bioidênticos, que possuem a principal função de substituir algum outro hormônio natural que esteja com sua produção em queda ou cessada. Esse é um tratamento que precisa do acompanhamento de um médico especialista.

Uma das fases em que a reposição hormonal bioidêntica é feita é na menopausa, momento em que o corpo feminino para de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. Para esses dois hormônios naturais, existem hormônios bioidênticos que farão a substituição. 

Esse é definitivamente um dos tratamentos mais eficientes de todos e, para fazê-lo, é interessante conhecer mais sobre os hormônios bioidênticos, sobre os benefícios e sobre os riscos da reposição hormonal.

O que são os hormônios bioidênticos?

Os hormônios bioidênticos, também conhecidos como hormônios isomoleculares, são substâncias fabricadas para substituir os hormônios que o corpo humano produz de forma natural. Esses hormônios podem ser retirados de algumas espécies presentes no reino vegetal ou serem criados em laboratório por engenheiros genéticos. 

Seja como for produzido, os hormônios bioidênticos devem ter a mesma estrutura molecular dos hormônios naturais produzidos no organismo humano, essa característica faz com que o tratamento com eles seja tão eficiente. Reproduzir perfeitamente um hormônio natural não é uma tarefa fácil, por isso pode demorar para que todos tenham um hormônio bioidêntico substitutos.  

Muita gente confunde os hormônios bioidênticos com os hormônios sintéticos, que na verdade são fármacos produzidos para atuar no corpo de forma semelhante aos hormônios. Essa confusão é um problema sério pois os fármacos podem ser prejudiciais ao corpo e eles nada mais são do que remédios, ou seja, não são hormônios propriamente ditos. 

Benefícios dos hormônios bioidênticos

A menopausa é uma fase inerente à mulher, entretanto, a queda na produção de hormônio é um problema que atinge ambos os gêneros quando atingimos uma certa idade. Existem alguns principais desconfortos que essa situação causa, como mudanças no humor, perda de memória, problemas para dormir e perda de libido. 

Se o tratamento tiver resultados satisfatórios os sintomas podem até acabar, por meio da reposição hormonal bioidêntica. Na prática, melhora significativamente a qualidade de vida e faz com que as pessoas mais maduras consigam aproveitar e ter menos desconfortos gerados pelo envelhecimento. 

Além desses desconfortos mais isolados, a reposição hormonal previne algumas doenças como a diabete e a catarata, melhorando também a elasticidade da pele. No mais, pacientes que possuem algum tipo de câncer também podem se beneficiar da reposição hormonal, estudos indicam que o tratamento melhora o bem-estar dessas pessoas. 

O tratamento de reposição hormonal bioidêntica

O tratamento de reposição hormonal bioidêntica precisa ser feito por um médico especialista no assunto para que ele realmente funcione. O profissional experiente irá passar a dosagem correta de hormônio de acordo com o caso avaliado. Se o motivo do tratamento for a menopausa e, ou o climatério, o médico precisa ser ainda mais especializado. 

Se o tratamento for feito de maneira correta, com um profissional adequado, é seguro que ele funcione e tenha resultados satisfatórios, principalmente porque os hormônios são facilmente metabolizados pelo corpo humano, o que diminui os riscos dos efeitos colaterais e da ineficiência. 

Um dos problemas mais enfrentados na menopausa se relaciona com questões de psiquismo, e esse é um dos tratamentos mais recomendados para esse caso. Os pacientes que fazem reposição costumam diminuir suas queixas com questões de irritabilidade, ansiedade e depressão.

Riscos

A produção de hormônios feita de maneira natural já apresenta alguns riscos, a fabricação elevada ou a diminuição dela pode promover o desenvolvimento de uma série de doenças ou proporcionar um desconforto corporal muito grande. Assim, os riscos da reposição hormonal como um tratamento são os mesmos da produção hormonal natural. 

Um mito difundido com frequência é que a reposição hormonal faz com que as chances do câncer de mama aumentem. Isso não é verdade, hormônio não dá câncer e só há risco iminente se houver uma célula cancerígena com tendência a crescimento, ou seja, esse é um tratamento bastante seguro e eficaz. 

Para que todos os pequenos riscos sejam superados, é de suma importância que o tratamento de reposição hormonal bioidêntica seja feito por um médico especialista no assunto que consiga dosar a quantidade de hormônio que vai para o corpo e fazer com que o tratamento seja a mais personalidade e consequentemente adequado possível.

reposição hormonal bioidêntica é apenas um dos caminhos para diminuir os sintomas da menopausa, existem várias outras ações que as mulheres que estão passando por essa fase podem fazer para ter uma boa qualidade de vida durante o período. Conheça Vanderléa Coelho, médica ginecologista especialista em emagrecimento na menopausa. Para mais informações, acesse o site.

21 Comentários


  1. Dra, boa noite! Eu tenho alergia a amendoim, então, não posso usar o ultragestan. Estou usando, então, o Duphaston, para repor progesterona, junto com o Oestrogel. Existe a possibilidade de manipular a progesterona bioidênctica?

    Responder

  2. Quem tem irmã que teve cá, mãe que faleceu com cá mama com meta cerebral e pulmonar, tia que teve cá mama pode usar? O ideal seria uma dosagem mais baixa? Algum atende por convênio?

    Responder

  3. Boa tarde dra vanderleia,tudo bem?faço exames mamografia e papanicolau e sempre deram bons mas meu médico não me dá reposição hormonal, depois de muito insistir ele me receitou natifa pro ,será que eu poderia fazer a reposição bioidentica?

    Responder

  4. Dra, já fiz uma bateria de exames e iniciei reposição hormonal e suplementação. Porem, recuei pois tenho duvidas quanto ao fator de coagulação Fator v Leiden. Sou heterozigoto. Estou com receio, pois já tive trombose.

    Responder

  5. Dra, a senhora faz teleconsulta? Queria uma opinião sobre minha reposição hormonal. Tenho exames prontos.

    Responder

  6. Quem tem miomas e pólipo no útero pode fazer reposição hormonal?
    Minha médica receitou a tibolona G 1,25mg para reposição, mas ainda não fiz o uso pois estava tomando gestinol 28 e quando parei de tomar a menstruação desceu e com um fluxo muito grande.
    Tenho 52 anos e comecei a engordar na barriga, a noite tenho suores acima dos seios mas não sinto calor.
    Meus hormônios estão baixos.
    Outra pergunta:
    Quanto custa a reposição hormonal bioidentica? É muito cara?

    Responder

  7. Existem vários outros médicos que realizam a reposição hormonal com hormônios bioidênticos no Brasil. No site da ELMECO, por exemplo, basta procurar pela sua região.

    Responder

  8. Doutora,a tibolona não é considerada uma boa opção de reposição hormonal?

    Responder

  9. Bom dia

    Achei interessante a matéria sobre hormônio bioidêntico e gostaria de saber se você conhece algum profissional em Ribeirão Preto.
    Obrigada

    Cláudia

    Responder

  10. Olá parabéns pelo conteúdo maravilhoso, e produto fantástico muito obrigada por nos passar essas informações!

    Responder

      1. Parabéns pelas explicações. Você é uma médica que vale a pena ter conosco. Parabéns

        Responder

  11. Oi Regina, primeiro você precisa passar por uma avaliação médica com seu ginecologista de preferência com experiencia em menopausa.

    Bjs

    Responder

  12. onde encontro o hormonio bioidentico, é manipulado…? qual a formula…? é o meu medico que dá a formula? moro em SC os medicos nao sabem sobre isso… não sei o que fazer para encontrar uma receita…
    vcs pode me orientar como tudo funciona?
    vcs tem aí para vender?
    48-9 96872602
    regina

    Responder

    1. Re… para usar hormônios é necessário uma avaliação medica antes

      Responder

      1. Olá gostaria que me indicasse um lugar de confiança que manipule os bioidenticos? Sou de Jundiaí Sp

        Responder

    2. Moro em Águas de Lindóia, interior de São Paulo e não conheço nenhum médico que trabalhe com terapia hormonal bioidentica.
      Onde posso encontrar um profissional mais próximo?

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *