ENTENDA TUDO SOBRE A REPOSIÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA: SEU RISCOS, SEUS BENEFÍCIOS E SUA ORIGEM

reposição hormonal bioidentica a
reposição hormonal bioidentica a

Talvez você nunca tenha ouvido falar em terapia de reposição hormonal bioidêntica, mas já posso adiantar que vai poder trazer muitos benefícios à saúde e, principalmente reduzir todos aqueles sintomas que tanto te incomodam no período da menopausa.

Além dos benefícios, você vai saber o que é, se realmente funciona, porque é importante a modulação hormonal e muito mais.

O que é terapia de reposição hormonal bioidêntica?

Antes de falarmos sobre a terapia de reposição hormonal bioidêntica, vale a pena fazer uma retrospectiva sobre a menopausa.

É sabido que, na menopausa, toda mulher vai ter um declínio hormonal e isso ocorre porque os ovários entram em falência.

Todas nós nascemos com uma quantidade finita de células nos nossos ovários e vamos gastando, desde a primeira menstruação, que é chamada de menarca, até a menopausa.

Isso dura em torno de 40 anos e quando a menopausa chega, há a parada da menstruação e a mulher deixa de produzir essas células.

A mulher passa anos produzindo, só que nós passamos 40 anos com a nossa corrente hormonal positiva e ela deixa de ficar positiva. Como se tivéssemos entrado no “amarelo” e depois, no “vermelho”.

Acontece que tudo isso ocasiona diversos sintomas decorrentes desse declínio ou dessa falência hormonal. E por isso vem a proposta da terapia de reposição hormonal bioidêntica, ou seja, vai repor o que o organismo está precisando.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Saiba o que são hormônios bioidênticos

Primeiramente, você precisa entender o que é hormônio. Então, hormônio é aquela substância formada numa glândula endócrina, agindo diretamente em vários outros órgãos, como também em várias outras células.

O estrogênio é o hormônio produzido no ovário, tendo mais de 300 funções celulares. O que acontece quando deixa de ser produzido?
Imagine que você tem uma chave que gira, acionando todas essas funções e, de repente, você não tem mais essa chave.

Logo, a função de um determinado órgão ou de vários órgãos vai ficar bastante comprometida ou até mesmo não aconteça. Por isso, há um aumento dos seus sintomas e sinais.

Muitas vezes, a menopausa e o climatério vêm acompanhados de sintomas que talvez você nem se dê conta. É preciso ficar bastante atenta a todas essas mudanças que estão acontecendo!

E quais os sintomas do climatério mais frequentes:

  • Irritabilidade
  • Calorão
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Insônia
  • Alteração peso corporal
  • Aumento da gordura abdominal
  • Diminuição da libido
  • Diminuição dos níveis energia
  • Ressecamento da vagina
  • Mudanças no cabelo e na pele
  • Aumento de risco para infecção urinária
  • Aumento dos níveis colesterol e triglicerídeos
  • Aumento da resistência à insulina e o risco de diabetes
  • Risco de hipertensão arterial

Todos esses sintomas podem acontecer, afetando a saúde e existem várias maneiras de você resolver e uma delas é a terapia de reposição hormonal bioidêntica.

E o que é hormônio bioidêntico? A indústria produz os hormônios que deixamos de produzir, alguns com substâncias extraídas do próprio reino vegetal e outros foram criados pela engenharia genética. E a indústria criou um hormônio idêntico ao nosso.

Então, os hormônios bioidênticos são fabricados em laboratórios e possuem a mesma estrutura molecular que os hormônios produzidos pelo organismo, diferentemente dos hormônios sintéticos, que possuem uma estrutura diferente.

A molécula criada que é igual a nossa é chamada de hormônio bioidêntico ou hormônio isomolecular. Ou seja, o nosso ovário deixou de produzir, o nosso organismo precisa e a indústria produz uma molécula idêntica.

Quais são os principais benefícios dos hormônios bioidênticos?

Você viu que o hormônio bioidêntico é aquela molécula que vai substituir aquela que o ovário não está mais produzindo.

Sabe aquelas 300 funções celulares que não estão funcionando bem na menopausa? Então, essa molécula vai ajudar em todas essas funções.

Vai melhorar o humor, a ansiedade, o sono, serve para a depressão, reduz o risco de infecção urinária, melhora os níveis de energia, a libido, o cabelo, a pele, a massa óssea, etc.

Você está simplesmente repondo o que o corpo deixou de produzir. E nós temos a chance de comprar isso.

E o principal benefício é você parar de ser atormentada com todos aqueles sintomas desagradáveis.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

O tratamento com hormônios bioidênticos realmente funciona?

O tratamento da reposição hormonal bioidêntica funciona se você tomar na dose certa e da maneira certa. Para isso, é necessário o gerenciamento de um profissional médico em experiência em tratar menopausa e climatério.

Talvez você se pergunte por que precisa ter experiência. Isso é devido ao fato que aquele profissional que te acompanha não esteja habituado com esse tipo de molécula.

E o objetivo é se encaixar de forma similar ao que o seu organismo produz.

Os efeitos benéficos sobre o psiquismo são, em geral, melhores com os hormônios bioidênticos, principalmente sobre a depressão, a ansiedade e irritabilidade.

Tais hormônios são facilmente metabolizados pelo corpo, o que reduz o número de efeitos colaterais possíveis que eles podem produzir.

Há algum risco nesta terapia?

Os riscos são os mesmos inerentes à produção hormonal do próprio corpo.

Qual que é o grande problema da reposição hormonal? Caso a dosagem for errada, isso sim pode trazer riscos.

E o profissional que cuida de você é quem vai definir e selecionar a melhor dose, de forma que você tenha os melhores benefícios.

Então, o profissional tem que fazer uma avaliação clínica para ver se está tudo bem, principalmente no que se refere à sua mama porque o hormônio estimula o corpo como um todo.

E o risco só existe se tiver alguma célula cancerígena e a tendência é o crescimento. É isso que você tem que ter em mente. Mas vale lembrar: Hormônio não dá câncer!

Muitas mulheres não fazem reposição hormonal porque acreditam que provoca o câncer de mama. Caso você seja uma delas, vale a pena ler o artigo sobre os mitos da reposição hormonal feminina.

O médico vai te avaliar e buscar reduzir possíveis riscos que possam surgir.

Outra dúvida muito frequente entre as mulheres é: É totalmente seguro?

Toda modulação hormonal tem algum risco, mas o que vale no final é o que tem que ser levado em consideração.

Imagine que você já tenha uma série de queixas, vários sintomas, tudo isso que está atormentando a sua vida e interferindo na vida pessoal, conjugal, profissional, familiar, sexual, enfim, afetando toda a sua vida.

É vantagem quando você parar e refletir que vai ter uma vida no conjunto funcionando.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Como reduzir os riscos?

Fora a sua modulação hormonal, você pode reduzir os riscos mudando o seu estilo de vida: uma alimentação saudável, boa higiene do sono, gerenciamento do estresse e a prática de exercícios físicos.

O hormônio é um dos pilares, até mesmo os hormônios bioidênticos podem apresentar algum risco. Entretanto, se você não tem contraindicações, elas vão ser excluídas pelo seu médico.

Reposição hormonal bioidêntica em SP – Médicos que fazem esse tratamento

Caso a sua escolha seja fazer a reposição hormonal bioidêntica, você precisa ter a supervisão, o gerenciamento de um profissional para estar te acompanhando e em São Paulo, é possível encontrar excelentes médicos que fazem esse tratamento.

O médico com experiência em menopausa e climatério vai fazer a avaliação clínica, uma avaliação laboratorial para definir a quantidade, a dose certa e que hormônios você está precisando.

Vai selecionar o hormônio onde a molécula é parecida com a sua e quanto mais similar, diminuirá a ocorrência dos efeitos adversos. Porque o seu corpo entende que isso estava ali e se isso estava ali, o que significa que pode continuar beneficiando a sua saúde.

Se você está buscando uma terapia de reposição hormonal bioidêntica em São Paulo, veja quem pode procurar:

O hormônio é um dos pilares e você tem que atuar em todos os pilares da saúde para que a terapia de reposição hormonal bioidêntica te traga todos os benefícios e ao melhorar as mais de 300 funções celulares do seu corpo, a tendência é um aumento na qualidade de vida.

4 Comentários


  1. Olá parabéns pelo conteúdo maravilhoso, e produto fantástico muito obrigada por nos passar essas informações!

    Responder

  2. Oi Regina, primeiro você precisa passar por uma avaliação médica com seu ginecologista de preferência com experiencia em menopausa.

    Bjs

    Responder

  3. onde encontro o hormonio bioidentico, é manipulado…? qual a formula…? é o meu medico que dá a formula? moro em SC os medicos nao sabem sobre isso… não sei o que fazer para encontrar uma receita…
    vcs pode me orientar como tudo funciona?
    vcs tem aí para vender?
    48-9 96872602
    regina

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *