ENTENDA TUDO SOBRE A REPOSIÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA: SEU RISCOS, SEUS BENEFÍCIOS E SUA ORIGEM

reposição hormonal bioidentica a
reposição hormonal bioidentica a

Talvez você nunca tenha ouvido falar em terapia de reposição hormonal bioidêntica, mas já posso adiantar que vai poder trazer muitos benefícios à saúde e, principalmente reduzir todos aqueles sintomas que tanto te incomodam no período da menopausa.

Além dos benefícios, você vai saber o que é, se realmente funciona, porque é importante a modulação hormonal e muito mais.

O que é terapia de reposição hormonal bioidêntica?

Antes de falarmos sobre a terapia de reposição hormonal bioidêntica, vale a pena fazer uma retrospectiva sobre a menopausa.

É sabido que, na menopausa, toda mulher vai ter um declínio hormonal e isso ocorre porque os ovários entram em falência.

Todas nós nascemos com uma quantidade finita de células nos nossos ovários e vamos gastando, desde a primeira menstruação, que é chamada de menarca, até a menopausa.

Isso dura em torno de 40 anos e quando a menopausa chega, há a parada da menstruação e a mulher deixa de produzir essas células.

A mulher passa anos produzindo, só que nós passamos 40 anos com a nossa corrente hormonal positiva e ela deixa de ficar positiva. Como se tivéssemos entrado no “amarelo” e depois, no “vermelho”.

Acontece que tudo isso ocasiona diversos sintomas decorrentes desse declínio ou dessa falência hormonal. E por isso vem a proposta da terapia de reposição hormonal bioidêntica, ou seja, vai repor o que o organismo está precisando.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Saiba o que são hormônios bioidênticos

Primeiramente, você precisa entender o que é hormônio. Então, hormônio é aquela substância formada numa glândula endócrina, agindo diretamente em vários outros órgãos, como também em várias outras células.

O estrogênio é o hormônio produzido no ovário, tendo mais de 300 funções celulares. O que acontece quando deixa de ser produzido?
Imagine que você tem uma chave que gira, acionando todas essas funções e, de repente, você não tem mais essa chave.

Logo, a função de um determinado órgão ou de vários órgãos vai ficar bastante comprometida ou até mesmo não aconteça. Por isso, há um aumento dos seus sintomas e sinais.

Muitas vezes, a menopausa e o climatério vêm acompanhados de sintomas que talvez você nem se dê conta. É preciso ficar bastante atenta a todas essas mudanças que estão acontecendo!

E quais os sintomas do climatério mais frequentes:

  • Irritabilidade
  • Calorão
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Insônia
  • Alteração peso corporal
  • Aumento da gordura abdominal
  • Diminuição da libido
  • Diminuição dos níveis energia
  • Ressecamento da vagina
  • Mudanças no cabelo e na pele
  • Aumento de risco para infecção urinária
  • Aumento dos níveis colesterol e triglicerídeos
  • Aumento da resistência à insulina e o risco de diabetes
  • Risco de hipertensão arterial

Todos esses sintomas podem acontecer, afetando a saúde e existem várias maneiras de você resolver e uma delas é a terapia de reposição hormonal bioidêntica.

E o que é hormônio bioidêntico? A indústria produz os hormônios que deixamos de produzir, alguns com substâncias extraídas do próprio reino vegetal e outros foram criados pela engenharia genética. E a indústria criou um hormônio idêntico ao nosso.

Então, os hormônios bioidênticos são fabricados em laboratórios e possuem a mesma estrutura molecular que os hormônios produzidos pelo organismo, diferentemente dos hormônios sintéticos, que possuem uma estrutura diferente.

A molécula criada que é igual a nossa é chamada de hormônio bioidêntico ou hormônio isomolecular. Ou seja, o nosso ovário deixou de produzir, o nosso organismo precisa e a indústria produz uma molécula idêntica.

Quais são os principais benefícios dos hormônios bioidênticos?

Você viu que o hormônio bioidêntico é aquela molécula que vai substituir aquela que o ovário não está mais produzindo.

Sabe aquelas 300 funções celulares que não estão funcionando bem na menopausa? Então, essa molécula vai ajudar em todas essas funções.

Vai melhorar o humor, a ansiedade, o sono, serve para a depressão, reduz o risco de infecção urinária, melhora os níveis de energia, a libido, o cabelo, a pele, a massa óssea, etc.

Você está simplesmente repondo o que o corpo deixou de produzir. E nós temos a chance de comprar isso.

E o principal benefício é você parar de ser atormentada com todos aqueles sintomas desagradáveis.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

O tratamento com hormônios bioidênticos realmente funciona?

O tratamento da reposição hormonal bioidêntica funciona se você tomar na dose certa e da maneira certa. Para isso, é necessário o gerenciamento de um profissional médico em experiência em tratar menopausa e climatério.

Talvez você se pergunte por que precisa ter experiência. Isso é devido ao fato que aquele profissional que te acompanha não esteja habituado com esse tipo de molécula.

E o objetivo é se encaixar de forma similar ao que o seu organismo produz.

Os efeitos benéficos sobre o psiquismo são, em geral, melhores com os hormônios bioidênticos, principalmente sobre a depressão, a ansiedade e irritabilidade.

Tais hormônios são facilmente metabolizados pelo corpo, o que reduz o número de efeitos colaterais possíveis que eles podem produzir.

Há algum risco nesta terapia?

Os riscos são os mesmos inerentes à produção hormonal do próprio corpo.

Qual que é o grande problema da reposição hormonal? Caso a dosagem for errada, isso sim pode trazer riscos.

E o profissional que cuida de você é quem vai definir e selecionar a melhor dose, de forma que você tenha os melhores benefícios.

Então, o profissional tem que fazer uma avaliação clínica para ver se está tudo bem, principalmente no que se refere à sua mama porque o hormônio estimula o corpo como um todo.

E o risco só existe se tiver alguma célula cancerígena e a tendência é o crescimento. É isso que você tem que ter em mente. Mas vale lembrar: Hormônio não dá câncer!

Muitas mulheres não fazem reposição hormonal porque acreditam que provoca o câncer de mama. Caso você seja uma delas, vale a pena ler o artigo sobre os mitos da reposição hormonal feminina.

O médico vai te avaliar e buscar reduzir possíveis riscos que possam surgir.

Outra dúvida muito frequente entre as mulheres é: É totalmente seguro?

Toda modulação hormonal tem algum risco, mas o que vale no final é o que tem que ser levado em consideração.

Imagine que você já tenha uma série de queixas, vários sintomas, tudo isso que está atormentando a sua vida e interferindo na vida pessoal, conjugal, profissional, familiar, sexual, enfim, afetando toda a sua vida.

É vantagem quando você parar e refletir que vai ter uma vida no conjunto funcionando.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Como reduzir os riscos?

Fora a sua modulação hormonal, você pode reduzir os riscos mudando o seu estilo de vida: uma alimentação saudável, boa higiene do sono, gerenciamento do estresse e a prática de exercícios físicos.

O hormônio é um dos pilares, até mesmo os hormônios bioidênticos podem apresentar algum risco. Entretanto, se você não tem contraindicações, elas vão ser excluídas pelo seu médico.

Reposição hormonal bioidêntica em SP – Médicos que fazem esse tratamento

Caso a sua escolha seja fazer a reposição hormonal bioidêntica, você precisa ter a supervisão, o gerenciamento de um profissional para estar te acompanhando e em São Paulo, é possível encontrar excelentes médicos que fazem esse tratamento.

O médico com experiência em menopausa e climatério vai fazer a avaliação clínica, uma avaliação laboratorial para definir a quantidade, a dose certa e que hormônios você está precisando.

Vai selecionar o hormônio onde a molécula é parecida com a sua e quanto mais similar, diminuirá a ocorrência dos efeitos adversos. Porque o seu corpo entende que isso estava ali e se isso estava ali, o que significa que pode continuar beneficiando a sua saúde.

Se você está buscando uma terapia de reposição hormonal bioidêntica em São Paulo, veja quem pode procurar:

O hormônio é um dos pilares e você tem que atuar em todos os pilares da saúde para que a terapia de reposição hormonal bioidêntica te traga todos os benefícios e ao melhorar as mais de 300 funções celulares do seu corpo, a tendência é um aumento na qualidade de vida.

2 Comentários


  1. Oi Regina, primeiro você precisa passar por uma avaliação médica com seu ginecologista de preferência com experiencia em menopausa.

    Bjs

    Responder

  2. onde encontro o hormonio bioidentico, é manipulado…? qual a formula…? é o meu medico que dá a formula? moro em SC os medicos nao sabem sobre isso… não sei o que fazer para encontrar uma receita…
    vcs pode me orientar como tudo funciona?
    vcs tem aí para vender?
    48-9 96872602
    regina

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *