7 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DA MENOPAUSA CHEGAR

Antes da menopausa
Antes da menopausa

Se você está se aproximando dos 45 anos, é muito importante estar atenta e saber o que pode acontecer antes da menopausa chegar.

Logo, é preciso que todas as mulheres tenham consciência de que a menopausa, mais cedo ou mais tarde, vai acontecer na sua vida. Assim, quanto mais estiverem preparadas, mais poderão evitar não apenas o sofrimento com os sintomas, mas também passar por essa fase com sucesso.

Por isso, separei neste artigo 7 coisas para toda mulher saber, antes da menopausa chegar. Assim, já vai se preparando!

Por que é importante saber essas 7 coisas antes da menopausa chegar?

Talvez você possa estar se perguntando: “Mas por que eu preciso saber essas 7 coisas antes da menopausa chegar?

E a resposta é muito simples:

Para poder ir se preparando para esse período. Desta forma, você já entra sem sofrer. Tenha em mente que é possível conviver e passar por essa fase da melhor forma.

Entretanto, a grande questão é que muitas mulheres ainda se apavoram somente ao ouvir a palavra menopausa. Porém, isso acontece pois não têm acesso às informações corretas.

Agora, aprenda quais são essas 7 coisas. Se todas as mulheres puderem aprender, vão poder se preparar muito melhor para enfrentar essa fase com excelência.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

#1 O que é menopausa e climatério?

Primeiramente, é importante saber o que é menopausa e climatério. Com isso, é possível entender melhor o que pode estar acontecendo com seu corpo, ou o que ainda está por vir.

Menopausa

Então, a menopausa é universal, isto é, acontece com mulheres do mundo inteiro. Mas todas as mulheres vão sofrer com a menopausa?

Sim, e sabe por quê? Porque nós, mulheres, nascemos com uma conta hormonal finita, nosso ovário nasce com uma determinada quantidade de células.

Mas, com o passar dos anos, nós vamos consumindo todas elas, desde a nossa primeira menstruação. Assim, quando a mulher chega por volta dos 50 anos, essa conta se esgota.

Para a maioria das mulheres, a menopausa se dá dos 45 aos 55 anos, podendo acontecer antes ou depois. Mas geralmente acontece aos 50-51 anos.

E o que significa? Significa a parada da menstruação por doze meses consecutivos, desde que não use nenhum medicamento anticoncepcional.

Mas antes da menopausa, existe a pré-menopausa, já trazendo uma série de sintomas. E depois da menopausa em si, vem a pós-menopausa.

Climatério

Quando eu falo de pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa, nós temos o que é chamado de climatério.

O climatério já dá alguns sintomas, mas o problema é que muitas mulheres não se dão conta de que já podem estar tendo várias manifestações, mostrando que é a menopausa que está se anunciando.

Por isso, todas as mulheres precisam saber o que pode acontecer. Com isso, podem repor os hormônios que estão faltando ou já saber gerenciar como viver com essa conta hormonal baixíssima ou quase negativa.

Envie-me AQUI uma mensagem por Whatsapp

#2 A menopausa vem acompanhada de mais de 76 sintomas

Agora, o que acontece na menopausa? O declínio hormonal e junto com ele, a mulher começa a apresentar uma série de sintomas.

Se você quiser aprender mais, eu tenho um vídeo com os 76 sintomas que podem acontecer nessa fase

Mas, é claro que você não vai ter os 76…entretanto, existem muitas mulheres que têm muitos e não fazem a mínima ideia de que se trata da menopausa.

De repente, pode estar irritada, com mau humor, ansiosa ou depressiva e procura um psiquiatra. Ele vai indicar um remédio para depressão ou para ansiedade.

Ou ainda talvez não está dormindo bem e não sabe que pode ser menopausa. É bem possível que vá num médico para pedir um remédio para dormir.

A mulher pode estar tendo infecção urinária com muita frequência e procura por um urologista, que vai prescrever antibióticos.

Mas, se você se consultar com um ginecologista antenado, ele vai logo deduzir que a secura vaginal e a falta de libido podem ser menopausa.

Sua pressão está subindo, assim como suas taxas de colesterol e você vai ao cardiologista.

Viu quantos órgãos podem ser afetados? Praticamente todo o nosso corpo, onde alguns deles se refletem diretamente na sua saúde.

Quantas doenças podem ter sido desencadeadas e quantos remédios pode estar tomando?

E isso se aplica a todos os sintomas que a mulher pode apresentar, pois estão atrelados a várias especialidades.

A partir do momento que a mulher sabe de todos esses sintomas, vai direcionar quem buscar para tratar.

Por isso, se você está sentindo uma série de coisas diferentes, está com mais de 40-45 anos, com menstruação irregular, o melhor é consultar seu ginecologista.

O ginecologista, em teoria, está habilitado e bem preparado para tratar a saúde da mulher e a menopausa.

Pode até ser o endocrinologista, desde que ele esteja preparado e tenha experiência para tratar menopausa e climatério.

Sintomas mais comuns

Mas quais são os mais frequentes?

  • Calorão
  • Insônia
  • Fadiga
  • Falta de libido
  • Secura vaginal
  • Infecção urinária
  • Aumento de peso

Esses são apenas alguns, variando de intensidade, conforme cada mulher. Lembre-se que a grande questão é que esse declínio hormonal afeta vários órgãos, trazendo muito prejuízo para a sua saúde.

Mas é muito importante toda mulher prestar atenção aos sinais que já podem estar se manifestando antes da menopausa.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

#3 A alimentação na menopausa deve mudar

Mas por que temos que mudar nossa alimentação? Porque na menopausa, e mesmo na pré-menopausa, o nosso metabolismo já muda.

Nessa fase, você come da mesma forma, faz os mesmos exercícios, só que começa a ganhar peso.

Então, se você está percebendo que seu metabolismo está mudando, já pode começar a ajustar o que você come e os seus exercícios.

Fique atenta porque, de repente, você já ganhou muitos quilos e depois fica muito mais difícil de perder. Mas, se a mulher se preparar antes da menopausa, é bem possível que não ganhe esses quilos extras.

E, caso já tenha aumentado de peso, tem como reverter. Basta saber escolher os grupos de alimentos adequados e tentar outros tipos de exercícios.

Se você não sabe que alimentos são esses, eu tenho um vídeo que vai te ensinar o que comer nessa fase. Assim, vai ser possível manter o seu peso. (Clique aqui)

Envie-me AQUI uma mensagem por Whatsapp

#4 As doenças silenciosas da menopausa

Quando não se trata a menopausa, principalmente em até 10 anos, existe um aumento do risco para doenças graves que poucas mulheres sabem.

Você sabia que as mulheres depois da menopausa têm mais chances de terem doenças do coração, como infarto e derrame, do que os homens? Dependendo da literatura consultada, esse aumento varia de 30% a 50%.

Sendo assim, se você não tratou antes da menopausa, quando entrar neste período pode estar hipertensa, com o colesterol alto e com isso, um maior risco para outras doenças bem sérias, as ditas silenciosas.

Não sei se você sabe, mas o estrogênio protege nossos vasos sanguíneos. Se a mulher não repõe, porque não sabe, porque não tem um médico para ajudá-la ou porque tem medo, deve ter medo também de ter um infarto ou um AVC.

Além de tudo, aumenta ainda o risco para osteopenia e osteoporose. Ou seja, seus ossos vão ficando mais fracos. Cerca de 1 a 4 mulheres têm osteoporose na menopausa, aumentando muito o risco de fraturas.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

#5 A menopausa nunca passa?

A menopausa não passa, porque, por si só, é a parada da menstruação. Ela expressa que o seu ovário não funciona mais, ou seja, deixa de produzir hormônios.

Imagine se você não colocar gasolina no seu carro. Ele vai parar de andar, não é mesmo?

Logo, com a menopausa acontece a mesma coisa. A mulher precisa desses hormônios para cerca de 200 a 400 funções no seu corpo. Tais hormônios representam, por assim dizer, o combustível para o funcionamento do seu corpo.

Por isso, uma disfunção dos seus hormônios, se não for tratada, vai trazer todos os efeitos negativos dessa falta. Ou talvez a mulher vai se adaptar a uma vida ruim, sem esses hormônios.

Infelizmente, no caso da mulher que não puder repor hormônios, o médico vai ter que buscar estratégias para melhorar.

Mas, quem pode repor, desde que tenha um bom médico, com bom senso e que faça hormônios na dose certa e no momento certo, só tem a ganhar com o tratamento.

Envie-me AQUI uma mensagem por Whatsapp

#6 Quanto antes o tratamento da menopausa, melhor o resultado

Quantas mulheres sofrem, adiando o tratamento porque têm simplesmente medo ou porque não têm acesso a informações ou mesmo a um médico?

Só que quando se dão conta, já estão com 60 anos e isso é ruim. Saiba que, quanto mais cedo for tratada, maior será o benefício.

Quanto mais tarde você trata, passa a ter muito mais risco do que benefício.

Então, é importante conhecer que existe o que nós chamamos de janela de oportunidade. Isso significa tratar em até dez anos, a partir da data que a mulher entrou na menopausa.

Imagine que você entrou na menopausa com 50 anos. Logo, terá até os 60 anos para começar a repor hormônios. Isso de acordo com a maioria das Sociedades da área da saúde. Entretanto, alguns órgãos recomendam que a reposição tenha início dentro de 5-7 anos.

Ou seja, se você tem 65 anos e está sofrendo desde os 50, pois não quis tomar hormônio, vale tomar agora?

O seu médico tem que avaliar com muito carinho, porque você já passou desse período que é indicado para começar a Terapia de Reposição Hormonal. Ou seja, a janela de oportunidade, que eu falei antes, já passou.

Porém, se você está na menopausa ou está com sintomas, busque por um médico que tenha experiência em menopausa e climatério, pois antes da menopausa já pode estar tendo algumas manifestações.

Ele vai te avaliar para ver se não existe nenhuma contraindicação, para fazer seus exames e aí sim começar o tratamento. Desta forma, você aproveitará todos os benefícios.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

#7 A menopausa rouba a sua feminilidade

O que nos torna femininas? O nosso hormônio. Então, ele é como se fosse a nossa identidade.

São os hormônios que nos diferenciam dos homens quando entramos na adolescência, que caracteriza a transição da menina para mocinha e para mulher.

No caso da mulher é o estrogênio e no homem, a testosterona. A testosterona, é a responsável para o menino se tornar rapaz e depois homem.

Porém, na menopausa, nós perdemos esse hormônio, havendo uma perda da nossa identidade feminina e isso é ruim, porque o hormônio faz com que nós tenhamos uma boa forma corporal.

Sendo assim, a mulher começa a ter um ganho de peso, aumentando muito no tronco, no abdômen e nos braços, perdendo aquela forma feminina, se tornando até um pouco mais masculinizada.

Dá para ajustar? Dá, desde que você tenha um médico que possa te ajudar a tratar, com critério, a menopausa. Saiba que isso pode preservar a sua identidade feminina.

Envie-me AQUI uma mensagem por Whatsapp

Conclusão

Resumindo, você acabou de ver que a menopausa acontece na vida de 100% das mulheres e viu que vale a pena saber sobre essas 7 coisas, antes da menopausa chegar.

Desta maneira, pode ir se preparando para entrar nessa fase da melhor forma possível.

Por isso, toda a mulher precisa estar consciente e conhecer a fisiologia do seu corpo. Assim, vai ficar mais fácil identificar qualquer coisa diferente.

Além disso, é importante que faça o acompanhamento regular com seu médico ginecologista ou busque por um que seja comprometido com a saúde da mulher.

Apesar de não dar para evitar a menopausa, dá para não sofrer, e ter uma menopausa de sucesso.

Agora, pense em quantas mulheres continuam sofrendo com todos esses sintomas e o pior de tudo, com risco maior para várias doenças, simplesmente porque não têm informações.

Se você puder compartilhar com suas amigas tudo o que acabou de aprender aqui, imagine quantas vai poder ajudar a se prepararem melhor para a menopausa!

O que não pode continuar a acontecer é: mulheres sofrendo por causa da menopausa!

5/5 (3)

Avalie isso

Comenta AQUI