COMO CONTROLAR A IRRITABILIDADE EXCESSIVA NA MENOPAUSA

Como-Controlar-a-Irritabilidade-excessiva-na-Menopausa - 1280

Você está com uma irritabilidade tão excessiva que nem mesmo está se aguentando? E pior, está afetando a sua vida?

É bem capaz de muitas outras coisas estarem acontecendo, mas é importante que toda mulher aprenda a como gerenciar e lidar com toda essa situação, muitas vezes tão desagradável.

O melhor de tudo é que não precisa sofrer com essa questão de irritação constante, que é um sintoma bem frequente na menopausa.

Hoje, vou lhe contar como controlar essa irritação, além de você entender com mais clareza porque ela acontece nessa fase.

É normal irritar-se mais fácil na menopausa?

Antes de mais nada, você já deve saber que junto com a menopausa vários sintomas podem aparecer e um deles é a irritabilidade.

Saiba que é normal sim irritar-se com mais facilidade na menopausa porque os seus hormônios estão totalmente desequilibrados.

Na maioria das vezes, a mulher começa a se sentir uma pessoa desagradável não apenas com os outros, mas com ela mesma.

É muito comum a mulher se irritar pelas mínimas coisas, com o marido, os filhos, os amigos e no trabalho. Pequenas coisas que não te incomodavam, passam a te incomodar.

Mas se a mulher estiver ciente do que se passa com seu corpo, tem como passar por essa fase da melhor forma.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Por que acontece essa irritação constante?

Em primeiro lugar, esse mesmo sintoma da irritabilidade que aparece na pré-menopausa e depois na menopausa, se confunde muito com os sintomas da TPM.

Talvez a mulher nem faça ideia de que pode ser a menopausa que está chegando justamente por ainda achar que pode ser a TPM.

Mas por que pode ser confundido com a TPM? Porque as mesmas oscilações hormonais que acontecem com a mulher quando mais jovem, também acontecem na menopausa.

O nosso ovário nasce com uma conta hormonal finita. Nós, mulheres, nascemos com uma grande quantidade de células e desde a primeira menstruação, por volta dos 10, 12 anos, nós vamos gastando todas elas.

E esse gasto vai acontecer até em torno dos 50 anos. Isso significa que a mulher não vai produzir mais determinados hormônios que são importantes para que o seu humor fique estável.

Caso você está passando dos 40 anos, é uma época que a menopausa já está se anunciando. Em média, acontece para a maioria das mulheres por volta dos 50, 51 anos.

Mas pode ter uma variação, que vai dos 45 aos 55 anos. Mas o que é menopausa?

Significa que a mulher fica sem menstruar por doze meses consecutivos, desde que não esteja tomando nenhum anticoncepcional.

Já na pré-menopausa, a mulher começa a ter uma baixa de progesterona, que é um dos hormônios que o ovário produz. Além de começar a ter flutuações de um outro hormônio, o estrogênio.

Com o passar do tempo, a progesterona acaba, assim como o estrogênio também não é mais produzido.

Por falar na progesterona, sabe porque seus níveis aumentam durante a gestação?

Porque na gestação, a mulher tem que estar tranquila, principalmente para que ela não aborte ou tenha um parto prematuro.

Assim, a progesterona ajuda a mulher a ficar calma, a dormir bem e ficar de bom humor.

Da mesma forma, a progesterona é importante em outras fases da vida, principalmente falando de pré-menopausa e de menopausa.

É por isso que seu humor e sua qualidade do sono vai mudando e você começa a ter toda essa impaciência.

E depois da progesterona, vem o estrogênio, que é importante para a produção de substâncias no seu cérebro, onde uma delas é a serotonina.

Lembrando que o nosso ovário não serve apenas para a reprodução. Ele tem também uma função endócrina, logo, quando acaba a parte reprodutiva, fica faltando a parte endócrina da mulher.

Você agora percebeu como esse declínio hormonal interfere em muitas outras funções do seu corpo. Por isso que é importante estar atenta aos primeiros sinais.

Muitas vezes, a mulher não dá muita importância e quando se der conta, sérios problemas podem acontecer.

Como nosso corpo funciona?

É importante toda mulher ter uma noção do que está acontecendo no seu corpo. Assim, vai ficar mais fácil entender o que está passando.

O seu humor vai mudando porque a serotonina que traz uma sensação de bem-estar está deixando de ser produzida.

É por isso que algumas mulheres tomam antidepressivos, porque eles trazem de volta essa serotonina que está em baixa.

Mas muitas vezes, você pode estar tomando um antidepressivo e não entender que o problema está no seu ovário que não está mais funcionando.

Lembrando que o ovário não serve apenas para a reprodução. Ele tem também uma função endócrina, logo, quando acaba a parte reprodutiva, fica faltando a parte endócrina da mulher.

Juntamente com o declínio dos hormônios, cai também a produção dessas substâncias no cérebro, chamadas de neurotransmissores, como as endorfinas e a serotonina.

Já imaginou que você está irritada, e sem falar nos outros tantos sintomas da menopausa, e essa irritabilidade pode ser algo direto, mas também indireto?

De repente, a mulher vai estar irritada não apenas pelas substâncias em falta no cérebro, mas porque está cansada.

Sabe como a mulher começa a se sentir? Como uma pessoa não agradável, se sentindo desconfortável com ela mesma.

Só que às vezes, ela não faz ideia do que pode estar causando tudo isso e não procura ajuda para tentar resolver.

Continua sem paciência com todos que estão à sua volta e provavelmente, toda essa irritação pode acabar afetando sua relação com outras pessoas.

Mas é importante a mulher ter em mente que é possível melhorar toda essa situação. Não tem porque continuar convivendo com tanto desconforto!

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Como controlar a irritabilidade excessiva na menopausa?

Existem coisas bem simples que toda mulher pode fazer no seu dia a dia para melhorar toda essa irritação:

Exercícios físicos

Se você não gosta de academia, dê uma caminhada na rua. Fora os outros benefícios do exercício, melhora a produção de substâncias no cérebro, as endorfinas.

O ideal é fazer todos os dias, no mínimo, uma caminhada.

Dormir bem

É bom que você tenha bem claro que como é importante dormir bem. E como é a higiene do sono?

  • Ir para a cama sempre no mesmo horário
  • Jantar mais cedo
  • Fazer uma refeição leve
  • Apagar a luz para começar a produzir melatonina naturalmente
  • Tomar um banho relaxante
  • Desligar a TV e o computador

Esse ritual que vai lhe ajudar a dormir bem. No máximo, ler um livro no quarto.

Talvez a mulher possa estar tendo outro sintoma da menopausa, que é o calorão, que vai interferir na qualidade do seu sono.

Se você não dorme bem, seja porque não praticou a higiene do sono, seja porque está tendo calorão ou porque está muito ansiosa, isso vai fazer com que não durma bem.

E quando acordar, vai estar cansada, o seu dia não vai ser bom, ficando mais irritada facilmente.

Mas saiba que existem algumas maneiras para a mulher controlar a irritabilidade na menopausa, especialmente saber lidar com a ansiedade. Quer saber como?

Meditação

Só para você ter uma ideia, eu mesma estou começando a fazer meditação e tem me ajudado bastante.

Você pode baixar no seu celular uma meditação guiada. Mas como vai poder lhe ajudar?

A meditação trabalha toda a sua respiração, traz a pessoa de volta para o presente. E quando você começa a criar consciência disso, consegue fazer esse autocontrole.

Terapia de Reposição Hormonal

Eu vou lhe contar porque a terapia de reposição hormonal pode lhe ajudar com toda essa irritação:

  1. Ajuda com a ansiedade;
  2. Vai tirar o calorão e assim vai dormir melhor;
  3. Ajuda na produção dos neurotransmissores, melhorando o seu humor, a irritabilidade e os sintomas da depressão.

A mulher tem muitos benefícios com a terapia de reposição hormonal.

O que a mulher precisa é buscar por um médico que tenha experiência em tratar menopausa e que goste de tratar menopausa e principalmente, que esteja comprometido com a sua saúde.

A terapia de reposição hormonal quando é bem feita, na dose e na via certa para você, além do acompanhamento adequado melhora demais, não apenas essa irritabilidade, mas todos os sintomas relacionados à menopausa.

Conclusão

Agora que você já sabe o que está causando toda essa irritabilidade e o que pode fazer para lidar com isso da melhor forma, está nas suas mãos procurar uma maneira para voltar a ter o seu bom humor de volta.

É importante que fique bem claro é que nenhuma mulher precisa e nem deve conviver com todo esse sofrimento, interferindo tanto na sua qualidade de vida.

Pense que não precisa sofrer e se quando a mulher entra na menopausa aprender o que está acontecendo, sem dúvida alguma, pode ser sim uma menopausa de sucesso.

A grande questão aqui é que nem todas as mulheres têm acesso às mesmas informações que você acabou de ter e continuam sofrendo.

Por isso, compartilhe com suas amigas o que acabou de aprender!

1 comentário


  1. Estou passando por isso, muito irritada com coisas bobas, pequenas, seja em casa com meus filhos, no trabalho, estou me sentindo mal, tenho 46 anos, minha menstruação está muito desregulada, mudanças de temperatura brusca no corpo, olhos secos, cabelo caindo, unhas fracas, palpitações, sintomas de ansiedade e pra piorar tenho fibromialgia, está bem complicado 😢

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *