A MENOPAUSA PASSA? VERDADE OU MITO

A-MENOPAUSA-PASSA-VERDADE-OU-MITO-1024x608
A menopausa passa? Verdade ou Mito?

Neste artigo vou discutir os mitos e verdades da menopausa e esclarecer se ela passa ou não.

Antes de mais nada, é importante retomar alguns conceitos básicos que serão muito importantes para o entendimento correto da questão da menopausa. Sendo assim, entender é essencial para que você possa tomar uma atitude com consciência.

O que é menopausa?

Saiba o que é a menopausa.

Entenda que menopausa é apenas uma data. Assim como a menarca corresponde a data da primeira menstruação, a menopausa constitui a data da última menstruação. Porém, isso é válido se você deixou de menstruar por 12 meses consecutivos e não usa nenhum remédio anticoncepcional.

Tipos de menopausa

Existem 4 tipos de menopausa:

  • Menopausa cirúrgica: ocorre quando, por algum motivo, os ovários precisam ser retirados. Portanto, esse tipo pode ocorrer em qualquer idade.
  • Menopausa induzida: quando a mulher é submetida à radioterapia na região da pelve ou à quimioterapia. Sendo assim, esses procedimentos induzem a menopausa.
  • Menopausa precoce: quando ocorre com menos de 40 anos. Logo, alguns fatores como genética, doenças autoimunes e até o fumo, podem antecipar essa fase.
  • Menopausa fisiológica: faz parte do ciclo de vida da mulher, ou seja, ocorre para 100% de nós. Desta forma, ocorre, em média, dos 45 aos 55 anos e, mais frequentemente, entre 50-51 anos. Portanto, após 56 anos já consideramos uma menopausa tardia.

Fique atenta ao fato de que os 3 primeiros tipos de menopausa são a minoria, ou seja, acontecem em situações específicas e pouco comuns. Porém, o último tipo de menopausa faz parte do ciclo natural da vida da mulher e, por isso, ocorre para todas, sem exceção.

Por que a menopausa ocorre?

Quando estamos ainda no útero, nossos ovários possuem milhões de células foliculares que, posteriormente, darão origem aos óvulos. Entretanto, a literatura médica não sabe o porquê, quando nascemos, a quantidade dessas células cai drasticamente. Com isso, ao chegarmos na menarca (primeira menstruação) nossos ovários apresentam apenas de 300 mil a 500 mil células foliculares.

Logo, a cada ciclo menstrual nós gastamos cerca de 1000 células foliculares. Por isso, chega um momento em que elas acabam e, com isso, temos a menopausa.

Sendo assim, nosso ovário nasce programado para ter capacidade reprodutiva, em média, dos 10 aos 50 anos. É por esse motivo que a menopausa ocorre para 100% das mulheres. Portanto, quando chegar o momento, é importante entender essa fase da vida e tomar as decisões necessárias para manter sua saúde e seu bem estar.

O que é climatério?

Segundo a literatura médica, climatério é um processo que pode durar de 10 a 15 anos. Mas será que, na prática, isso é verdade? Vamos ver tudo isso daqui a pouco.

Desta forma, o climatério é constituído por 3 fases:

  • Pré-menopausa: ocorre de 5 a 7 anos antes da menopausa;
  • Menopausa: data da última menstruação;
  • Pós-menopausa: tudo que vem depois de ficar 12 meses consecutivos sem menstruar.

Saiba que, a falência ovariana e, consequentemente, a queda do hormônio feminino estrogênio, pode ter seu início já por volta dos 35 anos. Nessa idade, algumas mulheres, apesar de ovularem e engravidarem, não conseguem manter a gestação e abortam.

No ciclo menstrual ocorre o desequilíbrio dos hormônios estrogênio e progesterona. Ou seja, quando um cai, o outro aumenta. Portanto, alguns sintomas de declínio hormonal pré-menopausa são muito parecidos com os sintomas da TPM.

Com o início do declínio hormonal, caem os níveis de progesterona, depois os de estrogênio e, por fim, os de testosterona. Entretanto, algumas mulheres conseguem compensar essa queda já que a testosterona pode ser convertida em estrogênio, quando há excesso de gordura abdominal.

Então, ter bastante gordura abdominal é bom para compensar a queda hormonal?

NÃO!

Primeiro, o excesso de gordura na barriga já indica uma inflamação, o que, por si só, já é ruim.

Segundo, neste caso, o produto da conversão da testosterona é o estrogênio estrona, e não o estrogênio estradiol. Sendo assim, o estrogênio estrona, produzido por causa do excesso de gordura abdominal, é extremamente ruim para a mama e leva ao aumento das chances de desenvolvimento de câncer de mama.

Portanto, se você tem gordura na barriga, é muito importante emagrecer! Não é pela estética! É pelo aumento do risco de câncer de mama.

Saiba ainda que existem 4 razões, muito importantes, que te impedem de emagrecer e várias maneiras de acelerar o metabolismo para perder gordura. Virar o jogo está na suas mãos!

A menopausa acaba?

O que será que ocorre depois de 15 anos, quando, teoricamente, acaba o climatério?

Como eu já disse, na literatura, o climatério deveria durar entre 10-15 anos. Porém, na prática isso não ocorre. Ou seja…

A menopausa, sozinha, não passa, isso é um mito.

A menopausa NÃO ACABA!

Por que?

Porque não é possível reviver o ovário. Isto é, não e possível reverter a falência ovariana. Por isso, se você não fizer nada, os sintomas nunca vão melhorar de forma significativa.

Existem 76 sintomas da menopausa que afetam e prejudicam demais a vida da mulher. Entretanto, eles ocorrem em maior ou menor quantidade, intensidade e frequência para cada uma de nós. Sendo assim, nenhuma mulher é igual a outra e cada uma sente a menopausa de uma forma diferente.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Principais sintomas da menopausa

Sintomas mais frequentes na menopausa e climatério.
  • Menstruação irregular. Isto é, pode mudar o intervalo entre uma menstruação e outra, pode mudar o número de dias e também pode mudar a quantidade do fluxo de sangue;
  • Alteração de humor, como depressão, ansiedade e irritabilidade, o que deixa muitas mulheres reféns de remédios;
  • Calorão. Este sintoma ocorre em cerca de 80% a 90% das mulheres e dura de 2 a 5 anos. Porém, em 10% dos casos o calorão dura a vida inteira!
  • Atrofia urogenital. Este problema é progressivo, isto é, só se agrava com o tempo. Pode levar a diversos problemas como sangramento e dor na relação sexual, secura vaginal, perda de urina e problemas na uretra, bexiga e assoalho pélvico;
  • Insônia;
  • Diminuição de libido;
  • Falta de energia e disposição;
  • Ganho de peso;
  • Aumento de gordura abdominal;
  • Mudança de composição corporal para o perfil “maçã”;
  • Aumento do colesterol;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Osteoporose;
  • Flacidez;
  • Perda de colágeno;
  • Cabelos quebradiços;
  • E muito mais! Todos os órgão são impactados de alguma forma.

Sendo assim, com a experiência que eu tenho, com mais de 6500 horas de atendimento tratando mulheres, eu posso afirmar que a menopausa não passa sozinha! Isso é um mito!

Porém, com o tratamento adequado, esses problemas podem ser contornados e a menopausa pode ser a melhor fase da sua vida!

Por isso, desenvolvi uma metodologia de tratamento exclusiva que se chama Menopausa de Sucesso.

Menopausa de Sucesso

Como você já viu, os sintomas da menopausa impactam toda a vida da mulher. Portanto, é preciso sair da sua zona de conforto, para de reclamar ou se conformar e partir para a ação.

Não aceite perder a sua qualidade de vida!

Algumas raríssimas mulheres dizem que não sofrem com a menopausa; outras sofrem e , por isso, tentam tomar vários remédios para solucionar os diversos problemas; outras sofrem, mas não fazem nada para melhorar; e outras sofrem, mas procuram informações e tratamento.

É importante ressaltar que, no meu método Menopausa de Sucesso, você é responsável por 70% ou mais do resultado. Ou seja, meu tratamento é composto por 5 pilares fundamentais. Logo, apenas a terapia de reposição hormonal, sem os outros 4 pilares, que dependem única e exclusivamente da sua força de vontade, não vai trazer grandes melhorias.

Pilares da Menopausa de Sucesso

Portanto, para um tratamento global e efetivo, você precisa:

  1. Alimentação saudável (só depende de você);
  2. Exercício físico regular (só depende de você);
  3. Gerenciamento do estresse (só depende de você);
  4. Sono adequado (só depende de você);
  5. Suplementação, fitoterapia e/ou modulação do equilíbrio hormonal (depende de um médico qualificado).

Concluindo, a menopausa sozinha, não passa, mas, sob o seu controle, ela passa e pode se tornar a melhor fase da sua vida! Por isso, toda a mulher deve tratar a menopausa e cumprir os 4 pilares que dependem unicamente da vontade de melhorar.

Não existe saúde sem alimentação saudável!

Para te ajudar com isso, já abordei, em outro artigo, os 7 alimentos que pioram os sintomas da menopausa.

Logo, estude e se informe, da forma que você mais gostar. Leia o blog, assista meus vídeos, compartilhe e ajude outras mulheres que também precisam de ajuda.

Não aceite viver mal, não perca sua autoestima, não abra mão da sua felicidade por algo que acontece para todas as mulheres, mas que tem várias formas de tratamento.

Eu estou aqui, compartilhando todo meu conhecimento e experiência para ajudar você e milhares de mulheres a serem mais felizes, saudáveis e aproveitarem a menopausa! Mas, uma grande parte depende de você.

Qual é a sua escolha? Melhorar ou se conformar?

2 Comentários


  1. Sofro muito com os caloroes ganho de peso, faço atividades físicas, tenho uma alimentação saudável, mais não vejo melhoras, gostaria de encontrar um remédio que pudesse me dar um alívio.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *