SINTOMAS DA MENSTRUAÇÃO CHEGANDO? APRENDA A COMBATÊ-LOS ANTES DA MENSTRUAÇÃO DESCER

sintomas antes da menstruação chegando ou descer
sintomas antes da menstruação chegando ou descer

Se você sofre bastante quando os sintomas da menstruação estão chegando fique sabendo que há solução. Aprenda a combater estes sintomas incômodos antes da menstruação descer.

Se ultimamente você anda irritada, chateada, mal-humorada, com enxaqueca, compulsão por doces, dores na mama, e se sentindo inchada antes do seu ciclo menstrual você está sofrendo de TPM.

Existem formas naturais para você aliviar todos estes sintomas chatos e incômodos. É justamente isso que você vai aprender hoje com a sua mentora da saúde. Então fique ligada e continue lendo.

Quais os sintomas da menstruação chegando? Entenda o que acontece antes da menstruação descer

A TPM ou tensão pré menstrual é o nome dado referente aos sintomas e sinais que ocorrem antes da menstruação descer. Este tipo de sintomatologia é bastante característica e pode ser identificada facilmente.

Você sabia que 8 de cada 10 mulheres passam pelos sintomas da TPM? Na maioria dos casos os sintomas vem de forma leve. No entanto podem ocorrer de forma moderada e até mesmo bastante acentuada.

A teoria mais aceita referente à sintomatologia da TPM está relacionada às alterações hormonais. Durante este período que pode durar de 1 dia até 2 semanas dependendo da mulher há esta alteração na produção dos hormônios femininos.

Os hormônios envolvidos no ciclo Pré menstrual é o estrogênio e a progesterona. As flutuações ou déficits hormonais desencadeam todos estes sintomas. Você sabia que existe até 250 sintomas da TPM?

São bastantes sintomas não é mesmo? Mas dá para se livrar de todos estes sintomas sim. Mesmo que incida sobre à maioria das mulheres hoje você vai saber como ter uma TPM muito mais tranquila sem todos estes sintomas desagradáveis que interferem na sua rotina durante esses dias.

A gama de sintomas da TPM é tão grande que ela é subdividida em 4 grupos. Saiba um pouco mais sobre os grupos:

    • TPM D – relacionada à depressão e alteração do humor
    • TPM H – relacionada à maior retenção de líquidos
    • TPM A – relacionada à ansiedade
    • TPM C – relacionada à enxaqueca

Estes são apenas os sintomas mais frequentes. Como dito há muito mais sintomatologia e vários deles podem estar acometendo você.

Agora que você já conhece os sintomas mais frequentes deve estar se perguntado como se livrar deles, certo? Veja o próximo bloco e saiba como eliminar os sintomas da TPM.

Alimentos que te ajudam a controlar a TPM

Com as alterações hormonais é desencadeada uma série de reações no seu organismo. É daí que surgem todos os sintomas da TPM. Há neurotransmissores como a serotonina que são influenciados pela queda hormonal.

Alguns alimentos podem ser utilizados para que haja uma recuperação da serotonina e assim os sintomas sejam atenuados. Também há alimentos que impactam diretamente na retenção de líquidos corporais.

Com isso é possível reduzir o inchaço e o incômodo relacionado. Já outros alimentos devido a sua ação antiinflamatória são muito benéficos para reduzirem as dores que surgem neste período.

Então são vários alimentos com ações estimulantes da serotonina, diuréticos e também anti-inflamatórios que vão contribuir para uma redução significativa nos sintomas da TPM.

Alimentos para alterações do humor

Para você que sofre com irritabilidade, depressão, ansiedade e outros sintomas da alteração de humor já sabe que a causa está diretamente relacionada à serotonina.

Então você precisa de alimentos que contribuam para o aumento deste neurotransmissor. Neste caso o foco são nos alimentos ricos em magnésio. Além do magnésio contribuir de forma impactante na produção de serotonina ele também auxilia na circulação sanguínea e também melhor o seu sono.

O sono também é um fator muito importante para reduzir vários sintomas da TPM. Então dormir bem é essencial para reduzir o estresse, a fadiga e outros sintomas relacionados.

Veja agora os alimentos ricos em magnésio que você deve adicionar ao seu cardápio:

    • Amêndoas
    • Verduras em geral
    • Abacate
    • Entre outros

Como existem vários alimentos e eu citei apenas alguns, você pode consultar uma lista de alimentos ricos em magnésio para encontrar ainda mais opções para incorporar a sua alimentação.

Alimentos que contenha vitamina B6 também são essenciais também para a produção da serotonina e alguns alimentos com aveia e a banana contém boas conce

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Alimentos com ação em vários sintomas

A ação anti-inflamatória pode atenuar vários sintomas, no entanto está diretamente relacionada às dores corporais que podem surgir sim durante a TPM.

Alimentos que contribuem para esta ação devem conter o omega 3, como os peixes e o azeite de oliva. A vitamina E também é ótima para a redução destes sintomas.

Alguns alimentos ricos em vitamina E são nas oleaginosas. São ricas em nutrientes e, além disso, não possuem muitas calorias.

Os carboidratos complexos auxiliam no combate e redução da compulsão por alimentos doces, que são gerados para compensar a deficiência da serotonina.

Através dos carboidratos complexos é possível manter os níveis adequados de glicose e insulina no sangue. Alguns alimentos ricos em carboidratos complexos é a batata doce. O arroz integral, a batata yacon e a biomassa de banana verde.

A cúrcuma e o gengibre são ótimas opções de anti-inflamatórios naturais. Estes alimentos podem ser utilizados como temperos e o gengibre pode ser também consumido em forma de chás.

O chá de camomila é uma excelente opção para você relaxar um pouco mais e aliviar a tensão e o chá de cavalinha é muito bom para  a retenção de líquidos corporais. Através de sua ação diurética é possível eliminar líquidos reduzindo o inchaço corporal.

Prática regular de atividades físicas

A prática de exercícios físicos também é de grande valia para reduzir vários sintomas da menstruação. Isto porque grande parte das queixas de sintomas antes da menstruação descer são alteração do humor e inchaço.

Isto porque além de estimular a circulação sanguínea também há produção acentuada de endorfinas. As endorfinas têm um impacto significativo no humor e para a redução do estresse e com isso você pode controlar muito melhor as suas emoções e estado de humor.

Outro fator também interessante da prática de exercícios físicos está relacionado ao funcionamento intestinal. Algumas mulheres ficam mais obstipadas antes da menstruação descer e os exercícios é a forma mais simples e eficaz para ajudar a resolver esta situação.

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Atenção para o seu estilo de vida

O seu estilo de vida também tem um impacto muito grande nos sintomas da menstruação. Se você é do tipo de mulher que vive sempre muito estressada pode desencadear reações ainda mais fortes antes da menstruação descer.

Cuidar da sua rotina é importante, mas da sua saúde mais ainda. Por isso leve uma vida mais tranquila. Reduza tudo que te causa estresse. Além de sintomas antes da menstruação o estresse pode desenvolver a hipertensão arterial.

Com isso podem surgir sintomas como taquicardia, palpitação, aumento nos riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e também infarto, inclusive o fulminante que pode levar a morte.

Busque sempre os melhores meios para você ter uma vida completa. Se tudo isso não resolver os sintomas antes da menstruação descer consulte o seu médico ginecologista.

Agora que você sabe como aliviar os sintomas antes da menstruação descer compartilhe com suas amigas e ajude-as também com a TPM. Se inscreva no meu canal do Youtube e se mantenha atenta ao blog para conferir em primeira mão os conteúdos especialmente produzidos para aprender mais sobre a saúde da mulher.

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