8 MENTIRAS SOBRE A TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL. IMPEDEM VOCÊ DE TORNAR A MENOPAUSA A MELHOR FASE DA SUA VIDA

O-QUE-TE-IMPEDE-DE-TORNAR-A-MENOPAUSA-A-MELHOR-FASE-DA-VIDA-1280

Vou revelar 8 grandes mentiras sobre a terapia de reposição hormonal. Depois dessa leitura, garanto que você vai abrir sua mente e enxergar as coisas de outra forma.

Antes de mais nada, precisamos entender que a menopausa é fisiológica. Isto é, ocorre para 100% das mulheres devido a falência ovariana com o decorrer da idade. Porém, os inúmeros sintomas causados por ela são patológicos. Ou seja, colocam a saúde da mulher em risco e precisam de tratamento adequado.

A seguir, vamos romper paradigmas revelando as grandes mentiras, que leigos e médicos, falam sobre a terapia de reposição hormonal.

MENTIRA 1: NÃO PRECISA REPOR HORMÔNIO – É MENTIRA

Essa é uma grande mentira que te faz sofrer na menopausa.

Essa é uma grande mentira!

Se a mulher sofre com muitos sintomas da menopausa, é necessário fazer a terapia de reposição hormonal, desde que não haja contraindicação. Lembre-se que existem 76 sintomas da menopausa que prejudicam demais a vida da mulher e que cada uma de nós sente de forma diferente.

Saiba que, quando os sintomas interferem na saúde e na qualidade de vida, a menopausa é considerada patológica, ou seja, não é normal e precisa de tratamento.

Atenção! A menopausa, sozinha, não passa!

Porém, como já abordei em outro artigo, existem 5 pilares para o tratamento efetivo da menopausa. Isto é, a terapia de reposição hormonal é apenas 1 destes pilares. Sendo assim, os demais 4 pilares dependem única e exclusivamente do seu esforço, pois estão ligados à manutenção de um estilo de vida saudável.

Logo, para realizar esse tipo de tratamento, você precisará de um médico especializado na saúde da mulher. Apenas ele pode avaliar a sua situação atual e as dosagens indicadas para você.

Não é necessário aguentar o sofrimento!

O conceito de que a terapia de reposição hormonal é prejudicial à saúde não passa de um mito! Os benefícios para o corpo são muitos!

MENTIRA 2: SÓ PODE REPOR HORMÔNIO POR ATÉ 5 ANOS – É MENTIRA

Como Saber Até Quando Fazer a Reposição Hormonal na Menopausa?

Apesar de muitos médicos dizerem que a reposição hormonal só pode ser realizada por até 5 anos, isso não é verdade!

Não existe nenhum consenso médico que prove que é necessário interromper a terapia de reposição hormonal depois de um determinado tempo de tratamento.

Assim, uma vez que a menopausa é causada pela falência ovariana e isto não pode ser revertido, se você interromper o tratamento, os sintomas vão voltar!

Por isso, o ideal é que o seu médico faça avaliações periódicas sobre o seu estado de saúde como um todo. Com as minhas pacientes, eu faço isso a cada 6 meses. Desta forma, se tudo estiver indo bem, se a saúde estiver ótima, se não houver risco e contraindicação, não há motivos para interromper o tratamento.

Você já passou ou está passando por isso?

Questione seu médico! Se ele não te der um motivo concreto para interromper a reposição, infelizmente, você deve procurar outro profissional. Sua saúde e seu bem estar estarão em risco.

Negligenciar os sintomas da menopausa, aceitar, se conformar e conviver com tudo isso é uma péssima opção! Os malefícios são muito grandes. Os calorões, por exemplo, causam micro lesões cerebrais e podem acelerar o processo de demência. Logo, se você estiver bem, interromper o tratamento vai te trazer muito mais riscos do que benefícios.

Se informe e discuta. Não abra mão do tratamento sem necessidade! Ou seja, se você está tendo muitos benefícios e poucos riscos, você pode repor para a vida toda.

MENTIRA 3: SE A SUA MÃE OU IRMÃ TIVERAM CÂNCER DE MAMA NÃO PODE REPOR HORMÔNIO – É MENTIRA

Mãe ou Irmã Com Câncer de Mama Impede Você Repor Hormônios na Menopausa?

De acordo com o atual consenso da Associação Brasileira de Climatério (SOBRAC), não há contraindicação de uso de terapia de reposição hormonal para mulheres cuja mãe e/ou irmã tiveram câncer de mama.

Isso de dá pelo fato de que apenas 5% a 10% dos casos de câncer de mama são provenientes de fatores genéticos.

Como assim?

Isso mesmo! A grande maioria dos casos de câncer de mama, isto é, de 90% a 95% das ocorrências, são decorrente do estilo de vida. Logo, depende de você! Sendo assim, se você fuma, bebe, é sedentária, está acima do peso, não dorme bem, é estressada e vive angustiada e infeliz, suas chances de desenvolver o câncer são enormes! Mesmo que não haja casos na família!

Além disso, mesmo se seu teste genético der positivo, ainda não há contraindicação para o tratamento hormonal.

Não caia nessa mentira! Pois o hormônio não é capaz de causar câncer.

MENTIRA 4: REPOR HORMÔNIO ENGORDA – É MENTIRA

Repor Hormônios Na Menopausa Engorda ou Emagrece?

Com o aumento da idade e com a chegada da menopausa o metabolismo muda e fica mais lento, o que dificulta o emagrecimento e facilita o ganho de peso. Assim, a massa gorda aumenta e a massa magra diminui. Além disso, a gordura da barriga aumenta e a forma corporal muda de “pera” para “maçã”. Entretanto, tudo isso ocorre justamente pela falta de hormônio.

Por isso, quando usamos os hormônios bioidênticos, ou seja, usamos moléculas similares às nossas, a reposição não engorda. Mas, é preciso ficar atenta aos hormônios sintéticos, esses sim podem ter o aumento de gordura como efeito colateral.

Recapitulando, se for feito de maneira correta, repor hormônio ajuda a emagrecer!

Também, é essencial manter uma alimentação saudável e balanceada para ter bons resultados e ainda evitar alimentos que pioram os sintomas da menopausa.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

MENTIRA 5: REPOR HORMÔNIO DÁ CÂNCER DE MAMA – É MENTIRA

Repor Hormônios Femininos na Menopausa Causa Câncer de Mama?

Como eu já disse, os fatores que são responsáveis por determinar de 90 a 95% do risco de câncer de mama são:

  • Fumo;
  • Obesidade;
  • Álcool;
  • Sedentarismo;
  • Sono de baixa qualidade;
  • Estresse crônico;
  • Viver de forma insatisfeita, angustiada e infeliz.

O que isso significa?

Significa que o poder de reduzir o risco de câncer de mama em 90 a 95% está em suas mãos!

Como é o seu estilo de vida?

Você fuma, bebe demais, está acima do peso, não pratica exercícios físicos, tem insônia, vive estressada e insatisfeita?

Tudo isso lesiona o seu DNA, aumentando muito o risco de câncer! Portanto…

Repor hormônio não dá câncer de mama!

MENTIRA 6: NÃO PODE REPOR HORMÔNIO SE A SUA PRESSÃO É ALTA – É MENTIRA

A Menopausa Aumenta A Pressão Arterial?

Saiba que, antes da menopausa, a mulher tem a pressão arterial mais baixa que a do homem. Entretanto, na menopausa a pressão aumenta. Isso ocorre pois os hormônios femininos protegem os vasos sanguíneos. Logo, repor hormônio ajuda na pressão arterial.

Porém, se você é hipertensa, é necessário regularizar a pressão e estabilizá-la, antes de iniciar a terapia de reposição hormonal.

MENTIRA 7: NÃO PODE REPOR HORMÔNIO SE VOCÊ TEVE QUALQUER TIPO DE CÂNCER – É MENTIRA

Os únicos cânceres que são contraindicações para terapia de reposição hormonal são:

  • Câncer de mama;
  • Câncer de endométrio;
  • Um tipo de câncer de ovário, muito raro, chamado endometrioide.

Ou seja, nos demais casos de câncer é possível utilizar hormônios. Além disso, estudos comprovam que o uso de terapia de reposição hormonal protege contra o câncer de intestino, que é o terceiro tipo que mais ocorre entre as mulheres.

MENTIRA 8: NÃO PODE REPOR HORMÔNIO SE VOCÊ TEVE TROMBOSE OU TROMBOEMBOLISMO OU TROMBOFILIAS – É MENTIRA

A Reposição Hormonal Na Menopausa Causa Trombose?

Um estudo recente, chamado de Estudo Esther, comprovou que quando a reposição é feita por vias não orais, pode ser usada em pacientes que sofreram trombose, tromboembolismo ou trombofilias.

Logo, é possível fazer a terapia de reposição hormonal transdérmica, através de gel, adesivo ou implantes.

Apenas quando realizado pela via oral, há risco de fatores trombogênicos, pois ocorre a metabolização através do fígado.

Conclusão sobre a terapia de reposição hormonal

Por fim, se você está sofrendo com os sintomas da menopausa, agora você tem condições de argumentar como seu médico e decidir o que é melhor para você. Logo, se você tinha receio de usar a terapia de reposição hormonal, agora já tem consciência de todas as mentiras que envolvem este tratamento.

Nunca esqueça de procurar um bom profissional e sempre questioná-lo. Você precisa participar, ativamente, da manutenção da sua saúde e qualidade de vida.

Está na suas mãos dar um basta no sofrimento e fazer da menopausa a melhor fase da sua vida!

É possível e eu estou aqui para te ajudar!

Não se esqueça que manter um estilo de vida saudável é o primeiro e principal passo! Sem isso, nada funciona!

Porém, infelizmente, ainda existem milhares de mulheres que não possuem essas informações e continuam sofrendo com os inúmeros sintomas da menopausa. Portanto, compartilhe esse artigo com outras mulheres.

Juntas, vamos quebrar paradigmas e estabelecer um novo padrão de vida na menopausa! Afinal, todas nós temos o direito e o dever de ser feliz!

13 Comentários


  1. Dra Vanderlea

    Estou com ressecamento o que causou duas infecções urinária. Tenho estado sem disposição. Tenho sentido dor de cabeça.
    Tenho 59 anos. Moro em Recife. Preciso de um médico que me oriente. Ainda nao encontrei esse profissional. Preciso de orientacao,saber se preciso de vitaminas, etc…
    A médica passou ovania promestrieno e disse que é uso contínuo, preciso saber porque e se só esse medicamento é suficiente. Se puder me ajudar, agradeço. Deus a abençoe

    Responder

  2. Tenho 51 anos tirei o utero ha 11 anos ,estou sofrendo ha bastante tempo. Tenho vida saudave,l caminho me alimento bem.
    Mais de uns tempo pra e muito calor insonia dores e formigamento nas pernas e pes,dores de cabeça cansaso,fadiga,tonturas ,faço muito xixi a noite,nossa fiz todos os exames clinicos so o colesterol q estava 230 .Pedir pra medica q me atende pra fazer reposiçao ela me apavorou dizendo que desenvolve cançer ,mas n desistir vou procurar outro medico n tou aguentando
    Doutora que exames devo fazer pra fazer a reposiçao
    Tem reposiçao natural tomo cha de amora uso isoflavona tomo a noite cha de valeriana,camomila e mulungu ,aumentei minha vitamina B12 e vitamina D (61) em fim ate que deu uma melhora em algumas coisas no humor na isonia a atividade fisica as caminhada tem me feito muito bem amo de mais seu videos faço um monte de cousas q a senhora manda

    Responder

  3. Dra. Vanderlea, fiquei extremamente feliz com este artigo. Pois também acredito na importância de reposição hormonal. E sei que infelizmente muitas mulheres não tem informação correta sobre isso. Muuuuitos médicos ainda recomendam por falta de conhecimento infelizmente. Eu faço reposição a 5 anos e não quero parar. Me sinto imensamente bem e feliz. E sempre recomenda que as mulheres de meu contato procurem um profissional especializado na área. Como nutricionista acredito que Reposição hormonal é vida e alimentação saudável estão diretamente relacionados. Parabéns e obrigada!😘🌻💋

    Responder

  4. Dra Vanderlea, estou sofrendo com os sintomas do climaterio. Minha ginecologista falou que não posso tomar hormônio pois tenho um cisto no seio, que pode virar câncer. Isso procede?

    Responder

  5. Estou sofrendo muito…vários sintomas no climaterio…todo mês.. dez dias antes de vir a menstruação parece que vou morrer….preciso de ajuda…há um ano e meio sofro e tenho medo de sofreu um infarto…um Abc com tanta coisa ruim que sinto….me oriente!!!por favor…quanto custa uma consulta??

    Responder

  6. Estou com 51 anos, comecei terapia de reposição hormonal com hormonas bioidenticas. infelizmente fiz uma reação incomum à progesterona, fico com tonturas, e um mau estar muito grande.
    Já tentei várias vezes e acontece sempre o mesmo. Atualmente não sei o que fazer…

    Responder

    1. Ma… tem outras estrategias. Reduzir a dose ou ver se é da farmácia ou fazer somente estrogênio e testosterona e observar o endométrio???
      Estrategias para não desistir.

      Responder

  7. Estou com 52 anos e sofrendo muito com os fagachos e efeitos negativos da menopausa. Dores de cabeça,libido desapareceu, depressão,e muitos outros sintomas.

    Responder

    1. Li… busque um médico com experiência em menopausa para ajudar vc.

      Responder

  8. Tenho um excelente médico, que me receitou o Angelic…parei de tomar depois de 5 anos. Senti os efeitos no corpo, na pele, no humor, na libido. Vou voltar a tomar. Grata!@@

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *