8 MENTIRAS SOBRE A TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL. IMPEDEM VOCÊ DE TORNAR A MENOPAUSA A MELHOR FASE DA SUA VIDA

O que te impede de tornar a menopausa a melhor fase da vida?
O que te impede de tornar a menopausa a melhor fase da vida? Mentiras sobre terapia de reposição hormonal.

Vou revelar 8 grandes mentiras sobre a terapia de reposição hormonal. Depois dessa leitura, garanto que você vai abrir sua mente e enxergar as coisas de outra forma.

Antes de mais nada, precisamos entender que a menopausa é fisiológica. Isto é, ocorre para 100% das mulheres devido a falência ovariana com o decorrer da idade. Porém, os inúmeros sintomas causados por ela são patológicos. Ou seja, colocam a saúde da mulher em risco e precisam de tratamento adequado.

A seguir, vamos romper paradigmas revelando as grandes mentiras, que leigos e médicos, falam sobre a terapia de reposição hormonal.

MENTIRA 1: NÃO PRECISA REPOR HORMÔNIO – É MENTIRA

Essa é uma grande mentira que te faz sofrer na menopausa.

Essa é uma grande mentira!

Se a mulher sofre com muitos sintomas da menopausa, é necessário fazer a terapia de reposição hormonal, desde que não haja contraindicação. Lembre-se que existem 76 sintomas da menopausa que prejudicam demais a vida da mulher e que cada uma de nós sente de forma diferente.

Saiba que, quando os sintomas interferem na saúde e na qualidade de vida, a menopausa é considerada patológica, ou seja, não é normal e precisa de tratamento.

Atenção! A menopausa, sozinha, não passa!

Porém, como já abordei em outro artigo, existem 5 pilares para o tratamento efetivo da menopausa. Isto é, a terapia de reposição hormonal é apenas 1 destes pilares. Sendo assim, os demais 4 pilares dependem única e exclusivamente do seu esforço, pois estão ligados à manutenção de um estilo de vida saudável.

Logo, para realizar esse tipo de tratamento, você precisará de um médico especializado na saúde da mulher. Apenas ele pode avaliar a sua situação atual e as dosagens indicadas para você.

Não é necessário aguentar o sofrimento!

O conceito de que a terapia de reposição hormonal é prejudicial à saúde não passa de um mito! Os benefícios para o corpo são muitos!

MENTIRA 2: SÓ PODE REPOR HORMÔNIO POR ATÉ 5 ANOS – É MENTIRA

Como Saber Até Quando Fazer a Reposição Hormonal na Menopausa?

Apesar de muitos médicos dizerem que a reposição hormonal só pode ser realizada por até 5 anos, isso não é verdade!

Não existe nenhum consenso médico que prove que é necessário interromper a terapia de reposição hormonal depois de um determinado tempo de tratamento.

Assim, uma vez que a menopausa é causada pela falência ovariana e isto não pode ser revertido, se você interromper o tratamento, os sintomas vão voltar!

Por isso, o ideal é que o seu médico faça avaliações periódicas sobre o seu estado de saúde como um todo. Com as minhas pacientes, eu faço isso a cada 6 meses. Desta forma, se tudo estiver indo bem, se a saúde estiver ótima, se não houver risco e contraindicação, não há motivos para interromper o tratamento.

Você já passou ou está passando por isso?

Questione seu médico! Se ele não te der um motivo concreto para interromper a reposição, infelizmente, você deve procurar outro profissional. Sua saúde e seu bem estar estarão em risco.

Negligenciar os sintomas da menopausa, aceitar, se conformar e conviver com tudo isso é uma péssima opção! Os malefícios são muito grandes. Os calorões, por exemplo, causam micro lesões cerebrais e podem acelerar o processo de demência. Logo, se você estiver bem, interromper o tratamento vai te trazer muito mais riscos do que benefícios.

Se informe e discuta. Não abra mão do tratamento sem necessidade! Ou seja, se você está tendo muitos benefícios e poucos riscos, você pode repor para a vida toda.

MENTIRA 3: SE A SUA MÃE OU IRMÃ TIVERAM CÂNCER DE MAMA NÃO PODE REPOR HORMÔNIO – É MENTIRA

Mãe ou Irmã Com Câncer de Mama Impede Você Repor Hormônios na Menopausa?

De acordo com o atual consenso da Associação Brasileira de Climatério (SOBRAC), não há contraindicação de uso de terapia de reposição hormonal para mulheres cuja mãe e/ou irmã tiveram câncer de mama.

Isso de dá pelo fato de que apenas 5% a 10% dos casos de câncer de mama são provenientes de fatores genéticos.

Como assim?

Isso mesmo! A grande maioria dos casos de câncer de mama, isto é, de 90% a 95% das ocorrências, são decorrente do estilo de vida. Logo, depende de você! Sendo assim, se você fuma, bebe, é sedentária, está acima do peso, não dorme bem, é estressada e vive angustiada e infeliz, suas chances de desenvolver o câncer são enormes! Mesmo que não haja casos na família!

Além disso, mesmo se seu teste genético der positivo, ainda não há contraindicação para o tratamento hormonal.

Não caia nessa mentira! Pois o hormônio não é capaz de causar câncer.

MENTIRA 4: REPOR HORMÔNIO ENGORDA – É MENTIRA

Repor Hormônios Na Menopausa Engorda ou Emagrece?

Com o aumento da idade e com a chegada da menopausa o metabolismo muda e fica mais lento, o que dificulta o emagrecimento e facilita o ganho de peso. Assim, a massa gorda aumenta e a massa magra diminui. Além disso, a gordura da barriga aumenta e a forma corporal muda de “pera” para “maçã”. Entretanto, tudo isso ocorre justamente pela falta de hormônio.

Por isso, quando usamos os hormônios bioidênticos, ou seja, usamos moléculas similares às nossas, a reposição não engorda. Mas, é preciso ficar atenta aos hormônios sintéticos, esses sim podem ter o aumento de gordura como efeito colateral.

Recapitulando, se for feito de maneira correta, repor hormônio ajuda a emagrecer!

Também, é essencial manter uma alimentação saudável e balanceada para ter bons resultados e ainda evitar alimentos que pioram os sintomas da menopausa.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

MENTIRA 5: REPOR HORMÔNIO DÁ CÂNCER DE MAMA – É MENTIRA

Repor Hormônios Femininos na Menopausa Causa Câncer de Mama?

Como eu já disse, os fatores que são responsáveis por determinar de 90 a 95% do risco de câncer de mama são:

  • Fumo;
  • Obesidade;
  • Álcool;
  • Sedentarismo;
  • Sono de baixa qualidade;
  • Estresse crônico;
  • Viver de forma insatisfeita, angustiada e infeliz.

O que isso significa?

Significa que o poder de reduzir o risco de câncer de mama em 90 a 95% está em suas mãos!

Como é o seu estilo de vida?

Você fuma, bebe demais, está acima do peso, não pratica exercícios físicos, tem insônia, vive estressada e insatisfeita?

Tudo isso lesiona o seu DNA, aumentando muito o risco de câncer! Portanto…

Repor hormônio não dá câncer de mama!

MENTIRA 6: NÃO PODE REPOR HORMÔNIO SE A SUA PRESSÃO É ALTA – É MENTIRA

A Menopausa Aumenta A Pressão Arterial?

Saiba que, antes da menopausa, a mulher tem a pressão arterial mais baixa que a do homem. Entretanto, na menopausa a pressão aumenta. Isso ocorre pois os hormônios femininos protegem os vasos sanguíneos. Logo, repor hormônio ajuda na pressão arterial.

Porém, se você é hipertensa, é necessário regularizar a pressão e estabilizá-la, antes de iniciar a terapia de reposição hormonal.

MENTIRA 7: NÃO PODE REPOR HORMÔNIO SE VOCÊ TEVE QUALQUER TIPO DE CÂNCER – É MENTIRA

Os únicos cânceres que são contraindicações para terapia de reposição hormonal são:

  • Câncer de mama;
  • Câncer de endométrio;
  • Um tipo de câncer de ovário, muito raro, chamado endometrioide.

Ou seja, nos demais casos de câncer é possível utilizar hormônios. Além disso, estudos comprovam que o uso de terapia de reposição hormonal protege contra o câncer de intestino, que é o terceiro tipo que mais ocorre entre as mulheres.

MENTIRA 8: NÃO PODE REPOR HORMÔNIO SE VOCÊ TEVE TROMBOSE OU TROMBOEMBOLISMO OU TROMBOFILIAS – É MENTIRA

A Reposição Hormonal Na Menopausa Causa Trombose?

Um estudo recente, chamado de Estudo Esther, comprovou que quando a reposição é feita por vias não orais, pode ser usada em pacientes que sofreram trombose, tromboembolismo ou trombofilias.

Logo, é possível fazer a terapia de reposição hormonal transdérmica, através de gel, adesivo ou implantes.

Apenas quando realizado pela via oral, há risco de fatores trombogênicos, pois ocorre a metabolização através do fígado.

Conclusão sobre a terapia de reposição hormonal

Por fim, se você está sofrendo com os sintomas da menopausa, agora você tem condições de argumentar como seu médico e decidir o que é melhor para você. Logo, se você tinha receio de usar a terapia de reposição hormonal, agora já tem consciência de todas as mentiras que envolvem este tratamento.

Nunca esqueça de procurar um bom profissional e sempre questioná-lo. Você precisa participar, ativamente, da manutenção da sua saúde e qualidade de vida.

Está na suas mãos dar um basta no sofrimento e fazer da menopausa a melhor fase da sua vida!

É possível e eu estou aqui para te ajudar!

Não se esqueça que manter um estilo de vida saudável é o primeiro e principal passo! Sem isso, nada funciona!

Porém, infelizmente, ainda existem milhares de mulheres que não possuem essas informações e continuam sofrendo com os inúmeros sintomas da menopausa. Portanto, compartilhe esse artigo com outras mulheres.

Juntas, vamos quebrar paradigmas e estabelecer um novo padrão de vida na menopausa! Afinal, todas nós temos o direito e o dever de ser feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *