SERÁ QUE O CHÁ DE AMORAS PODE SER PERIGOSO COMO TRATAMENTO PARA MENOPAUSA? DESCUBRA AQUI A RESPOSTA

Chá Para Menopausa feito de folhas de amora miura
Chá Para Menopausa feito de folhas de amora miura

Você, que está na menopausa ou próxima dela ou conhece alguém, talvez sua mãe ou uma amiga que estejam se queixando dos sintomas, está usando ou pensando em usar o chá para menopausa feito de folhas da amora miura?

Será que qualquer mulher pode usar? Será que traz benefícios? Será que tem efeitos colaterais?

Analise os principais aspectos com bastante atenção, a fim de avaliar se vale a pena ou não tomar para te ajudar no alívio dos sintomas da menopausa.

Por que é tão popular o chá para menopausa de amora?

Então, a amora veio do Oriente e se adaptou muito bem ao nosso clima. Tanto que é encontrada com facilidade em feiras e, inclusive, é possível de ser plantada na sua casa. Além disso, sem a necessidade de prescrição médica.

Justamente por isso, vem se tornando a cada dia mais popular, principalmente pelo fato de ser bastante acessível.

O chá de amora para menopausa vem sendo utilizado por muitas mulheres, não somente como tratamento para o calorão da menopausa, mas também como anti-inflamatório, antioxidante, anti-câncer, como diurético, para o rim e fígado.

Agora, não é porque funcionou para sua amiga que poderá funcionar para você!

O chá de amora para menopausa funciona como tratamento de reposição hormonal?

De acordo com os relatos, algumas mulheres acham que esses chás funcionam e outras não. Ou será que isso tem a ver com o efeito placebo?

Ou seja, a pessoa acredita que aquilo funciona realmente e acaba dando tudo certo, mas será que tem algum efeito específico? Será que está resolvendo seu problema?

Esse é grande cuidado que se deve ter ao tomar ou pensar em tomar o chá para menopausa.

Muitas mulheres têm muitas dúvidas em relação à reposição hormonal. Não sabem quando devem fazer, qual o tipo de reposição mais adequado e muitas outras dúvidas.

Caso você seja uma delas, não deixe de ler esse artigo sobre reposição hormonal.  Tenho certeza que encontrará o melhor tratamento e que vai te ajudar a resolver todos os seus problemas da menopausa.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Existem contraindicações para usar o chá feito das folhas de amora miura?

Para uma melhor compreensão sobre as contraindicações do chá de amora para menopausa, é importante saber o que os principais trabalhos dizem e suas respectivas contraindicações.

Então, alguns trabalhos foram feitos, mas são muito discordantes quanto à sua utilização e contraindicações:

1º TRABALHO:Não tem efeito estrogênico, logo, se não tem estrogênio, agiria por um outro mecanismo de ação e não teria contraindicação, principalmente para quem tem câncer de mama ou de endométrio.

2º TRABALHO: Tem efeito estrogênico, não do estradiol, que é aquele que mais perdemos, mas da estrona. Acontece que isso favorece o aumento o risco de câncer de mama. Então, na existência de uma lesão precursora ou em casos de câncer de mama ou câncer de útero, não poderia tomar.

3º TRABALHO:  Tem um efeito semelhante ao estradiol. Nesse caso, é o 17 beta-estradiol e diz que, apesar de sua ação ser fraca, mas como é semelhante ao do nosso hormônio principal, é contraindicado para quem tem ou teve câncer de mama, câncer de endométrio, trombose e doença hepática.

4º TRABALHO: O efeito é semelhante às isoflavonas, isto é, os hormônios da soja. Dessa forma, é provável que interfira na função da tireoide, na absorção do cálcio, na absorção do ferro e ainda favorece o desenvolvimento da dermatite. Então, se você tem algum desses problemas, por exemplo, osteoporose, osteopenia e anemia, não seria recomendado usar.

Como são divergentes esses quatro trabalhos, não é mesmo?

De acordo com esses resultados, já é possível ter uma noção das razões para usar, não usar, quando usar e de que forma usar.

Então, algumas mulheres não deveriam usar o chá para menopausa de amora, principalmente por suas contraindicações.

Caso tenha se interessado por esses trabalhos e gostaria de se aprofundar mais pode entrar no seguinte artigo que falo sobre tratamentos naturais para menopausa.

O chá de folhas de amora tem benefícios comprovados cientificamente?

Na verdade, não há uma concordância na literatura quanto aos seus benefícios.

Por isso, é preciso prestar muita atenção se você está usando ou ainda se está pensando em usar, principalmente pensando na sua saúde.

É um cuidado a mais que se deve ter, especialmente porque o uso desse chá ainda não foi comprovado cientificamente. E é claro que toda mulher precisa estar cercada de toda segurança, principalmente em se tratando da sua saúde.

O chá de folhas de amoras é apoiado pelas Sociedades Médicas?

Todos esses estudos são muito divergentes e não possuem qualquer respaldo das Sociedades Médicas que tratam a menopausa e climatério, como a SOBRAC, IMS e NAMS.

Apesar de fazer parte da medicina popular, muitas mulheres usam, funcionando para algumas e não funcionando para outras. Mas se você parar e pensar que nem as Sociedades Médicas apoiam o seu uso, é porque seus benefícios não são confirmados.

Mais pesquisas e estudos devem ser realizados para comprovar sua real eficácia. Por isso que entidades como a SOBRAC, IMS e NAMS não podem garantir se realmente funciona ou não, se faz mal à saúde ou não.

Vale a pena correr o risco?

Talvez você pense que é fácil de usar, é acessível, não precisa de uma prescrição médica, mas será que vai te fazer bem?

Muitas vezes, algumas mulheres começam a tomar o chá para menopausa porque está funcionando com um familiar ou uma amiga ou mesmo porque não encontraram um tempo para irem ao seu ginecologista.

Você pode até usar, mas não pode deixar de se programar para ter uma periodicidade com seu médico ginecologista.

E por que as mulheres devem ir ao ginecologista? Ele vai avaliar a mama para ver se tudo está indo bem, seu útero e ovários, sua massa óssea, a sua parte cardiovascular, tireoide e ver tudo o que você está tomando.

Será que está resolvendo outros problemas que a menopausa pode te trazer, sem você nem mesmo se dar conta? Muitas vezes, podemos ter alguns sintomas e até por falta de informação e conhecimento, não sabemos se isso tem a ver ou não com a menopausa.

Saiba que se você tem, por exemplo, uma osteopenia, o chá para menopausa pode estar interferindo na absorção do cálcio, podendo evoluir para uma osteoporose. Pense que é pior ainda.

As isoflavonas, por exemplo, elas interferem no metabolismo dos nossos próprios hormônios da tireoide e é necessária muita precaução.

Ou se existem precursores para outras doenças, como o câncer de mama, é outro cuidado a ser observado.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Qual tratamento de reposição hormonal escolher para a menopausa?

Quando uma mulher procura um tratamento para reposição hormonal, um de seus principais objetivos é aliviar todos aqueles sintomas e sinais, como calorão, ressecamento vaginal, falta de libido, etc.

Caso você esteja pensando em usar o chá para menopausa feito a partir da amora, é importante usar o bom senso e ter consciência dos seus efeitos colaterais e, principalmente de suas contraindicações.

A grande maioria das mulheres pensam que os chás feitos à base de plantas, não trazem nenhum risco. Mas não é bem assim que acontece!

Até mesmo alguns tratamentos para a menopausa utilizam na sua composição algumas plantas. A questão é que algumas substâncias contidas nessas plantas, mesmo sendo naturais, podem te trazer efeitos colaterais, principalmente quando utilizados de forma incorreta.

Se quer saber mais sobre sobre este tema tenho um artigo onde falo quais são os outros tratamentos naturais para menopausa que existem. Converse com o seu médico e quem sabe não encontram juntos um tratamento de reposição natural que se adeque melhor a você?

Por tudo isso, tenha em mente que é apenas o médico especialista que poderá lhe indicar qual tratamento mais adequado e mais eficaz para o seu caso, seja sintético ou natural.

De repente, você acha que como está se sentindo melhor, o calorão e outros sintomas desapareceram, não precisa ir mais ao médico. Não ignore isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *