A REPOSIÇÃO HORMONAL NATURAL FEMININA É UM TRATAMENTO EFICAZ PARA COMBATER OS SINTOMAS DA MENOPAUSA?

reposição-hormonal-natural-feminina
reposição-hormonal-natural-feminina

A terapia de reposição hormonal natural feminina é um assunto que gera muitas dúvidas e controvérsias. Há mulheres que relatam resultados incríveis, enquanto outras dizem que o tratamento hormonal natural não resolveu as suas queixas. Mas afinal, qual é a verdade sobre esse assunto?

Para uma mulher que está entrando ou já entrou na menopausa, essa é uma questão de extrema importância. É uma escolha que vai afetar diretamente sua qualidade de vida. Por isso, é preciso que haja muita cautela.

Antes de tomarmos qualquer decisão na vida, o mais importante é buscar informação, principalmente quando falamos de saúde. Só assim temos a garantia de que estamos fazendo a melhor escolha.

Quando falamos em reposição hormonal natural feminina, temos dois grandes destaques. Um deles é a isoflavona, que é o hormônio feminino natural encontrado na soja. O outro, também bastante conhecido, é o chá das folhas de amora.

Mas afinal, será mesmo que esses tratamentos são capazes de tratar os sintomas da menopausa? Será que eles podem aliviar calorão, alterações de humor, ressecamento vaginal e tantos outros problemas que as mulheres enfrentam nesse período?

É sobre esse assunto que eu quero tratar com você nesse artigo. Vamos entender como funciona a terapia de reposição hormonal natural feminina. O que dizem os estudos, as pacientes, os especialistas e as sociedades sobre esse tratamento?

A TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL NATURAL FEMININA E GARANTIDA?

A reposição hormonal natural feminina, assim como qualquer outro método, possui vantagens e desvantagens. Por isso, na hora de tomar uma decisão, é preciso conhecer e balancear cada uma delas.

Além disso, é muito importante que você sempre se lembre que ninguém é igual a ninguém. Cada organismo é um e reage de uma forma diferente. Se uma amiga fez um tratamento e teve resultados incríveis, isso não garante que o mesmo será bom para você. Da mesma forma, nem sempre algo que te fez bem pode ser bom para sua amiga.

Por conta disso, precisamos deixar bem claro que a reposição hormonal natural feminina não é um método garantido. Ela pode trazer bons resultados como também pode não fazer diferença nenhuma nos sintomas da menopausa.

O mais importante quando falamos de saúde é o conhecimento. Muitas vezes, seja por termos inseguranças ou por falta de conhecimento, acabamos sofrendo de problemas que poderiam ter soluções muito simples.

Por isso, nunca deixe de se informar. Hoje em dia, temos o acesso à informação na ponta de nossos dedos através da internet. Então, aproveite! Procure dados e opiniões de bons especialistas. Converse com seu médico ginecologista, explique suas dúvidas e decida com ele qual método se adequará melhor para você.

Se esse assunto interessa a você, continue lendo o artigo até o final  para entender mais sobre:

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

A IMPORTÂNCIA DE FAZER ACOMPANHAMENTO MÉDICO

É muito importante que você faça sempre o acompanhamento com um bom médico. Somente um profissional pode te ajudar a avaliar a sua situação de maneira ampla e segura. Assim, você poderá decidir com segurança se irá ou não optar pela reposição hormonal natural feminina.

A menopausa é um processo natural do corpo, pelo qual todas as mulheres passam. Só que essa é uma fase de muitas mudanças, com as quais pode ser difícil de lidar. No entanto, não devemos deixar de aproveitá-la, muito pelo contrário. Devemos estar sempre em busca de nos sentirmos bem e felizes, independente da idade ou da situação.

Quando você tem acompanhamento médico, faz exames e tira suas dúvidas, fica muito mais fácil passar pela menopausa. Você consegue decidir com muito mais segurança se deseja fazer um tratamento ou não.

Além disso, a menopausa não é algo que acontece do dia para a noite, e sim um processo. Portanto, você vai precisar do acompanhamento de um profissional ao longo de anos, e quem sabe até mesmo décadas.

O mais importante é buscar aquilo que te faça se sentir melhor  e mais confiante. E a única forma de fazer isso é se informando sobre as suas opções, tirando dúvidas com seu médico e testando.

Vale lembrar também que a reposição hormonal natural feminina não precisa ser seu único e definitivo método. Se você começar o tratamento e ao longo do tempo se não ver resultados, pode pará-lo.

Outro detalhe importante é que as consultas devem ser constantes. De nada adianta ir ao médico uma vez ao ano, por exemplo. A reposição hormonal natural feminina é algo que deve ter acompanhamento constante. O ideal é que as visitas ao consultório ocorram em média de duas a três vezes por ano para que seu médico acompanhe a sua resposta ao tratamento selecionado para você.

REPOSIÇÃO HORMONAL NATURAL FEMININA COM CHÁ DE AMORAS

A reposição hormonal natural feminina com chá de amoras é uma das mais conhecidas depois da isoflavona. Ela é muito comentada e difundida na medicina popular, tendo diversas adeptas.

Existem muitas mulheres que garantem ter utilizado esse tratamento e obtido excelentes resultados. Muitas dizem que tiveram alívio de sintomas, diminuição do calorão e aumento na lubrificação vaginal.

Já outras dizem que utilizaram esse método e não observaram nenhuma diferença positiva em seus organismos

Da mesma forma, existem alguns médicos que recomendam o uso do chá de amora na reposição hormonal natural feminina. Enquanto outros são completamente contra ou nem mesmo possuem conhecimento sobre o assunto.

Mas o que leva as pessoas a acreditarem que o chá de amora possa aliviar os sintomas da menopausa?

O que acontece é que o chá de amora é considerado um fitoestrógeno. Isso quer dizer que ele se comporta como o estrógeno fraco dentro do organismo de acordo com raros estudos publicados sobre o tema. E é exatamente esse o hormônio cuja produção diminui em nosso corpo quando entramos no período da menopausa.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

ESTUDOS CLÍNICOS SOBRE A REPOSIÇÃO HORMONAL FEMININA COM CHÁ DE AMORA

A reposição hormonal natural feminina com chá de amoras foi pouquíssimo pesquisada até hoje. Não existem muitos materiais disponíveis para serem analisados. Porém, vou falar a seguir de três estudos e suas conclusões sobre esse tema:

PRIMEIRO ESTUDO

Esse estudo foi realizado com ratas. Primeiro, elas tiveram seus ovários removidos. Em seguida, passaram a receber doses de chá de amora.

Com o tempo, os pesquisadores perceberam que elas tiveram o útero e a vagina estimulados, e que seus níveis de estrógeno aumentaram.

Eles puderam concluir então que o uso do chá de amora trouxe sim resultados positivos. No entanto, não conseguiram determinar exatamente onde esses efeitos aconteceram. Isso porque  os efeitos  podem tanto ter acontecido nos receptores de estrógeno quanto estimulando a glândula adrenal, que também produz hormônios.

Mesmo não se sabendo de fato o que trouxe resultados eles foram positivos para as ratas. No entanto, isso não garante que eles também seriam bons para seres humanos.

SEGUNDO ESTUDO

Um segundo estudo demonstrou que o chá de amoras tem um efeito semelhante ao das isoflavonas no tratamento da menopausa. Assim como elas, ele também é colocado na categoria de fitoestrógeno.

Esses estudos também são direcionados para a melhoria dos calorões para a melhora do ressecamento vaginal. Isso tudo serve para aumentar a qualidade de vida da mulher.

A lubrificação é muito importante para todas as mulhers, e não somente para as que têm vida sexual ativa. Isso porque a sua falta pode causar desconforto, infecção urinária e até mesmo causar uma incontinência no futuro.

TERCEIRO ESTUDO

O terceiro estudo relata que o chá de amora pode apresentar no organismo feminino um efeito semelhante ao hormônio estrona que é um estrogênio que aumenta na menopausa.

REPOSIÇÃO HORMONAL NATURAL FEMININA COM ISOFLAVONA

A isoflavona é o hormônio da soja, que é um dos mais usados na reposição hormonal natural feminina e o mais estudado com vários artigos já publicados sobre o tema.

Muitas mulheres utilizam esse método e relatam ter excelentes resultados. Por outro lado, também existem muitas que dizem já ter usado e não ter obtido melhora alguma nos sintomas da menopausa.

Como dissemos no começo, cada pessoa reage de uma forma diferente. Muitas vezes, um tratamento pode ser muito bom para uma pessoa e ruim para outra. Por isso, não há nunca como afirmar com 100% de certeza que algo vai ser bom para você.

QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS DA REPOSIÇÃO COM ISOFLAVONA?

Diferente do chá de amora, existem muitos estudos sobre o uso da isoflavona. Portanto, existem muito mais profissionais e pacientes adeptos.

A isoflavona  é um fitoestrógeno dentro do organismo, com isso ao ocupar os receptores nas células estimula as células a funcionarem. Os estudos mostram que as isoflavonas tem uma ação em dois tipos de receptores, com ação protetora nas mamas pois ocupa receptores que não estimulam o tecido mamário e ao mesmo tempo ocupa receptores que estimulam o tecido ósseo e o vaginal.

Como já falamos acima, os estudos apontam que essa reposição hormonal natural feminina pode ajudar tanto nos calorões quanto na lubrificação. Dessa forma, a mulher consegue ter uma qualidade de vida muito melhor e semelhante àquela que tinha antes da menopausa.

A REPOSIÇÃO COM ISOFLAVONAS CAUSA EFEITOS COLATERAIS?

Sim! Assim como qualquer tipo de tratamento, a reposição hormonal natural feminina com  isoflavonas pode trazer efeitos colaterais.

Por isso, é extremamente importante realizá-la sempre com acompanhamento médico. Mas quais são esses efeitos, afinal?

Um dos principais é o de interferir no metabolismo da tireoide. Por isso, esse tratamento é contraindicado para mulheres que já tenham algum problema na tireoide.

Outro efeito colateral  é o de diminuir a absorção de ferro pelo organismo. Isso pode acabar acarretando em diversos problemas de saúde, como por exemplo a anemia.

Vale lembrar também que para que haja a absorção das substâncias, é preciso ter uma flora intestinal saudável. Caso contrário, essa absorção será falha e os possíveis resultados não irão aparecer. Essa pode, inclusive, ser a causa pela qual muitas mulheres não têm resultados com esse tratamento.

AS MULHERES ORIENTAIS E O CONSUMO DE SOJA

Não existe nenhuma comprovação científica sobre a eficácia do consumo de soja no tratamento da menopausa. No entanto, existe um fato bastante curioso em relação a isso.

É o seguinte: no Oriente, as pessoas consomem muito mais soja do que no Ocidente. Esse é um alimento que está presente no cardápio das mulheres com uma frequência muito grande, desde crianças.

E os sintomas da menopausa são muito mais intensos entre as mulheres ocidentais do que entre as orientais. As mulheres que vivem no Oriente sofrem muito menos durante esse período do que as do Ocidente.

Logo, concluímos que há a possibilidade desses dois fatos estarem interligados. No entanto, também é possível que essa falta de sintomas não esteja relacionada somente com a isoflavona presente na soja.

O fato é que, muito provavelmente, isso aconteça principalmente devido ao estilo de vida do povo oriental. Esse estilo de vida é muito mais saudável e regrado, favorecendo assim uma menopausa mais tranquila.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

O EFEITO PLACEBO NA REPOSIÇÃO HORMONAL NATURAL FEMININA

Muitos especialistas que são contra a reposição hormonal natural feminina acreditam que os resultados obtidos nada mais são do que efeito placebo. Mas afinal, o que é isso?

O efeito placebo é o nome que se dá quando uma pessoa recebe uma pílula que não contêm nenhum ativo, e por acreditar que é verdadeiro, ela acaba se sentindo melhor.

Alguns especialistas acreditam que é exatamente isso que acontece com a reposição natural. Na opinião deles, as mulheres utilizam esses métodos acreditando que eles farão efeito. E que, por conta disso, elas acabam realmente se sentindo melhores, mas que não passa de um efeito psicológico.

Isso, no entanto, é apenas mais uma especulação. Não há nenhuma comprovação de que os efeitos da reposição hormonal natural feminina sejam placebo ou real.

E AFINAL, O QUE DIZEM AS SOCIEDADES DE CLIMATÉRIO E MENOPAUSA?

Independente das opiniões particulares de médicos e pacientes, o que realmente devemos levar em conta é a opinião das sociedades de climatério e menopausa. Existem diversas ao redor do mundo, e  existe um consenso entre elas em relação a esse tema.

De forma geral, podemos dizer que as principais sociedades (NAMS, SOBRAC, ICS e SBEN) não apoiam a reposição hormonal natural feminina. Segundo elas, não existem estudos suficientes que comprovem a eficácia desses métodos.

Além disso, as sociedades não recomendam esses métodos porque não existem pesquisas que demonstrem seus efeitos a longo prazo. Por mais que muitas pessoas relatem excelente resultados imediatos, não há registros do que pode acontecer ao passar dos anos com o uso desses métodos.

A única coisa que existe são alguns estudos que demonstram melhoras de sintomas, como falamos acima. E a grande maioria é sobre a isoflavona, já que os estudos sobre o chá de amora são pouquíssimos.

Portanto, não podemos afirmar que essa reposição hormonal natural feminina seja realmente eficiente ou não. Afinal, pode ser que além de não trazerem resultados reais, elas ainda tragam algum problema com o passar dos anos.

Outro detalhe importante é que, mesmo que funcione para algumas mulheres, isso não garante que vá funcionar para a maioria.

Seja qual for a sua escolha em relação ao tratamento  natural não deixe de fazer seu acompanhamento médico de rotina

Se você tiver amigas ou conhecidas passando por essa fase, não deixe de compartilhar este conteúdo com elas. Vamos nos unir e levar a informação adiante. Afinal, o conhecimento é a nossa única arma para um futuro mais feliz e saudável!

⭐BÔNUS⭐ – 🔥REMÉDIO PARA REPOSIÇÃO HORMONAL FEMININA NATURAL PARA MENOPAUSA – CHÁ DE AMORAS AMENIZA OS SINTOMAS DA MENOPAUSA?🔥

Entra aqui ➤➤➤ Para saber mais sobre Reposição Hormonal

3 Comentários


  1. Bom dia doutora! Tenho 45 anos e tentei usar isoflavona,mas como tenho hipotireoidismo,me deu sintomas como: ficar sem ar a noite qdo estava dormindo. Eu acordava com a garganta como se estivesse fechando! Sufocada! Não sei se era da tireóide! Por isso parei de tomar.Agora voltaram os calorões,frio noturnos e não consigo dormir,pq fico me cobrindo e descobrindo a noite toda. Não descanso,amanheça cansada,com sono,irritada e com corpo dolorido. É seguro fazer reposição hormonal sem ser método natural? Faço exames regularmente. Não tenho fator genético na família! Obrigada!

    Responder

    1. Oi Lilian… a Terapia de reposição hormonal te trará benefícios além das suas queixas atuais de forma preventiva para que você não tenha doenças cardiovasculares como infarto e derrame e também a previna de osteoporose e fraturas. Atualmente os hormônios que são usados têm a molécula semelhante a que ovário produz, com isso você pode se sentir mais segura.

      Responder

      1. Boa tarde doutora! Estou tomando Aplause( fitoterápico) à cinco dias, mas o efeito só se manifesta com duas semanas! E continuo sem dormir com os mesmos sintomas! Estou relutante em fazer reposição hormonal artificial por medo de problemas futuros como câncer! Não tenho fator genético e gostaria de tentar os naturais antes. Mas se não tiver resultados, começarei a tomar(Totelle). Espero que resolva esses sintomas terríveis!! Obrigada doutora! Me sinto mais segura com sua resposta anterior! Abraços!

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *