O QUE COMER NO CAFÉ DA MANHÃ PARA EMAGRECER APÓS OS 40

No ABC da Menopausa de hoje, eu vou te ensinar o que comer no café da manhã após os 40 para emagrecer!

Isso mesmo! Até o final deste artigo você vai conhecer 3 opções para revolucionar o seu seu café da manhã, começar a perder peso e a ganhar saúde.

Por isso, compartilhe este conteúdo com mais mulheres que já passaram dos 40 e estão lutando contra o peso!

Unidas somos mais fortes e, portanto, precisamos ajudar umas as outras a ficar #MagraEmCasa.

Preparada para vira o jogo?

O QUE COMER NO CAFÉ DA MANHÃ APÓS OS 40 PARA EMAGRECER?

O que influencia o metabolismo? 

Primeiramente, precisa ficar claro que o nosso metabolismo é influenciado por diversos fatores como:

  • idade;
  • sexo;
  • hormônios;
  • tipos de alimentos;
  • composição corporal e taxa metabólica basal (TMB);
  • atividade física;
  • sono;
  • estresse.

Assim sendo, o metabolismo muda com os anos. E isso acontece para qualquer pessoa.

Saiba que, em média, acumulamos cerca de 500 gramas a mais em cada ano que passa. Parece pouco, não é mesmo? Mas quando pensamos em 10, 20 anos ou mais, essas poucas gramas acumuladas anualmente se transformam em um grande excesso de peso!

Além disso, após os 30 anos é comum a redução dos músculos, principalmente para quem não pratica exercícios de força. Isso deixa o metabolismo ainda mais lento, contribuindo para o acúmulo de gordura. Aliás, outro fator que acelera a perda de massa muscular é o uso de anticoncepcionais, pois fazem com que a mulher, desde jovem, tenha menos testosterona livre disponível. Ou seja, mais um ponto que reduz a taxa metabólica basal e a massa muscular mesmo antes dos 40 anos.

Como já vimos, o resultado de tudo isso é o acúmulo de peso, principalmente na forma de gordura abdominal.

O que acontece com o metabolismo após os 40?

Inegavelmente, a redução dos hormônios após os 40 anos interfere ainda mais no metabolismo.

Assim sendo, passamos a enfrentar a falta de testosterona e estrogênio, o que contribui para a resistência à insulina. Tudo isso contribui para a redução da massa muscular e aumento da massa gorda. Tal mudança de composição corporal e acúmulo de gordura abdominal geram grandes prejuízos à saúde.

Do mesmo modo, a carência hormonal somada ao sedentarismo, estresse e sono de baixa qualidade torna tudo pior!

Por isso, estar magra não é estética!

Entenda que estar no peso ideal é um fator primordial para a manutenção da sua saúde e qualidade de vida. Assim, o resultado estético vem de brinde!

Ter uma circunferência abdominal maior que 88 cm representa fator risco aumentado para várias doenças.

O que significa estar fora do peso e/ou ter barriga? 

Estar acima do peso e ter barriga, mesmo para aquelas mulheres que são magras e têm só uma barriguinha, significa que:

  • Você tem um órgão a mais, uma vez que a gordura abdominal trabalha como um órgão endócrino. Assim, libera substâncias que geram INFLAMAÇÃO crônica, o que afeta o corpo como um todo ;
  • Desse modo, a inflamação crônica causa aumento do risco de desenvolvimento de várias doenças;
  • Por isso, há maior risco para cânceres, síndrome metabólica, doenças degenerativas e demências;
  • É provável ainda que ter barriga afete a sua autoestima, já que muitas vezes a mulher não se sente bem com determinadas roupas ou até mesmo passa a ter vergonha de tirar a roupa, inclusive na frente do parceiro, afetando a sexualidade.

Em resumo, ter barriga expressa que você está perdendo saúde!

Repito, não é estética!

Você precisa perder essa barriga o mais rápido possível!

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Quais as piores opções para comer no café da manhã após os 40?

Atenção! Tudo o que tem mais carboidratos, de elevado e moderado índice glicêmico, é uma péssima opção de café da manha após os 40 ou na menopausa.

Por isso, elimine:

  • Carboidratos simples refinados e industrializados, como: pão, bolachas, biscoitos e similares, derivados do trigo (que contém glúten);
  • Pães, mesmo os caseiros ou integrais;
  • Tapioca simples, ou seja, sem a adição de outros alimentos para enriquecê-la e reduzir o índice glicêmico;
  • Pão de queijo;
  • Sucos de frutas, tanto o natural quanto o da indústria;
  • Sucos verdes, pois contém frutas;
  • Leites de vaca, de soja e de arroz;
  • Farinha de aveia que, apesar de não ter glúten, apresenta alto índice glicêmico (IG).

O que comer no café da manhã para emagrecer após os 40?

Para que você consiga emagrecer de uma vez por todas, vou te dar 3 opções de café da manhã após os 40!

OPÇÃO 1 –  COMER NADA – JEJUM INTERMITENTE

A primeira opção de café da manhã após os 40 é na verdade ficar sem comer.

Assim sendo, ficar em jejum por algumas horas todos os dias tem inúmeros benefícios como:

  • dar um repouso para a célula desintoxicar;
  • não ativar a insulina;
  • ativa o GH, hormônio que estimula o metabolismo.

Dessa maneira, em jejum seu cérebro mobiliza a gordura da barriga como fonte de energia. Isto porque esse é um órgão que não pode ficar sem energia. Por isso, se você ficar sem comer por um período, ele vai quebrar a gordura para suprir as suas necessidades.

Para isso, algumas dicas são:

  • Pratique o jejum intermitente. Um exemplo é o 16/8, porém existem outros protocolos que podem ser seguidos;
  • Exemplo: se jantar às 20 horas, a primeira refeição pode ser o almoço às 12 horas;
  • Neste intervalo, você pode tomar líquidos como água, café e chás (sem açúcar);
  • Se você escolher seguir o jejum intermitente, pode ir se adaptando gradativamente até ficar confortável com ele. 

OPÇÃO 2 – CARDÁPIO CETOGÊNICO

A segunda opção de café da manhã após os 40 é a alimentação cetogênica, que apresenta baixíssimas quantidades de carboidrato. Nesse caso temos:

  • Até 10% de carboidratos, no máximo;
  • Benefícios similares ao do jejum, uma vez que recruta gordura da barriga, ajudando a queimá-la, além de dar mais saciedade;
  • Não aumenta a insulina;
  • Te faz ficar em jejum por algumas horas todos os dias;
  • Além disso, esse cardápio nutre ossos, cabelos, pele e articulações.

  CARDÁPIO CETOGÊNICO no café da manhã após os 40

  • Proteínas: ovo é o campeão, pois dá saciedade, nutre, é fácil de fazer e de comer. Além disso, temos a opção dos queijos, mas é preciso escolher o menos calórico e não exagerar. Outra boa opção é o whey protein; 
  • Frutas sem açúcar: como abacate e coco;
  • Bebidas: água, café e chá;
  • Para adoçar, caso prefira: stévia ou xilitol.

OPÇÃO 3 – CARDÁPIO LOW CARB

A terceira opção de café da manhã após os 40 é a alimentação low carb, que permite a ingestão de mais carboidratos do que a cetogênica. Assim, temos:

  • Pouco carboidrato. Então, até 30% de carboidratos complexos;
  • A low carb pode ser eita se você se sente mal fazendo a cetogênica;
  • Essa alimentação também pode ser feita de você está no peso, sem barriga e quer manter seus resultados;
  • Se você treina e precisa aumentar a massa magra, consumir um pouco mais de carboidratos ajuda na construção muscular. Assim, aumenta a perda da barriga de forma indireta.

CARDÁPIO LOW CARB no café da manhã após os 40

  • Proteínas + carboidratos: oleaginosas, como amêndoas e nozes;
  • Carboidratos complexos: farinhas de quinoa, linhaça, amaranto;
  • Frutas com pouco açúcar: morango, amoras, mirtilo ;
  • Leite de coco e de amêndoas ( atenção à quantidade!)
  • Pães de outras farinhas: linhaça, quinoa, tudo depende dos seus objetivos.
café da manhã após os 40
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Qual cardápio escolher no café da manhã após os 40?

A escolha de um dos cardápios acima depende de onde você quer chegar e do quanto você se sente bem com cada um deles.

Assim, se você consegue praticar o jejum, essa é a melhor opção!

Agora, se você sente necessidade de comer de manhã, pode adotar a cetogênica.

Porém, se você se sente mal com tão pouco carboidrato, pode escolher a low carb.

Desse modo, o melhor é testar e ver o que funciona melhor para você!

Concluindo, essas 3 opções vão te ajudar a VOCÊ PERDER BARRIGA E GANHAR SAÚDE.

Não perca tempo! Comece já a mudar o seu café da manhã para emagrecer!

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Persista e não desista até obter o resultado que você tanto sonha!

3 Comentários


  1. Bom dia Dr. Tenho 56 anos mas o pior e85k e
    Md1,59 fiz1hysterectomi à 17 anos sou setressada sou casada mas nao tenho relações a mais 1 ano tenho o entestino PRESO agora estava inflamado fiz análises estava todo bem tenho 2 filhos.Omais importante é emagrecer mas não estou aconseguir bebo 2l de água por dia como ovo no café da manhã trabalho 8h adorava a sua ajudaou uma tabela obrigada Gratidao fique com Deus Gratidao. Rosa

    Responder

  2. Vou procurar seguir uma das 3 opções p café manhã ..tenho 52 anos . 1,48 altura peso atual 72 kg ..me sinto mal além de saber d risco p minha saúde.

    Responder

  3. Bom dia Doutora, tenho 49 anos, me chamo Ivana, nunca cheguei a 89 kg, estou desesperada, treino todos os dias, e não perco uma grama, por favor me ajude😌, não tenho mais vontade de sair de casa. Bjs fique com Deus🙏🏻

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