LOW CARB É BOM PARA EMAGRECER APÓS OS 40 E NA MENOPAUSA?

Você já ouviu falar de alimentação low carb na menopausa? 

Será que é um método bom para emagrecer após os 40 anos?

Me acompanhe e conheça a estratégia que eu indico para todas que querem manter e/ou perder peso. Afinal, estar magra é uma questão de saúde!

Antes de iniciarmos, compartilhe este conteúdo do ABC da Menopausa com mais mulheres que estão perdendo saúde e felicidade por causa dos quilos extras na balança.

Se tiver atitude e perseverança, ninguém precisa sofrer com isso.

LOW CARB É BOM PARA EMAGRECER APÓS OS 40?

O que é o cardápio low carb?

Primeiramente, o cardápio low carb nada mais é do que a redução dos alimentos que pertencem ao grupo de determinados carboidratos.

Portanto esta alimentação prioriza a comida que está nos reinos animal e vegetal, ou seja, aquilo que está na natureza. Em outras palavras, os alimentos industrializados devem ser evitados ao máximo.

Quais os benefícios do cardápio low carb na menopausa e antes dela?

Surpreendentemente, restringir o consumo de carboidratos traz inúmeros benefícios. Confira logo abaixo:

  • Reduz a resistência à insulina, condição que fica facilitada após os 40 anos, devido a redução do estrogênio. Assim, a alimentação low carb previne e reduz o acúmulo de gordura na barriga;
  • Com efeito, a redução da resistência à insulina diminui o risco para diabetes tipo 2;
  • Do mesmo modo, a melhoria da resistência à insulina ajuda a manter a forma corporal feminina acinturada;
  • Dá mais saciedade, pois a comida de verdade que tem mais fibras, não aumenta a insulina e, portanto, reduz a fome;
  • Diminui triglicerídeos e colesterol;
  • Reduz aterosclerose e, consequentemente, o risco para infarto e AVC;
  • Diminui risco para demências e cânceres;
  • Reduz a compulsão/ansiedade, que são efeitos rebote causados por carboidratos palatáveis;
  • Ajuda a emagrecer e, por isso, aumenta a autoestima;
  • Melhora o sono e os níveis de energia.

Quais são os alimentos permitidos na low carb? 

  • Todas as verduras todas e a maioria dos legumes. Isto porque estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e água. Dessa forma, contribuem para a saciedade, fazendo com que a gente sinta menos fome, melhorando o metabolismo celular e a flora intestinal;
  • Frutas, principalmente as vermelhas e mais azedas. Apesar de possuírem vitaminas, minerais, fibras e água, é preciso ter moderação além de fazer as escolhas certas. Assim, quando menos açúcar, menos doce o sabor e menor o índice glicêmico. Aliás, nem pense em fazer suco. Ok? Consuma sempre a fruta inteira. Logo, as melhores opções são:
    • coco;
    • abacate;
    • morango;
    • amoras;
    • mirtilos;
    • framboesas;
    • limão.
  • Proteínas animais, que também são acompanhadas por gorduras, como:
    • ovos;
    • peixes;
    • carnes bovina e suína;
    • queijos;
    • iogurtes. 
  • Gorduras boas como:
    • azeite de oliva;
    • óleo de coco;
    • cacau 70%;
    • manteiga.

Contudo, é preciso prestar atenção aos excessos, já que mesmo saudáveis, muitos alimentos são calóricos.

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Quais alimentos posso comer sem abusar? 

  • Frutas inteiras e de menor índice glicêmico, como maçã, pêra e maracujá. Lembre-se, quanto mais adocicado for o sabor, maior a chance de ser uma fruto com elevado índice glicêmico;
  • Oleaginosas: amêndoas, nozes, castanha do pará e de caju;
  • Tubérculo: batata doce;
  • Proteínas vegetais, ressaltando que estas também possuem carboidratos:
    • grãos, ervilhas; lentilhas; feijão; arroz integral; grão de bico; quinoa;
    • sementes de girassol e abóbora;
    • sementes ou farinhas de chia, linhaça e amaranto.

Todavia, consumir mais ou menos carboidrato vai depender de como você se sente, dos seus objetivos e se você treina ou não.

Quais alimentos são proibidos na low carb? 

Elimine da sua vida:

  • Farinha de trigo, que contém glúten e carboidrato simples: pães; massas; biscoitos; bolachas; tortas e etc.
  • Farinha de aveia, pois possui muito carboidrato simples;
  • Arroz branco;
  • Tubérculos: batata comum, mandioca; inhame
  • Refrigerantes, álcool, suco de frutas;
  • Açúcar: mascavo, de coco, demerara;
  • Adoçantes em geral, exceto stevia.

Low carb é bom para emagrecer? Por quê?

Sim! Um cardápio low carb é muito bom para emagrecer porque atua contra os problemas mais comuns após os 40 anos.

Sendo assim, a partir dessa idade caem os hormônios e com isso aumenta-se a resistência à insulina.

Então, quanto mais carboidratos ingerimos, maior a resistência à insulina e maior o acúmulo de gordura na barriga.

Portanto, a alimentação low carb diminui a resistência à insulina, ajuda a desinflamar, restaurar o metabolismo e emagrecer. 

Como fazer uma alimentação low carb na menopausa? 

  1. Faça sua lista de compras semanal;
  2. Aprenda a levar para casa comida de verdade;
  3. Jogue no lixo a “comida veneno” da sua despensa; 
  4. Vá se adequando passo a passo. É normal falhar, principalmente no começo. Por isso, não desista; 
  5. Pense todos os dias nos benefícios para sua saúde;
  6. Imprima os benefícios para você relembrar até automatizar;
  7. Persista até virar um hábito.
LOW CARB É BOM PARA EMAGRECER APÓS OS 40 na menopausa
LOW CARB É BOM PARA EMAGRECER APÓS OS 40!

Conclusão

Em resumo, a alimentação low carb é importantíssima para a manutenção da saúde. 

Veja que, a ingestão clássica de carboidratos, presente na famosa pirâmide alimentar, é de 60%. Não é atoa que 50% da população está obesa ou com sobrepeso! Isso é carboidrato demais!

Como vimos, tal excesso desencadeia mais doenças do coração, pressão alta, colesterol, diabetes, Alzheimer, demências, cânceres e doenças autoimunes.

Sendo assim, são muitas doenças, muitos remédios e muitos sofrimentos que podem ser evitados com base em uma alimentação certa e saudável.

Comece já! Vire esse jogo ao seu favor!

Por fim, para aprender mais dicas sobre alimentação certa na menopausa, emagrecimento e muito mais, me acompanhe no Instagram, Facebook, YouTube e Telegram!

Que sejamos mulheres unidas, magras, saudáveis e felizes na menopausa!

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