Você conhece a tibolona? Já usou ou está usando?
Nesse artigo, vou te ensinar tudo sobre esse hormônio para que você consiga tomar as suas decisões com clareza.
O que é tibolona e como ela age?
A tibolona é um hormônio sintético via oral, produzido pela indústria farmacêutica.
Sendo assim, após ser ingerido, divide-se e 3 porções: uma com ação estrogênica, uma progestina e uma androgênica.
Toda mulher pode usar?
Não! A tibolona tem as mesmas contraindicações que as demais terapias de reposição hormonal. Portanto, não podem realizar esse tipo de tratamento: as mulheres que tiveram câncer de mama ou de endométrio, aquelas que têm problemas no fígado, aquelas que já tiveram trombose e tromboembolismo pulmonar e também aquelas que já tiveram complicações vasculares e arteriais, porfiria e lúpus.
Como saber se pode usar?
Para fazer qualquer tipo de terapia de reposição hormonal é necessário realizar uma avaliação geral do seu estado de saúde:
- Útero: se tem mioma/cistos;
- Mamas: se têm nódulos, cistos ou microcalcificações;
- Vagina: se há atrofia;
- Ossos: presença de osteopenia/osteoporose;
- Coração e vasos: presença de aterosclerose/placas.
Conhecer e acompanhar a sua saúde é fundamental para que o hormônio não estimule negativamente, caso haja qualquer contraindicação.
O uso da tibolona tem vantagens?
Sim! Algumas das vantagens são:
- Desenvolvida para tratar sintomas da menopausa: calores, sudorese, irritabilidade, atrofia, redução da libido e osteoporose;
- Baixo custo;
- Fácil uso: oral;
- Fácil prescrição: duas doses, qualquer médico pode prescrever;
- Venda livre.
O uso da tibolona tem desvantagens?
Sim! Algumas das desvantagens são:
- Não é molécula similar à do corpo;
- Efeitos colaterais mais frequentes, de 1 a 10%: são dor abdominal, aumento de peso, sangramento vaginal ou spotting, leucorreia, dor mamária, prurido vaginal, monilíase vaginal, vaginite, aumento de pelos;
- Efeitos colaterais menos frequentes: amnésia (perda de memória), dor de cabeça, vertigem (tontura), distúrbio gastrintestinal, edema (inchaço), enxaqueca, depressão, coceira, distúrbios visuais, dor nas articulações e nos músculos, alterações no fígado.
É recomendado o uso a longo prazo?
Não! As sociedades que tratam menopausa e climatério, segundo consenso de 2018, NÃO RECOMENDAM o uso após 5 anos. Isso porque não há estudos científicos que avaliem o uso a longo prazo.
FIQUE ATUALIZADA!
Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
A tibolona resolve os 76 sintomas da menopausa?
Não! Uma vez que é uma molécula sintética e não é similar à do corpo, a tibolona não é efetiva, comprovadamente, para tratar todos os sintomas. Portanto, os resultados podem variar muito de uma mulher para a outra.
Hormônio tibolona. Usar ou não usar na menopausa?
Eu não prescrevo tibolona, pois meu método é através de bioidênticos. Porém, é preciso avaliar alguns fatores antes de tomar uma decisão:
- Se você tem a opção de um médico que prescreve bioidênticos, essa opção é a melhor para você;
- Caso você tenha um médico que só prescreve Tibolona, a consulta tem preço acessível e você está sintomática, é uma boa opção começar com o que você tem;
- Avaliar se você adapta ou não, se apresenta efeitos colaterais ou não;
- Se a tibolona é a sua única opção no momento e está sintomática, é interessante testar e observar os resultados;
- Caso tenha testado, esteja se sentindo e a tibolona é o que pode pagar, mantenha um acompanhamento periódico.
- Se não ficou bem, suspenda o uso;
- Não deseja usar tibolona? Avalie se dá para esperar encontrar outro médico e continue pesquisando.
Conclusão
Apesar de não ser a opção mais adequada, usar ou não a tibolona depende do seu contexto atual. Ou seja, depende se você tem sintomas ou não, se você tem condições financeiras de arcar com um médico e um tratamento mais caros e etc.
Se a tibolona for a sua melhor opção, vale a pena testar, caso você sofra demais com os sintomas.
Entretanto, independentemente da escolha, é importante fazer uma avaliação antes do início do uso e consultas periódicas para o acompanhamento.
Conforme você for melhorando em todos os aspectos da sua vida, poderá passar para o tratamento com os bioidênticos.
Ou seja, o mais importante é não ficar sofrendo com a menopausa!
Por isso, compartilhe com mais mulheres que têm muitas dúvidas sobre a tibolona. Esse pode ser o primeiro passo para muitas!
Link permanente
Tomei Tibolona por 8 dias. Tive sangramento, a barriga inchou. Parei e comecei com os bio bioidenticos, estradiol, progesterona e testosterona. Ainda estou em fase de experiência.
Link permanente
Eu Deus!!😔
Link permanente
USEI TIBOLONA DURANTE 5 ANOS E SÓ ME FEZ BEM, OS EFEITOS COLATERAIS PRATICAMENTE NÃO EXISTIRAM. O FOCO É A REPOSIÇÃO HORMONAL E NÃO OS EFEITOS SECUNDÁRIOS. QUALQUE AASS INFANTIL VAI CAUSAR EFEITOS PQ TODOS SÃO DROGAS. VALEU A PENA TER FEITO A REPOSIÇÃO HORMONAL.
Link permanente
DR.BOA TARDE;
EU USO TIBOLONA A MAIS DE 20 ANOS E ME SINTO BEM,GOSTARIA DE SABER SE ESTAR NA HORA DE TROCAR EU FIQUEI SABENDO QUE ELA DA PROBLEMA NO CORAÇAO ISSO E VDD OU E MICO. FICAREI MUITO GRATA PELA RESPOSTA
BOA TARDE
Link permanente
Estou tomando natifa pro, 2 meses com sangramento, tomando puran t4 125 hipotireoidismo,
Link permanente
O que a senhora pode falar sobre o suprelle
Link permanente
Bom dia Dra estou passando muito mal de tanto calor não posso repor hormônios tenho um nódulo e tireóide ando péssima não sei mais o que fazer .
Link permanente
Bom dia Dra estou passando muito mal de tanto calor não posso repor hormônios tenho um nódulo e tireóide ando péssima não sei mais o que fazer .
Link permanente
Doutora, na sua opinião a tibolona não é interessante, entendi também que os hormônios bio idênticos são mais caros.
Comecei o uso da tibolona, queria saber se os bio idênticos são muito caros
Link permanente
Boa noite,
Bom saber que a tibolona cai o cabelo, pois eu estou com queda e sem saber o motivo, lendo-o esse comentário pude fazer uma análise. Obrigada por compartilhar esse conhecimento.
Link permanente
Agradeço muito as informações. O meu médico prescreveu a tibolona. Tomei 5 meses e parei pois quando ficava muito tempo em pé, elas inchavam muito. Vou voltar ao médico para ver se ele receita outro tipo de hormônio. Se não fosse o problema do inchaço continuaria tomando, pois em outros aspectos me senti melhor.
Link permanente
Meu endócrino passou estádio gel 0,5 ele tbm é sintético. Tava tomando buona mas o calor noturno continuava esse a ginecologista que passou
Link permanente
Tinha dúvidas mas agora consegui entender sobre o tibola obrigada.
Link permanente
Tomo tibolona porém estou cheia de coceira e os cabelos caindo muito 2 meses que comecei…parei a 3 dias. O que devo substituir? Pois tenho atrofia vaginal.