CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO E PRINCIPAIS CUIDADOS

cancer-de-mama-prevencao 1280
Prevenção do Câncer de Mama

O câncer de mama acomete em torno de 58 mil mulheres todos os anos apenas no Brasil. Se você quer se ver livre desta doença precisa saber sobre prevenção e principais cuidados.

A prevenção é sempre o melhor remédio e disso já sabemos muito bem. Os principais cuidados também são essenciais para você ter uma saúde ainda melhor.

Para realizar a prevenção do câncer de mama e aplicar os principais cuidados é preciso ter conhecimento sobre o assunto. É justamente por isso que estou aqui hoje para ensinar você a se cuidar muito mais.

No artigo de hoje você vai aprender como se forma o câncer de mama e ainda aprendera de cuidados para reduzir seus riscos. Então continue comigo e vamos para o conteúdo completo deste incrível artigo.

Entenda como o câncer de mama se forma

O câncer de mama é uma doença com grande incidência na população feminina e também brasileira. É sabido que 1 em cada 10 mulheres desenvolverá câncer de mama até os 80 anos de idade.

Outros dados alarmantes do INCA (instituto nacional do câncer) é que 58 mil casos são registrados no Brasil a cada ano. Então entender como esta doença surge é essencial para cuidar e prevenir e sair destas estatísticas.

O câncer de mama assim como outros tipos de câncer surge a partir de mutações celulares. As células por algum motivo se tornam anômalas e começam a se multiplicar.

Os motivos são variáveis, no entanto em todos os causa as alterações e dão devido a disfunções ocorridas no gene. Este por sua vez produz uma célula com mutação que passa a se dividir e crescer como um processo natural, mas mudando suas característica e funções.

Estas alterações no gene podem ocorrer por dois fatores principais. O primeiro é pela hereditariedade, ou seja, o gene já vem com uma anomalia e tendência ao desenvolvimento de células defeituosas.

Este gene pode vir do pai, da mãe ou ainda ter um longo histórico através de muitas gerações da sua linhagem. No entanto, apenas 5% a 10% dos casos de câncer de mama estão relacionados ao fator genético.

O segundo fator está diretamente relacionado ao estilo de vida, que desencadeia uma alteração no seu gen. Este fator por sua vez traz consigo uma grande carga de incidência do surgimento do câncer de mama. Esta incidência corresponde de 90% a 95% dos casos confirmados de câncer de mama.

É justamente pelo segundo fator que é possível sim realizar a prevenção do câncer de mama e é disso que vamos falar no próximo bloco.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Saiba como prevenir o câncer de mama

Alimentação saudável

A alimentação saudável é um dos principais pilares para manter a sua saúde e também se prevenir do câncer de mama. Por isso é preciso um cuidado especial sempre.

Para ter uma alimentação saudável e balanceada é preciso focar nas frutas, legumes e verduras. Estes alimentos naturais são ricos em diversos nutrientes, minerais e vitaminas essenciais.

As proteínas e gorduras saudáveis também são fundamentais. Já o açúcar, para este não tem lugar. O açúcar é um dos grandes vilões da alimentação humana bem como os produtos industrializados.

Atividades físicas

O sedentarismo é a principal causa de uma série de doenças que podem surgir em sua vida. Como você quer evitar tudo isso é preciso sim ter uma prática regular de atividades físicas.

Existe uma infinidade de atividades físicas que você pode praticar. Desde pular cordas, correr, nadar, subir e descer escadas ou mesmo se matricular em uma academia. O que não pode mesmo é ficar parada.

Através da prática de atividades físicas você estimula o fortalecimento das suas células. Essa é a sua arma mais poderosa para prevenir o câncer de mama e também outras doenças.

Ter boas noites de sono

Ter boas noites de sono é essencial para sua saúde e também para o seu humor. O sono repara as suas células. É preciso dormir bem para ter uma vida melhor em vários aspectos. Então é essencial ter um local calmo e bem arejado e muito sossegado para você dormir sem interrupções.

Além disso, quando estamos dormindo nosso corpo produz hormônio essencial chamado melatonina. A melatonina tem uma ação comprovado anti câncer e também combate o estresse.

Aleitamento materno

Amamentar é uma benção que só as mamães podem saber como é. Além de ser algo tão maravilhoso contribui para o desenvolvimento completo das suas mamas.

Com o desenvolvimento das mamas se reduz as chances de desenvolver anomalias e com isso se reduz a probabilidade do câncer de mama. No entanto, isto nem sempre é uma opção para todas as mulheres devido a diferentes circunstâncias e situações.

Redução no consumo de álcool

O consumo excessivo álcool tem um grande impacto nas funcionalidades do fígado. E bem sabemos que o fígado tem um importante papel na metabolização dos hormônios.

O excesso de hormônios é um dos agentes que estimulam o crescimento do câncer de mama. Se o seu fígado não metaboliza adequadamente os hormônios ele tendem a ter uma elevação nos níveis. Portanto consuma álcool apenas de vez em quando e em pequenas quantidades.

Pare com o cigarro

O consumo de cigarros ou tabaco de qualquer forma é um fator agravante para elevar as chances do surgimento do câncer de mama. É muito sabido que o tabaco contém milhares de substâncias tóxicas.

Muitas destas substâncias tóxicas são carcinógenos. Sendo assim parar com o cigarro é uma forma importante para realizar a prevenção do câncer de mama e também de outros tipos de câncer.

Elevar os níveis de vitamina D

A vitamina D tem um papel muito importante na prevenção ao câncer de mama e demais tipos. Para aumentar a sua absorção de vitamina D é importante tomar algumas medidas.

A primeira delas é o banho de sol. Através de 15 minutos de banho de sol todos os dias das 11 as 15 horas você consegue levar os níveis de vitamina D do seu organismo. 

Caso não possa contar com o banho de sol diário é possível recorrer à suplementação. Para isto consulte o seu médico e ele irá indicar a melhor suplementação e também as dosagens adequadas.

Seja mais feliz

Diversos estudos apontam que pessoas que vivem na amargura, tristeza constante, raiva e depressão tendem a uma maior incidência de câncer de mama e também de outros tipos.

Busque ser feliz com a vida, sorria mais, se divirta mais. A sua felicidade é o objetivo da vida. Coloque seu foco atrás da alegria e ainda se previna de doenças.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Auto exame e médico de rotina

O auto exame é uma forma de você conhecer melhor a sua mama e também acompanhar o surgimento de qualquer anomalia. Faça o auto exame sempre que puder.

É importante também consultar o seu médico com certa periodicidade. Marque pelo menos uma visita ao seu médico por ano para acompanhar sua mama e a sua saúde de forma geral.

Agora você sabe mais como surge e como se prevenir do câncer de mama. Repasse a informação para suas amigas compartilhando este conteúdo nas redes sociais (►►Meu Instagram◄◄ – ►►Meu Facebook◄◄).

Se inscreva no meu canal do Youtube para ter acesso a conteúdos em vídeos e continue acompanhando o meu blog para ficar por dentro de tudo o que serve para a saúde da mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *