O INÍCIO DA MENOPAUSA PODE SER IDENTIFICADO SEM EXAMES?

inicio da menopausa
inicio da menopausa

Será que é possível saber o início da menopausa sem fazer exames? É possível sim, desde que você esteja atenta a algumas manifestações que podem estar acontecendo no seu corpo.

A grande maioria das mulheres têm muitas dúvidas quando o assunto é menopausa e algumas chegam a ficar meio que perdidas, até mesmo assustadas.

Mas se você se incluir entre essas mulheres, não precisa se preocupar. Foi justamente por isso que preparei esse artigo para você, pensando em tirar todas as suas dúvidas e lhe ajudar a passar por essa fase da melhor forma.

Vou lhe explicar o que é menopausa, quando pode acontecer, os primeiros sintomas e muito mais. Tenho certeza que as informações vão ser muito valiosas!

O que é menopausa e climatério?

Antes de saber se a menopausa está chegando, vamos dar uma relembrada no que é menopausa e climatério?

A menopausa significa a parada da menstruação por doze meses consecutivos, desde que a mulher não faça uso de anticoncepcional.

E tudo o que antecede essa parada menstrual, recebe o nome de pré-menopausa e tudo o que vem depois, chamamos de pós-menopausa.

Já o climatério é o nome que damos para o período que abrange todas essas fases, a pré-menopausa, a menopausa e a pós-menopausa.

Existem muitas coisas envolvidas nesse período, mas não tem como dizer aqui tudo o que acontece. Mas se você quiser saber muito mais sobre este tema, dê uma olhada no artigo que preparei falando só sobre as diferenças entre a menopausa e climatério.

Se ainda tiver com alguma dúvida, com certeza será esclarecida, pois explico em detalhes toda essa fase.

Vale só lembrar que a menopausa acontece para 100% das mulheres. Se você ainda não chegou nessa fase, ainda vai chegar.

Mas por que acontece?

Porque o seu ovário entra em falência, isto é, não produz mais hormônios. Nossos ovários têm uma conta finita de óvulos e desde a nossa primeira menstruação, nós vamos gastando todos eles. E aí quando chega por volta dos 50 anos, nós zeramos todos os hormônios.

E, nós, mulheres, precisamos desses hormônios para várias funções do nosso corpo. Para você ter uma ideia, de 200 a 400 funções celulares dependem dos hormônios.

É por isso que antes da parada total da menstruação, o declínio hormonal já vai acontecendo.

Ficou claro o que significa menopausa e climatério?

Com quantos anos a menstruação começa a falhar?

Geralmente, na faixa etária que vai dos 45 aos 55 anos de idade, a menstruação começa a falhar para a maioria das mulheres.

Mas pode acontecer entre os 40 e 45 anos e em casos mais raros, antes dos 40. Nesse último caso é o que chamamos de menopausa precoce.

Toda mulher precisa prestar bastante atenção às primeiras mudanças que podem estar acontecendo. O problema é que muitas delas não dão muita importância e quando se dão conta, já pode ter trazido sérios prejuízos à saúde.

Por exemplo, algumas doenças podem surgir e ficarem mais difíceis de tratamento. E como eu sempre digo, é sempre bom a mulher ter o máximo de informações possíveis, pois é uma forma de cuidarem de sua saúde.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Quais os primeiros sintomas no início da menopausa?

Para que você entenda melhor quais os sintomas no início da menopausa, vamos voltar ao declínio hormonal, onde começamos a não produzir mais hormônios.

E é justamente esse declínio que começa a gerar manifestações clínicas que sem fazer nenhum exame, você já pode perceber que algo diferente está acontecendo.

Ou também se você contar para o seu médico os sintomas que está notando, ele pode desconfiar que já é o início da menopausa.

Mas para que você aprenda e entenda se isso está acontecendo com você, vamos falar dos sintomas mais frequentes?

Agora, se você quiser aprender sobre todos os sintomas, eu fiz um artigo onde fiz uma lista de cerca de 76 sintomas da menopausa. Tudo bem explicado e fácil de entender. Vale muito a pena dar uma conferida.

Como é meramente impossível listar todos eles, hoje, só para lhe ajudar, vou descrever os mais comuns.

Então, se você está com 40 ou mais de 45 anos, não toma anticoncepcional e ainda menstrua, quais são os sintomas que podem ser um anúncio da menopausa?

Irregularidade menstrual

Vamos supor que a sua menstruação era super regular, a cada 28 dias, num intervalo de 3 a 5 dias e numa quantidade de sangue normal.

E o que pode acontecer no início da menopausa?

Esse ciclo pode ficar longo. De repente, você passa a menstruar a cada 35, 40 dias. Ou ainda esse intervalo pode ficar mais curto, onde a menstruação desce a cada 20, 25 dias.

Também pode mudar o número de dias. Se você ficava menstruada durante 3, 5 dias, pode ficar um pouco mais ou um pouco menos, assim como a quantidade de sangue, que pode reduzir ou aumentar.

É claro que isso vai variar de mulher para mulher, mas qualquer sinalização que a sua menstruação está mudando depois dos 40 anos, pode ser sim um anúncio da menopausa.

Sabe por que isso acontece com o ciclo menstrual? Porque há uma queda na produção de um dos hormônios, a progesterona.

Precisamos estar bem atentas a todos esses sinais, porque dependendo da irregularidade destes ciclos menstruais pode levar a alguns problemas. Por exemplo, se você começa a sangrar muito e por muitos dias, a tendência é que evolua para um quadro de anemia.

Alteração do humor

Algumas vezes, a alteração do humor pode estar relacionada à flutuação hormonal.

De repente, você pode ficar mais irritada, ansiosa, deprimida e chorosa. Talvez você até possa confundir com os sintomas da TPM, porque são bem parecidos.

É como se você tivesse com TPM, mas numa faixa etária mais avançada. Algumas mulheres têm, inclusive, inchaço nas mamas, inchaço abdominal, retenção de líquidos e compulsão por doces.

Insônia

A mulher passa a não dormir tão bem. Muitas vezes, acorda cansada e sem energia, mas não tem noção que isso foi causado pela insônia e ainda, que tem relação com o início da menopausa.

Aumento de peso

Como o metabolismo vai mudando, fica mais difícil manter o mesmo peso. Além disso, há um aumento de gordura, principalmente na região do abdômen.

Diminuição da libido

A mulher sente uma falta de desejo sexual, interferindo muito na vida com seu parceiro. Ela fica totalmente sem vontade de ter relação sexual.

Esses são apenas alguns dos sintomas. Vale a pena repetir: se você ainda menstrua, está naquela faixa etária dos 45 aos 55 anos e começa a apresentar toda essa sintomatologia, fique bem atenta!

Posso detectar o início da menopausa?

Agora que você já aprendeu quais os principais sintomas, fica mais fácil detectar o início da menopausa.

Se você ainda menstrua, não usa anticoncepcional, está naquela faixa etária dos 45 aos 55 anos e começa a perceber o aparecimento de alguns sintomas, saiba que já é a menopausa que está chegando.

Infelizmente, não tem como prever a data certa. Eu não tenho como lhe dizer se a sua menstruação vai parar amanhã, daqui há seis meses ou três anos.

É claro que quanto mais os sintomas se anunciam, com mais intensidade, por exemplo, o calorão, significa que o hormônio está acabando e nesse caso é um outro hormônio, o estrogênio.

Lembre-se de quanto é importante saber reconhecer o que está acontecendo com o seu corpo e caso perceba algo diferente, procure conversar com seu médico.

Muitas mulheres, até por falta de informação, acabam não se tratando e assim, só aumenta o risco para uma série de doenças.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Conclusão

O que é importante é que você fique bem atenta a todas as sinalizações, caso já esteja nessa faixa etária. Por que?

Porque você já pode estar na pré-menopausa, a falência dos seus ovários está quase acontecendo e o início da menopausa está se anunciando.

Agora, se você não prestar atenção ao que está acontecendo com seu corpo e se o médico que cuida de você também não estiver atento, é possível que tenha um diagnóstico totalmente errado.

Por exemplo, ele pode lhe indicar um remédio para ansiedade, para insônia e de repente, o seu problema não é nada disso, é apenas a menopausa que está chegando.

Por isso que é fundamental conversar com seu médico ginecologista. Ele vai fazer uma avaliação clínica e lhe orientar da melhor forma, de forma a minimizar todos os sintomas e prevenir uma série de doenças femininas.

Caso esteja precisando de uma adequação hormonal, sem dúvida, o médico que estiver comprometido com a sua saúde, vai fazer o melhor por você.

O que não pode é continuar com uma série de sintomas desconfortáveis e que, muitas vezes afetam a qualidade de vida da mulher e sem falar que podem acarretar o aparecimento de doenças ou piorar aquelas que já existem.

Gostou de tudo que acabou de aprender? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas quanto ao que acontece no início da menopausa?

Então por que não compartilhar tudo isso com suas amigas e familiares? Talvez elas estejam passando por tudo isso e não fazem ideia de que já seja a menopausa, simplesmente pela falta de informação.

Tenha em mente que você não precisa conviver com todo esse desconforto e quanto antes procure por ajuda, melhor será sua qualidade de vida.

2 Comentários


  1. Muito bom ler tudo isto,me ajuda a compreender o que estou passando,pois é uma fase complicada na vida de uma mulher.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *