A identificação dos sintomas no início da menopausa, é fundamental para que se possa passar por essa fase da vida sem grandes problemas. Fato é que o diagnóstico pode ser realizado de diversas formas e, por isso, sempre deve haver acompanhamento médico, mas para isso você precisa ao menos conhecer quais são os principais indícios de que a menopausa está batendo a porta, ou até mesmo já está entrando.
Será que é possível saber o início da menopausa sem fazer exames? É possível sim, desde que você esteja atenta a algumas manifestações que podem estar acontecendo no seu corpo. A grande maioria das mulheres têm muitas dúvidas quando o assunto é menopausa e algumas chegam a ficar meio perdidas, até mesmo assustadas. Mas se você se inclui entre essas mulheres, não precisa se preocupar.
Foi justamente por isso que preparei esse artigo para você, pensando em tirar todas as suas dúvidas e lhe ajudar a passar por essa fase da melhor forma.
O que é a menopausa?
Antes de saber se a menopausa está chegando, vamos dar uma relembrada no que é menopausa e climatério? A menopausa significa a parada da menstruação por doze meses consecutivos, desde que a mulher não faça uso de anticoncepcional. E tudo o que antecede essa parada menstrual recebe o nome de pré-menopausa e tudo o que vem depois, chamamos de pós-menopausa. Já o climatério, é o nome que damos para o período que abrange todas essas fases, a pré-menopausa, a menopausa e a pós-menopausa.
Existem muitas coisas envolvidas nesse período, mas não tem como dizer aqui tudo o que acontece. Mas se você quiser saber muito mais sobre este tema, dê uma olhada no artigo que preparei falando só sobre as diferenças entre a menopausa e o climatério.
Se ainda tiver com alguma dúvida, com certeza será esclarecida, pois explico em detalhes toda essa fase. Vale lembrar que a menopausa acontece para 100% das mulheres, então, se você ainda não chegou nessa fase, ainda vai chegar.
Com quantos anos a menstruação começa a falhar?
Geralmente, na faixa etária que vai dos 45 aos 55 anos de idade, a menstruação começa a falhar para a maioria das mulheres. Mas pode acontecer entre os 40 e 45 anos e, em casos mais raros, antes dos 40. Nesse último caso, é o que chamamos de menopausa precoce.
Toda mulher precisa prestar bastante atenção às primeiras mudanças que podem estar acontecendo. O problema é que muitas delas não dão muita importância e, quando se dão conta, já podem ter trazido sérios prejuízos à saúde.
Por exemplo, algumas doenças podem surgir e ficarem mais difíceis de tratar. E como eu sempre digo, é sempre bom a mulher ter o máximo de informações possíveis, pois é uma forma de cuidarem de sua saúde.
O início da menopausa pode ser identificado sem exames?
Como já adiantado na introdução deste artigo, é possível sim. A menopausa traz consigo uma série de sintomas muito característicos e que quando apresentados em conjunto e com certa frequência, acabam sendo os primeiros sinais dessa condição.
Por isso, principalmente nessa idade, você deve se atentar aos sinais que o seu corpo dá, afinal eles servem como avisos de que algo está mudando, ou que existe algo de errado com o seu organismo. Portanto, dores, cansaço, disfunções hormonais devem ser sempre avaliadas da maneira mais crítica possível, a fim de resolver ou ao menos amenizar os sintomas.
Apesar de ser possível realizar o diagnóstico do início da menopausa sem a necessidade de exames, é bastante comum que sejam solicitados exames de sangue para analisar questões hormonais. Os hormônios a serem observados são: FSH, LH,TSH e o cortisol.
Quais os primeiros sintomas no início da menopausa?
A percepção dos sintomas, listados abaixo, pode ser uma ótima forma de identificar o início da menopausa. Fato é que nenhum auto-diagnóstico deve ser feito, portanto, ao perceber a recorrência ou o aumento na intensidade desses sintomas, você deve buscar o acompanhamento de um médico especializado na área.
Irregularidade menstrual
Um dos principais sintomas do início da menopausa, é a irregularidade menstrual. Já que na época entre 45 e 55 anos é comum que a mulher apresente a queda de produção hormonal, o corpo começa a não estar mais preparado e regulado para uma possível gravidez. Com isso, pode ocorrer de a menstruação simplesmente não descer naquele mês, ou que ela desça mais de uma vez naquele mesmo período.
Essa irregularidade é uma das marcas, apesar disso, nem sempre que a menstruação não descer significa que tenha relação com a própria menopausa. Esse sintoma é comum em muitas pessoas que não apresentam o ciclo regulado, ou que iniciaram o tratamento com algum medicamento novo, mas também pode ser sinônimo de gravidez.
Apesar de difícil, existem casos de gravidez de mulheres nessa época da vida, por isso é bastante importante um acompanhamento médico.
Alteração de humor
A alteração de humor está ligada diretamente com a questão hormonal, uma vez que o estrogênio e a progesterona atuam ativamente no funcionamento do sistema nervoso. Com isso, ao apresentar uma queda na produção desses hormônios, é comum que exista uma oscilação no humor.
Insônia
A insônia também tem relação com a queda na produção de estrogênio. É bastante comum que as ondas de calor, que também são sintomas iniciais da menopausa, acabam interferindo na boa noite de sono. Afinal, transpirar a noite e acordar com a sensação de calor é terrível, já que em um outro período da noite o seu corpo estará em condições “normais” e o ambiente parecerá mais frio do que realmente está, causando um desconforto justamente na hora do descanso.
Aumento de peso
A queda na produção de estrogênio é também causadora de uma diminuição da velocidade do seu metabolismo, deixando ele mais lento. Com isso, é muito mais fácil o acúmulo de células adiposas, causando, consequentemente, o aumento de peso. Além disso, os problemas de sono também costumam afetar bastante no humor e no aumento de peso, já que é muito comum que pessoas com insônia ou demais problemas na hora de dormir apresentem uma relação bastante complexa com a alimentação, o que pode também ocasionar um aumento no peso.
Diminuição da libido
A diminuição da libido é também mais uma das consequências do hipoestrogenismo. A baixa de estrogênio no corpo atua diretamente na diminuição do apetite sexual. Apesar disso, é comum durante a menopausa que a libido apresente uma diminuição por influência dos diversos outros sintomas, não só apenas pela queda hormonal.
Pensando em auxiliar as mulheres em uma fase mais madura, foi preparado um conteúdo em vídeo com o intuito de possibilitar o maior acesso à informação. Para acessá-lo clique aqui. Além disso, aproveito para fazer um convite para que você conheça mais informações a respeito do início da menopausa. Para conferir mais informações a respeito de emagrecimento durante a menopausa e até mesmo agendar a sua consulta com a Dra Vanderlea Coelho, acesse o site.
Link permanente
Dr, tenho 53 anos e sofro com a maioria dos sintomas,
Vou ao ginecologista de 6 em 6 messes,relato todos os sintomas e só falam que é assim mesmo, peço exames , peço socorro,e parece que não me ouvem.detalhe já troquei de médicos.qual a dificuldade em ouvir o paciente?ou fazer alguma coisa . quero me tratar me cuidar ,só não encontrei quem faça como a senhora aqui no Rio de janeiro.
Link permanente
Dra tudo bem? Estou com 40 anos e tenho sentido oscilações de humor durante períodos do ciclo menstrual. Sinto também ardência para urinar que vem e vão durante o ciclo acompanhadas de um forte odor do suor. Sempre tive problemas de prolactina alta. Tratei um tempo atrás mas hoje não tomo mais a cabergolina e o último exame estava em 48. Mas já chegou a 150. Já tratei de um pequeno tumor, parei o tratamento quando ele sumiu e a prolactina reduziu um pouco. Mas continua fora do limite. A minha questão é a seguinte: esses sintomas que tenho, parecidos como início da entrada da menopausa podem estar sendo desencadeadas pela hiperprolactnemia? Porque os meus exames dão normal. Mas tenho todos esses sintomas, falta de libido, ardência ao urinar, ressecamento vaginal, suor exagerado e com forte odor, dias depois da menstruação, até exatamente o dia da ovulação, sinto retenção urinária, após a ovulação, bem no dia seguinte, solta a urina como mágica. É complicado resultados de exames darem normal quando tem tantos sintomas. A médica que fui falou que é tpm. Mas os sintomas são após a menstruação, não antes.
Link permanente
Muito bom ler tudo isto,me ajuda a compreender o que estou passando,pois é uma fase complicada na vida de uma mulher.
Link permanente
Ma… aprender é o primeiro passo para não sofrer
Link permanente
É verdade Ma
Link permanente
sim li tudo e mim ajudou muito, estou no prós menopausa tenho 48anos , fazia acampamento médico mais por causa da pandemia parei e também porque mudei de estado , morava em São Paulo hj moro em Pernambuco, ainda não procurei um médico pra esses sintomas mais já estou providenciando pra marcar, Dra estava sem menstruar a um ano e cinco meses e o mês passado voltei a menstruar é normal eu voltar a menstruar, passava em consulta 6 e 6 meses mais agora estou sem passar desde a pandemia,