CALCIFICAÇÃO NA MAMA

Calcificação na mama
Calcificação na mama

A calcificação na mama é algo que intriga as mulheres principalmente quando são detectadas. Isso se dá ao seu potencial de ser uma simples anomalia benigna ou até mesmo câncer. Saiba tudo hoje mesmo sobre o tema.

É comum a mulher fazer um exame e se depara no laudo com a seguinte situação: calcificação mamária. Logo se pensa há realmente algo ali? mas isso é um câncer ou algo benigno?

Esta dúvida realmente cria muitas preocupações. Pensando nisso resolvi esclarecer de uma vez por todas este assunto para você. Este é um artigo completo onde você vai entender tudo sobre a calcificação na mama.

Agrego a transmissão ao vivo onde falei sobre este tema para nossa comunidade de Mulheres imparáveis no Facebook.

O QUE É A CALCIFICAÇÃO NA MAMA?

A calcificação na mama como o próprio nome já diz são pontos de cálcio que se estabelecem na mama. O cálcio está presente em nossa corrente sanguínea e é completamente necessário ao nosso organismo.

No entanto por algum motivo  eles se depositam na  mama. Com isso inicia o desenvolvimento de pequenos pontos dos quais são conhecidos como a calcificação.

Este depósito de cálcio na mama pode não ter nenhuma importância. Assim em muitos casos esses pequenos pontos de cálcio não representam nenhum risco à saúde da mulher.

Entretanto essa mesma calcificação pode indicar alguma necrose ocorrendo na região devido a um câncer. É justamente por isso que é preciso manter a atenção e saber exatamente do que se trata esta calcificação.

Outro fator muito importante é a detecção desta calcificação. Embora haja diversos exames e aparelhos de imagem a calcificação não é facilmente detectada.

Para se encontrar a calcificação no seio é necessário fazer a mamografia. Este é o único exame de imagem capaz de realmente detectar a anomalia na sua mama.

Então para realmente encontrar estes pontos de calcificação que podem ser a expressão de um câncer de mama o exame da mamografia é indispensável.

Vale ressaltar que o Brasil está altos índices de câncer de mama. Sendo assim a prevenção é a forma mais fácil de evitar estes tipos de problemas e cuidar melhor da sua saúde.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

CLASSIFICAÇÃO DA CALCIFICAÇÃO NA MAMA – QUANDO VOCÊ DEVE SE PREOCUPAR?

É importante deixar claro que nem toda a calcificação na mama representa um problema para a sua saúde. Atualmente existe uma classificação mundial para  as calcificações mamárias , onde um risco foi estabelecido e uma conduta foi preconizada.

Dessa forma atualmente contamos com um sistema desenvolvido pelo Colégio de Radiologia Americano que foi adotado pelo Colégio de Radiologia Brasileiro e pela Sociedade Brasileira de Mastologia.

Esta classificação coloca todos os mastologistas falando na mesma língua e tomando as melhores providencias para cada caso.

Sendo assim os mastologistas seguem a classificação de BI-RADS. Que estabelece quais  calcificações mamária são benignas e quais pode ser a expressão de um câncer e portanto necessitam de atenção especial.

Atualmente todo o exame de mamografia já vem com a classificação de BI-RADS e isso se tornou um padrão. Existem vários níveis nesta escala, mas os níveis relacionados a calcificação da mama começam na categoria 2 e vão até a categoria 5, onde o termo muda de calcificações para microcalcificações a partir da categoria 3.

As categorias iniciais, ou seja, de 1 a 2 não indicam nenhuma anomalia e sim perfeita normalidade. A categoria 3 têm um risco de 2%; a categoria 4 têm um risco que vai de 20% e a categoria 5 têm um risco de 95%.

Então de forma geral o seu médico especialista em mastologia vai avaliar o seu caso especifico e para cada categoria vai tomar os procedimentos adequados a situação como descritos previamente na tabela cima.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

CONCLUSÃO

Os exames preventivos são uma forma de diagnosticar a calcificação na mama em suas fases iniciais. Como você mesma viu na tabela as categorias inicias mostram que a anomalia é benigna e que na maioria dos casos não é necessário procedimento nenhum.

No entanto, as categorias mais avançadas indicam riscos a sua saúde e é preciso tratamentos ou procedimentos cirúrgicos para a remoção dos nódulos ou das microcalcificações mamárias.

Tudo isso vai depender da classificação geral da microcalcificação apresentada. Sempre que descoberto em suas fases iniciais os procedimentos são muito mais eficazes e menos dolorosos tanto físico como emocional.

A mamografia seja considerada  uma solução muito eficaz quando o assunto são as imagens das calcificações.

Em cada caso há um procedimento. Nas categorias inicias não há riscos, sendo assim há apenas indicações de exames de rotina que podem ser em um ano ou mais tempo dependendo da sua categoria.

Já as categorias mais avançadas como é o caso da categoria 4 e 5 o seu mastologista vai solicitar uma biópsia para ter certeza absoluta do que realmente está havendo.

Lembre-se sempre da prevenção e em caso de alterações nas mamas ou surgimento de nódulos palpáveis busque o seu médico mastologista. Caso necessário será solicitado os melhores exames para cada situação.

Bom, rainhas por hoje é só. Acompanhe meu canal no YouTube para ficar atenta aos assuntos de interesse sobre a sua saúde. Também estou presente no Facebook e Instagram e adoro interagir com vocês.

Então não deixem de curtir, compartilhar com as amigas e mantê-las informadas sobre a calcificação na mama e outros temas importantes relacionados à saúde das mulheres. Deixe sempre seus comentários com dúvidas e sugestões que vou adorar responder.

1 comentário


  1. Ola boa noite meu nome e vania vou resumir algumas coisas sentir uma dor no peito tipo im furmigamento e ja tem 2 meses q me deparei com um nodolo que doi muito e lateja bastante fiz uma ultrason e la deu uma inflamaçao anecoica birards 4a e entao fiz uma mamografia e la ja deu 3 oequenos agrupamentos de microcalcificação suspeite deu birards 4c entao doutora eu estou cem chao desesperada por conta de falta de explicação a mastologista q me atendeu so olhou pra mim e disse vai fazer biopcia moça eu desesperada falei me explica por favor ela respondeu so com a biopcia ai falei oq eu tenho me diga ela so me olhou e falou so sei q e grave e so achei q esse tipo de pessoas precisan de mais preparo pra atender uma paciente ela simplismente me deixou mais nervoza e nao me acalmou hora nem uma por isso antes da biopcia eu estou procurando ajuda pela internet porq to desesperada com medo de está com cance me ajuda doutora me diga algo por favor sou de imperatriz maranha ……

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *