7 MITOS REVELADOS DA REPOSIÇÃO HORMONAL FEMININA QUE AINDA VOCÊ DEVE ACREDITAR

Reposição Hormonal Feminina a
Reposição Hormonal Feminina a

Você é uma daquelas mulheres que ainda acredita nos mitos da reposição hormonal feminina? Ainda tem o pensamento que não deve ser feita? Como você, milhares pensam da mesma forma.

Então, agora, vai poder tirar todas as suas dúvidas e saber como é que o declínio dos hormônios que acontece durante a menopausa pode afetar a sua saúde. E porque é tão importante se cuidar!

O que é menopausa e climatério?

A menopausa significa 12 meses consecutivos sem menstruar e o climatério abrange toda a menopausa, ou seja, a fase pré-menopausa, a menopausa e a pós-menopausa. E, geralmente, tudo isso dura, em média, de 10 a 15 anos.

Preste bastante atenção: O declínio dos hormônios que culmina com a menopausa, isso significa que a mulher passou de um período reprodutivo para um não reprodutivo. Acontece que, muitas ainda acham que hormônio está ligado somente à reprodução.

E estão totalmente enganadas! O hormônio está ligado a várias áreas do nosso corpo. Nós temos mais de 300 receptores em nossas células.

De repente, você começa a sentir calorão, falta de libido, ressecamento vaginal, alteração de humor e fica sem saber o que está acontecendo. Mas a partir do momento que você entende que tudo está relacionado à ação dos hormônios, fica bem mais fácil passar por todo esse período.

Você ainda tem alguma dúvida? Então criei esse artigo para você, clique e saiba mais sobre menopausa e climatério?  

Funciona a terapia de reposição hormonal feminina?

É simples, basta você pensar: Se está faltando algo no seu corpo, que é o hormônio, você precisa repor, certo? Ao fazer a terapia reposição hormonal feminina, vai fazer com o que a função que está em falta, aconteça. Assim, vai parar de sofrer com os sintomas.

Um exemplo: Imagine que você está ressecada e isso acaba interferindo na sua vida sexual. E quando você repõe o hormônio, passa a lubrificar e ter de volta sua vida sexual.

Então, você precisa ter em mente que, quando há uma queda de hormônio, isso se reflete em vários órgãos do seu corpo, ou seja, na sua saúde. Para você ter uma ideia, existem mais ou menos 300 áreas onde o hormônio age.

É claro que a terapia funciona e por isso, é tão importante fazer o tratamento. E você vai ter benefícios em todos os lugares onde o hormônio deixou de agir e, dessa forma, voltar a ter a sua função.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!


Quais os benefícios da reposição hormonal feminina?

Veja alguns benefícios ao se fazer a reposição hormonal feminina:

No cérebro

Vai te dar mais energia e refletir no seu humor. Muitas vezes, ficamos tão irritadas e mal humoradas que nós mesmas não nos aguentamos, imagine os amigos e o marido?

Além disso, estimula a memória. É muito normal nos esquecermos das coisas e vai te ajudar muito.

No seu corpo

A reposição hormonal feminina vai ter uma ação em várias áreas do seu corpo: ressecamento vaginal, falta de libido, infecções urinárias, perda urinária, melhora a aparência da sua pele e cabelos. E, sem falar que é um forte aliado no controle do seu peso.

Se você parar para refletir um pouco, isso que está acontecendo é o que visível, aquilo que você pode perceber. Mas, existem muitas outras coisas que estão acontecendo na saúde do seu corpo e você nem se dá conta.

E o que será?  Talvez suas taxas de colesterol podem estar mais altas, sua pressão arterial além do normal, uma alteração no seu nível de açúcar no sangue ou mesmo uma perda óssea. E tais complicações que afetam muito a sua saúde.

Percebeu como o declínio hormonal afeta muitos órgãos do seu corpo?

E esses benefícios são apenas alguns! Por tudo isso que você acabou de ver, é mais uma prova do porquê a terapia de reposição hormonal feminina é tão importante.

A partir do momento em que todos os sintomas que você está sentindo são amenizados, você não tem ideia de como vai melhorar sua qualidade de vida. Você se sentirá mais disposta, vai dormir melhor, como também sua vida sexual vai melhorar bastante.

Na maioria das vezes, as mulheres se sentem muito mais confiantes e relaxadas e isso pode ser percebido na própria relação sexual, a qual fica muito mais prazerosa.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

O grande problema é que existe um mito enorme em relação à reposição hormonal feminina e isso gera um medo gigantesco em muitas mulheres. Isso se deve, principalmente, ao fato de não terem acesso a informações e, muitas vezes, associando-a a doenças.Saiba quais são os mitos sobre a reposição hormonal feminina

Por isso, veja quais são os principais mitos:

Os Hormônios engordam?

Não, hormônios não engordam. Na verdade, o declínio hormonal é que faz você ganhar gordura abdominal.

Agora, alguns hormônios podem engordar, mas depende do hormônio. Por exemplo, se o seu médico escolher a molécula certa, na dose certa, não precisa se preocupar porque você só terá benefícios e não irá engordar. E melhor, além de não engordar, ainda vai poder perder aquela gordura abdominal que tanto está te incomodando.

Os Hormônios causam câncer?

Hormônio não causa câncer. Tenha em mente que, o hormônio vai estimular o seu corpo como um todo e não somente em uma determinada área.

Mas, aquela mulher que tem na sua mama alguma célula cancerígena, esta célula já está lá, o hormônio vai fazer crescer.

Mas por que isso acontece? Porque o hormônio, como já foi dito, está estimulando todo o corpo. Mas isso não significa que você vá desenvolver o câncer. E esse é um dos grandes medos das mulheres em relação à reposição hormonal feminina.

Dá mais trombose?

Não. Mas para isso, o seu médico deve escolher um hormônio que não tenha passagem pelo fígado.

Talvez você possa se perguntar: E se eu tomar um hormônio via oral que passe pelo fígado, eu vou ter trombose? Não, mas é preciso ter em mente que, se você tiver outros fatores de risco para trombose, como por exemplo, se você fumar, se você for sedentária ou tiver além do peso, pode ser sim um risco para trombose.

Para que você não corra nenhum risco, é bem provável que seu médico te oriente uma outra via de reposição hormonal feminina que não passe pelo seu fígado.

Hipertensão arterial pode fazer a terapia?

Na verdade, pode sim. O problema aqui é só se a sua pressão arterial estiver descontrolada, porque o hormônio, ele dilata os vasos sanguíneos.

É muito frequente mulheres entrarem na menopausa e não se tratarem. E isso ocasiona uma maior resistência dos vasos, fazendo que se desenvolva um quadro de hipertensão arterial.

Mas por quanto tempo eu vou ter que tomar?

Guarde isso: Para toda a sua vida, desde que os benefícios superem os riscos.

E é muito importante que você siga todas as orientações do seu ginecologista. Ele vai te orientar, pode ser 4 meses, 6 meses ou 1 ano. O ideal é que a cada 6 meses seja feita uma avaliação para saber se está tudo bem.

A única forma de reposição é via oral?

Não, não é. A paciente, junto com seu ginecologista, avaliará qual será a melhor opção. Além dos comprimidos via oral, existem ainda os adesivos, os cremes e os géis. A mulher será avaliada para saber qual melhor terapia adotar.

A menopausa passa?

A menopausa não passa. Algumas mulheres pensam que passam por tudo isso e pronto! Mas não é bem assim que acontece.

Por que? Você já sabe que a menopausa é um declínio dos hormônios, certo? E isso é irreversível, isto é, não volta.

A mulher que não se trata, que não acredita, talvez porque não tenha um profissional que a acompanhe ou até mesmo porque não tenha acesso, ela se acomoda àquela situação.

É claro que existem raríssimas exceções onde não há a manifestação dos sintomas da menopausa e do climatério.

E aí é que está um ponto importante: Será que é bom não ter esses sintomas? Talvez possa estar desenvolvendo uma diabetes, um problema cardiovascular, as artérias podem estar entupidas ou seus ossos estão ficando mais frágeis. E isso é muito perigoso!

Muitas mulheres por não apresentarem sintomas, acham que está tudo bem e não procuram um médico para fazer uma avaliação geral.

Vale lembrar ainda que, quando a menopausa não é tratada, aumenta consideravelmente o risco de osteoporose (estudo), de fratura e doenças cardiovasculares.

Você viu que não existem razões para ter medo da terapia de reposição hormonal feminina. Além disso, todos seus benefícios proporcionarão a você uma saúde muito melhor. Por isso, caso você sinta algum dos sintomas da menopausa, não demore para procurar seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *