AS PROTEÍNAS AJUDAM A TRATAR A MENOPAUSA?

Você está na menopausa e sente a pele flácida, os cabelos caindo, a flacidez muscular aumentando, cansaço e aumento de peso?

Sabia que esse sintomas podem estar relacionados ao desequilíbrio alimentar?

Confira esse artigo e saiba como as proteínas podem te ajudar nessa fase!

AS PROTEÍNAS AJUDAM DA TRATAR A MENOPAUSA?

O que são proteínas? Quais os tipos e quais as fontes?

Primeiramente, é importante entender que as proteínas são as matérias primas necessárias para formar todas as células do nosso corpo. Sendo assim, apresentam função construtora, como “tijolos” que são fundamentais para a formação de nossos órgãos.

Além disso, as proteínas, que são conhecidas como um dos macronutrientes, também estão ligadas à várias funções, dentre elas o fornecimento de energia. 

Sendo assim, as fontes proteicas podem vir do reino vegetal, do reino animal e do nosso próprio corpo, sob a forma de aminoácidos não essenciais.

Veja, a seguir, as principais funções que as proteínas desempenham em nosso organismo:

  • Formar as proteínas internas;
  • Produzir neurotransmissores, como a serotonina; 
  • Participar no metabolismo do fígado;
  • Contribuir para o funcionamento da tireoide;
  • Detoxificação, isto é, excreção de substâncias tóxicas;
  • Prevenção de anemia;
  • Formação de enzimas;
  • Prevenção de alergias;
  • Formação de energia;
  • Divisão celular;
  • Formação de colágeno;
  • Construção muscular.
  • Produção de anticorpos, ou seja, sistema de defesa do organismo; 
  • Fabricação de insulina;
  • Coagulação do sangue;
  • Transporte de oxigênio através da hemoglobina.

Sintomas da menopausa que podem ser melhorados com o consumo adequado de proteínas

Como vimos, as proteínas têm inúmeras funções. Portanto, sua ingestão adequada pode melhorar vários sintomas da menopausa que estão listados logo abaixo. 

11 Sintomas da menopausa que podem ser melhorados com a ajuda das proteínas

SINTOMA 1: “Menopausa engorda e aumenta a barriga”

A fim de melhorar esse sintoma é preciso: perder gordura e barriga, emagrecer e acelerar o metabolismo.

Sendo assim, o consumo de proteínas ajuda da seguinte forma:

  • Dá mais saciedade, reduz a fome e ajuda a comer menos;
  • Facilita fazer um intervalo maior até a próxima refeição, o que te faz comer menos vezes;
  • As proteínas são termogênicas, ou seja, precisam queimar mais calorias para metabolizar;
  • Não aumentam a insulina 
  • Aumentam a taxa metabólica basal, isto é, mais músculos gastam mais energia.

Com tudo isso é possível perder mais gordura, diminuir o peso, a barriga e a cintura.

SINTOMA 2: “Menopausa faz perder mais músculos”

Nesse caso, o consumo adequado de proteínas dá mais força e ajuda a reduzir a sarcopenia, isto é, o processo de perda muscular.

Desta forma, a boa alimentação com os exercícios de força ajudam a formar músculos. Nossa musculatura esquelética é essencial para termos equilíbrio, o que evita quedas e, consequentemente, fraturas com o avançar da idade. Além disso, nos proporciona mais agilidade e independência para as tarefas do dia a dia, o que garante a nossa autonomia e qualidade de vida.

SINTOMA 3: “Menopausa aumenta o risco para osteopenia, osteoporose e desgaste das cartilagens”

O consumo correto de proteínas contribui para evitar a perda óssea e manter a saúde das cartilagens. Com isso, formar ossos impede ou reduz a osteopenia e a osteoporose. Isso, juntamente com a manutenção da qualidade das cartilagens proporciona menos dor, menos fratura e, assim, menos limitações no dia a dia.

SINTOMA 4: “Menopausa causa flacidez”

As proteínas ajudam a formar colágeno, o que confere firmeza e sustentação à pele. Portanto, reduz a flacidez de pele.

SINTOMA 5: “Menopausa dá queda de cabelo e os fios não crescem”

A ingestão de proteínas de forma adequada contribui para a saúde e qualidade dos cabelos.

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SINTOMA 6: “Menopausa dá alteração no humor”

Uma vez que as proteínas auxiliam na formação de neurotransmissores como a serotonina, há melhora no humor.

SINTOMA 7: “Pré-menopausa com sangramento desregulado”

As proteínas contribuem para a coagulação do sangue. 

SINTOMA 8: “Pré-menopausa com anemia”

As proteínas contribuem para tratar os casos de anemia causados pela baixa ingesta de ferro ou sangramento excessivo.

SINTOMA 9: “Menopausa aumenta o colesterol”

As proteínas auxiliam no transporte de colesterol. Além disso, ajuda a transportar as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

SINTOMA 10: “Menopausa baixa energia, reduz a imunidade e gera”

As proteínas são antioxidantes, melhoram os níveis de energia e contribuem para uma boa imunidade.

SINTOMA 11: “Menopausa aumenta o risco para diabetes”

A ingestão de proteínas não aumenta a insulina e, portanto, reduz o risco para diabetes.

Quais proteínas eu recomendo para você?

As proteínas animais são mais completas, como:

  • carne bovina;
  • carne suína;
  • frango;
  • peixes;
  • ovos;
  • queijos e iogurtes.

Além disso, fontes interessantes de proteínas vegetais são:

  • feijão;
  • arroz;
  • quinoa;
  • ervilhas;
  • grão de bico;
  • lentilhas;
  • tofu;
  • oleaginosas;
  • sementes.

Porém, é preciso estar atenta já que as proteínas vegetais são acompanhadas de carboidratos. Por isso, se você for vegetariana ou vegana, é importante procurar o auxílio de um nutricionista.

Quanto de proteína devo comer ao dia?

O ideal é consumir até 2g/kg de peso ao dia. Por exemplo, se você pesa 60kg, pode comer até 120g de proteína por dia.

Logo, o ideal é consumi-las em todas as refeições, distribuindo-as entre 3 ou 4x ao dia.

Além disso, é interessante mesclar entre as proteínas vegetais e animais na dependência do peso e do seu treino.

AS PROTEÍNAS AJUDAM DA TRATAR A MENOPAUSA.

Conclusão

Dentre os 76 sintomas que a menopausa traz, 10 deles podem surgir por causa do déficit de proteínas, fazendo com que tudo piore.

Além disso, os casos em que a terapia de reposição hormonal não traz bons resultados podem estar associados à baixa ingestão proteica.

Portanto, é essencial combinar um cardápio saudável e equilibrado com o equilíbrio hormonal para conquistar bons resultados.

Agora que você já aprendeu como as proteínas são essenciais para a sua saúde na menopausa, compartilhe esse conteúdo com mais mulheres. Possuir o conhecimento certo é imprescindível para transformar a menopausa na melhor fase da vida de qualquer mulher.

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