DIA INTERNACIONAL DA MENOPAUSA – 18 de OUTUBRO

Você sabia que dia 18 de outubro é o dia internacional da menopausa?

Pois é!

Veja, neste artigo, porque refletir sobre este tema é tão importante.

Vamos aos principais pontos!

DIA INTERNACIONAL DA MENOPAUSA: 18 de outubro.

Diferenças entre os sexos

Quando adultos, os sexos masculino e feminino são bem diferentes. Tal fato ocorre justamente pela composição hormonal. Logo, os homens apresentam a testosterona como hormônio principal e as mulheres, possuem o estrogênio. Por isso, somos tão distintos.

O que nos diferencia?

  • Forma corporal: homens têm mais músculos, menos massa gorda e nossos padrões de forma corporal são característicos.
  • Padrão de distribuição de pelos, a textura da pele e dos cabelos são diferentes.
  • A forma de pensar, sentimentos, ações e sonhos, são influenciadas tanto pela composição hormonal quanto pela cultura.
  • Geneticamente a mulher é programada para gerir, cuidar, educar e proteger os filhos. 
  • Nossa forma de andar, sentar e falar difere da dos homens.

O impacto hormonal na mulher

Quando crianças, a composição hormonal de meninos e meninas é a mesma. Portanto, não há grandes diferenças no corpo e na voz, por exemplo. Entretanto, na pré adolescência, ocorre a ativação das glândulas secretoras de hormônios em ambos os sexos. A partir daí, começamos a desenvolver o que chamamos de caracteres sexuais secundários, ou seja, meninas se tornam mulheres e meninos se tornam homens.

A natureza ativando a mulher

Nós mulheres temos nosso circuito hormonal ativado, geralmente, entre 8 e 10 anos. Sendo assim, com a menarca, passamos a desenvolver as características sexuasis secundárias específicas como o padrão de pelos e o crescimento das mamas.

Contudo, outras alterações decorrentes da ação hormonal são:

  • Ciclos menstruais se iniciam e podem ser regulares ou não. Além disso, algumas sangram mais dias, outras menos;
  • Passamos a usar absorventes e, comumente, anticoncepcionais;
  • Todos os meses passamos por um verdadeiro turbilhão hormonal que nos prepara para a gestação e para a amamentação. Portanto, vivemos em constante desequilíbrio hormonal;
  • Muitas sofrem com TPM, miomas, cistos, nódulos e endometriose.

A natureza desativando a mulher

Por volta dos 35 anos, a natureza dá indícios do fim da fase reprodutiva e, por isso, os ovários já podem começar a falhar. Logo, com o avançar da idade, menor a chance de engravidar. Se a mulher não usa medicação anticoncepcional, passa a ter ciclos menstruais irregulares.

Sendo assim, vale lembrar que a menopausa dá seus primeiros indícios cerca de 5 a 7 anos antes do término definitivo da menstruação.

Desta forma, se a mulher não engravidar e amamentar, todo o processo dura 40 anos, ou seja, os ciclos mensais se iniciam por volta dos 10 anos e ocorrem até os 50 anos, aproximadamente.

Diferentemente de nós, os homens não passam por essa montanha russa hormonal e, mesmo que seus hormônios possam declinar, isso ocorre de forma gradual e eles conseguem se adaptar à essa situação.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Qual o problema da menopausa?

A menopausa afeta demais a vida da mulher como um todo. Isto ocorre pois todo o nosso corpo depende da ação hormonal para funcionar corretamente. Por isso, a menopausa nos traz cerca de 76 diferentes sintomas que prejudicam demais a saúde e a qualidade de vida. A esse processo de declínio hormonal e ascensão de sintomas eu chamo de ciclo da ruína.

Portanto, quando não tratada corretamente, tudo pode evoluir para a menopausa perpétua, que ocorre quando a mulher se acostuma com uma vida ruim, cheia de sintomas, remédios e infelicidade.

Se nada for feito para reverter esse quadro, tudo só tende a piorar:

  • Perda da qualidade de vida;
  • Comprometimento das esferas profissional, social, familiar;
  • Pode gerar, frequentemente, isolamento, separação, perda da produtividade, da autoestima e da identidade feminina, o que impacta toda a sociedade;
  • As mulheres ficam tristes e sem vontade de viver, afetando também todos ao seu redor.

Por que a mulher sofre ainda mais com a menopausa?

De acordo com muitos anos e mais de 6000 horas a atuando na área médica, tenho observado que a mulher é muito afetada pelo estilo de vida moderno, pois assume cada vez mais papéis na sociedade, ficando, muitas vezes, sobrecarregada. Portanto, o que mais interfere é:

  • Estilo de vida: ser saudável e ativa é essencial para a manutenção do bem estar como um todo;
  • Estresse crônico, tanto físico quanto mental;
  • Responsabilidade de cuidar dos filhos, pais, netos, marido e de todos ao redor;
  • Ser multitarefas;
  • A mulher que antes só cuidava e educava os filhos agora também tem uma carreira profissional, assim como os homens.
DIA INTERNACIONAL DA MENOPAUSA.

Conclusão 

Com tudo isso, o dia internacional da menopausa existe para nos lembrar de refletir sobre este tema tão importante. É preciso entender que toda mulher passa por uma pausa hormonal que transforma a sua vida e precisa ser tratada para restabelecer a saúde e o bem estar como um todo.

Além disso é importante saber que as alterações decorrentes dessa fase modificam todo o funcionamento do organismo trazendo sofrimento e infelicidade, não só para a própria mulher, como para as pessoas ao seu redor.

Portanto, cabe a cada mulher tomar consciência sobre o funcionamento do próprio corpo, entender seu funcionamento e, a partir daí, fazer boas decisões que serão capazes de manter a saúde e o bem estar.

Muitas mudanças podem ser feitas, desde a adoção de um estilo de vida saudável até a utilização de terapia de reposição hormonal. Sendo assim, cada mudança em direção há bons hábitos fazem toda a diferença na menopausa.

Venha comigo, aprender cada vez mais, domine seu corpo e compartilhe esse artigo para que mais mulheres possam ser beneficiadas e se conscientizar sobre a importância de compreendermos a menopausa.

Juntas, podemos acabar com o ciclo da ruína e com a menopausa perpétua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *