OS TIPOS DE CÂNCER DE MAMA E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS

tipos de cancer de mama
tipos de cancer de mama

Você tem histórico de câncer de mama na família, está sentido dor ou desconforto na mama ou ainda possui algum caroço? Saber identificar os diferentes tipos de câncer de mama é um fator importante para a saúde da mulher.

O câncer de mama é uma doença que mata mais de 14 mil brasileiras todos os anos. Existe o câncer de mama desde o mais agressivo até os menos agressivos.

Além disso, há fatores desencadeantes para esta doença que afeta tantas mulheres no Brasil e no mundo. Como sempre se informar é uma grande ferramenta para você garantir cuidados no momento certo e assim manter a sua saúde e qualidade de vida.

O tema de hoje será sobre os tipos de câncer de mama e também os principais fatores desencadeantes. Então continue lendo para saber ainda mais e assim ter sempre em mão meios para se cuidar muito melhor.

Veja as principais causas do câncer de mama

O câncer de mama é definitivamente uma doença muito comum e que atinge uma parcela muito significativa da população. Uma entre 10 mulheres terá câncer de mama até os 80 anos.

Além disso, de acordo com os dados do INCA (instituto nacional do câncer) quase 58 mil mulheres apenas no Brasil vão desenvolver o câncer de mama em alguma etapa da vida.

Com base em dados tão alarmantes estar atenta aos fatores causadores do câncer de mama é essencial para um controle e prevenção ainda maiores. Mas o que fazer para se manter fora destas estatísticas?

É preciso considerar vários fatores que podem ser desencadeadores, alguns deles são:

  • Fatores hormonais
  • Fatores ambientais
  • Fatores hereditários

Fator hormonal

O fator hormonal ocorre quando o seu corpo fica exposto a quantidades muito maiores de hormônios que o normal. Todos estes hormônios podem impactar de forma negativa e aumentar os fatores de risco de surgimento do câncer de mama.

Alguns aspectos que influencia o fator hormonal são:

  • Menstruação precoce
  • Menopausa tardia
  • Quando não tem nenhum filho(nuliparidade)
  • Gestão tardia (após os 30 anos)
  • Substâncias no meio ambiente como xenoestrógenos que se comportam com se fossem os sues hormônios

Todos estes fatores podem contribuir para o surgimento de lesões e do câncer de mama. No entanto estes fatores não são considerados como agentes causadores, porém contribuem para o desenvolvimento desta doença.

Estilo de vida

O estilo de vida impacta diretamente na sua saúde e qualidade de vida. Sendo assim a alimentação é um dos aspectos mais importantes e também diretamente relacionados ao câncer de mama.

Uma alimentação pobre em nutrientes e minerais não pode trazer nenhum benefício para sua vida. Muito pelo contrário trás deficiência nutricional e com isso também problemas de saúde e aumento de riscos para surgimento de doenças.

Alimentos industrializados são os grandes vilões da saúde humana. O excesso de açúcar também, além destes há outros fatores que são:

  • Sobrepeso e obesidade
  • Sedentarismo
  • Estresse crônico

Ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes é essencial para manter a sua saúde. Além disso, praticar atividades físicas é um grande contribuinte para a sua saúde e evitar também o estresse do dia a dia.

Fator hereditário

O fator hereditário ocorre quando se herda dos pais um gene defeituoso que aumenta significativamente as chances do surgimento do câncer de mama. No entanto este fator genético não diz que você terá o câncer de mama.

Tomando todos os cuidados necessários e evitando os fatores supracitados é possível reduzir as probabilidades de o gene defeituoso desenvolver o câncer de mama.

Também é possível realizar testes genéticos para identificar se você traz consigo esta anomalia genética. Estes testes genéticos são o BRCA1 e BRACA2.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Os tipos de câncer de mama

Existem vários tipos de câncer de mama, estes variam desde os mais agressivos e invasivos os menos agressivos. Dentre todos os tipos existem 4 que são os mais comuns.

Estes 4 mais comuns são:

Os tumores da ordem in situ são os que estão em fase inicial e respondem muito melhor ao tratamento. Estes não são considerados perigosos e a recuperação da paciente é total e muito mais eficaz.

Os da ordem ductal são os tumores que estão localizados no ducto das mamas. O ducto é um “caminho” por onde o leite passa.

Já os tumores do tipo lobular estão presentes nos lóbulos mamários. Estas são os que produzem o leite materno.

Dentre estes 4 tipos de câncer de mama existe o que tem mais incidência. O tipo ductal invasivo com incidência de 80% nos casos de câncer de mama confirmados.

Além destes quatro tipos e deste que tem a maior incidência existem outros tipos de câncer de mama. Estes outros tipos possuem variações em graus de agressividade.

Para conhecer mais veja a lista logo abaixo

Os menos agressivos

  • Carcinoma Adenóide cístico
  • Carcinoma Metaplásico
  • Carcinoma Medular
  • Carcinoma Mucinoso
  • Carcinoma Papilífero

Os mais agressivos

  • Carcinoma Metaplásico
  • Carcinoma Micropapilar
  • Carcinomas Mistos

Os mais raros

  • Carcinoma inflamatório (este é bem grave)
  • Doença de Paget (este ocorre no mamilo e na auréola)
  • Tumor filóide

Para cada tipo de tumor há o melhor tratamento indicado. Com base nos resultados do seu exame o médico será capaz de apontar os melhores tratamentos.

Por mais que o existam cânceres de mama com uma boa resposta ao tratamento é sempre melhor prevenir do que remediar. Por isso é muito importante cuidar sempre da sua saúde e manter o foco em uma alimentação boa e também todos os outros fatores de prevenção.

A prática regular de atividade física, a redução no consumo de bebidas alcoólicas e também parar com o tabagismo são essenciais para você manter uma saúde em alta.

Por mais que exista também o gene hereditário, acompanhamentos constantes e cuidados com a saúde podem ser o diferencial entre ter ou não o câncer de mama.

Nem sempre é possível controlar os diversos fatores envolvidos na possibilidade de ter um câncer de mama. Não é possível escolher quando virá sua primeira menstruação, nem quando virá a menopausa, nem em qual idade determinada você terá um filho e nem sempre é uma escolha estar exposta a fatores ambientais como maior exposição aos estrógenos ambientais.

Por isso é mais importante ainda estar sempre em dia com aquilo que é possível cuidar como a alimentação, evitar o sedentarismo, manter o peso dentro do padrão tolerável e tudo mais.

Agora que você sabe tudo isso sobre o câncer de mama compartilhe com suas amigas e familiares e as informa também sobre o assunto. Inscreva-se também no meu canal no Youtube e continue acompanhando o blog para se manter sempre informada sobre a sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *