Se você está procurando aprender sobre: o que é a tibolona? Para que serve? Quais são as contra-indicações? Tem efeitos colaterais? Então, está no lugar certo!
Nesse texto vamos abordar diversos contextos desse tratamento e como ele pode impactar no seu corpo. Sendo assim, confira tudo isso e muito mais a seguir:
Antes de fazer uma escolha ou ainda de aceitar um tratamento proposto na menopausa ou climatério é necessário que você saiba o que tudo isso significa.
A menopausa é o período de doze meses sem menstruar consecutivamente. A fase que a antecede se chama pré–menopausa e a que a sucede, pós-menopausa. Este período todo denomina-se Climatério, e dura em torno de dez a quinze anos.
Os sintomas e sinais são muito amplos e algumas vezes inespecíficos, com isso você pode não se dar conta que já se encontra na Síndrome do Climatério.
A falência da produção de hormônios pelos ovários da mulher desencadeia todas as manifestações tanto física quanto emocional, com repercussão social.
Há várias formas de tratar esse declínio, sendo que a escolha é feita baseada nas suas queixas referidas durante a consulta e na interpretação do médico que cuida da sua saúde.
Apesar da menopausa ocorrer para todas as mulheres, a maioria ainda sofre por desconhecimento ou por medo.
No artigo de hoje, trago para você uma transmissão ao vivo que realizei para minha comunidade de Mulheres imparáveis no Facebook.
Meu objetivo nesse artigo é que você aprenda uma das opções muito usadas como terapia de reposição hormonal. Vou explicar sobre o hormônio tibolona que é uma das opções usada para o tratamento na pós-menopausa.
Sempre que passamos por um processo de usar um remédio diferente para que nossa saúde fique nas melhores condições, nós devemos ter a noção sobre tudo que envolve ele, não é mesmo? Assim, buscar entender quais podem ser os efeitos que o tibolona pode dar no seu organismo e quais são os seus benefícios são tarefas realmente necessárias. Então vamos ver a seguir tibolona para que serve:
Portanto, vamos dar um contexto mais amplo sobre esse remédio para quem está passando por problemas de menopausa e dar uma explicação o mais simples possível para que todos possam entender tudo sobre a utilização da tibolona. Confira a seguir!
O que é Tibolona?
A tibolona é um hormônio sintético, usado na pós-menopausa, onde você tem uma falência ovariana, já estabelecida. Então, é possível apontar que esse remédio possui três tipos diferentes de ações no organismo. Veja quais são:
- Uma ação estrogênica, se comportando como estrogênio sintético;
- Uma ação androgênica, se comportando como uma testosterona;
- Uma ação progestogênica, se comportando como uma progestina sintética.
O ovário já entrou em falência clássica e esse hormônio vai agir em várias direções. Tem que ficar claro o seguinte, quando se faz uso da tibolona é porque vai agir em vários setores diferentes do corpo
Para que serve?
Existem vários benefícios quando se fala em terapia de reposição hormonal. A proposta é a melhora dos sintomas da Síndrome do Climatério.
A tibolona é usada para substituir os hormônios, desse modo sua grande função é focada em ajudar a diminuir diversos sintomas que acontecem por conta da menopausa. Assim, sendo eles: ondas de calor, suores noturnos, coceira vaginal, depressão e diminuição do desejo sexual.
Todos esses efeitos da menopausa são completamente normais nas mulheres, mas são bastante incômodos para quem quer ter uma vida mais tranquila. Por isso, muitas vezes é necessário que haja essa reposição de hormônios por meio da utilização do remédio tibolona.
Por outro lado, o tibolona pode ter outro tipo de função além de repor os hormônios femininos diminuindo por conta da menopausa. Assim, este remédio também pode ser usado para que haja prevenção da osteoporose. Quando há uma alta probabilidade de fraturas ósseas, quando a mulher não pode tomar outros medicamentos ou quando outros tratamentos não foram bem sucedidos. Sendo assim, é recomendado o uso da tibolona para evitar esse tipo de problema na saúde da mulher.
Contudo, é importante também sabermos quando os resultados pela utilização do remédio começar a dar seus primeiros sinais de melhora nos sintomas, certo? Então, é comum que os pacientes que usam tibolona comecem a sentir os sintomas de progresso em algumas semanas após o início do uso. Porém, o resultado mais adequado é notado mais para frente, após três meses de tratamento do paciente com o remédio. Portanto, ter calma e tranquilidade são partes essenciais para conseguir manter o foco no tratamento.
Quando é indicada?
A Tibolona é indicada como terapia de reposição hormonal na pós-menopausa, no entanto, se você eventualmente teve uma menopausa cirúrgica, onde você tirou os ovários num período muito antes da menopausa fisiológica, a tibolona é também usada nessas situações.
É necessário observar quando ela deve ser administrada. Como regra, quando você ainda não tem uma falência ovariana é porque está na pré-menopausa onde ainda produz o hormônio estrogênio, mas na maioria das vezes já caiu o hormônio progesterona, e nessas situações o uso desse hormônio ainda não está indicado.
Entenda qual a diferença entre hormônio sintético e hormônio bioidêntico.
O bioidêntico é uma molécula parecida com a nossa. E hormônios como a tibolona não têm uma estrutura bioquímica similar a nossa. Ambos foram desenvolvidos pela indústria farmacêutica.
Apesar dos bioidênticos terem sido elaborados pela indústria farmacêutica, esta produz uma dose padronizada, todavia a farmácia de manipulação pode fazer uma adequação da dose e da via de administração, trazendo uma adequação da dose de acordo com a necessidade de cada usuário da modulação hormonal.
Aí entra a questão da farmácia de manipulação escolhida que deve ser confiável, que trabalhe sério, usando ativos que permeiam a pele porque às vezes não funciona o tratamento pois aquele hormônio pode não estar sendo permeado, a partir de sua pele.
Benefícios
Mas, quando falamos de remédios, nós estamos procurando suas vantagens, não é mesmo? Entender o que o uso dele pode trazer de bom para o seu organismo e sua saúde, certo? Então, vamos falar um pouco sobre isso, pois é uma etapa importante para sabermos sobre a tibolona.
A menopausa causa uma redução no estrogênio, que pode ser compensada com o efeito estrogênico da tibolona. Este medicamento é usado na terapia de reposição hormonal para mulheres na menopausa e pode ajudar a reduzir as ondas de calor e a sudorese, além de ajudar a prevenir a osteoporose.
Sendo assim, é muito indicado para quem está querendo se livrar dos efeitos que a menopausa pode causar no corpo da mulher. O remédio pode ser encontrado em diversas farmácias e drogarias do Brasil, mas deve se atentar que ela é apenas vendida em comprimidos de 1,25 mg ou 2,5 mg. Aliás, nesses locais podem conter outros nomes além de tibolona, como Reduclim, Livial ou Libiam.
Contraindicações mais frequentes:
Outro ponto importante para os pacientes que estão pensando em utilizar esse remédio são as contraindicações que nele possuem. São as mesmas contraindicações da terapia com estrogênio, seja por via oral ou seja via transdérmica na maioria das vezes.
- Câncer de mama,
- Câncer de endométrio
- Doença hepática ativa
- Doenças tromboembólicas
- Sangramento vaginal de causa desconhecida.
Efeitos colaterais:
Os efeitos colaterais mais frequentes variam de 1 a 10%.
Vamos citar os mais frequentes:
- Sangramento vaginal numa fase onde já se parou de menstruar;
- Dor abdominal;
- Ganho de peso;
- Sensibilidade e dor nas mamas;
- Aumento de pelos, diferentes dos habituais;
- Aumento da espessura do útero, que é o que tem que tomar cuidado. Esse aumento pode estar relacionado a algum estímulo que pode evoluir para o câncer de endométrio;
- Pode aumentar o risco para infecções nas regiões genitais;
- Inchaço;
- Tontura;
- Dor de cabeça;
- Depressão;
- Dor no músculo;
- Dor nas articulações.
Quem toma muitos remédios, têm muito mais chances de ter vários efeitos colaterais decorrentes de um déficit da metabolização pelo fígado. Por isso, tem que se prestar muita atenção.
Tem o trabalho da própria Libbs, a qual lançou a tibolona e que diz que com o tempo de uso tem que se tomar cuidado, os mesmos cuidados que outros hormônios, porque pode aumentar o estímulo da cavidade endometrial, podendo evoluir para câncer de endométrio. E ainda tem um pequeno estímulo sobre a mama.
O posicionamento da SOBRAC (Sociedade Brasileira de Climatério) sobre a tibolona é uma interrogação. Eles “não assinam embaixo” quando se fala em aumento de risco à mama.
Tibolona e a menopausa:
Às vezes, o tratamento não dá certo porque se perde o olhar para a saúde intestinal e do fígado. Não é só repor hormônio, pois ele precisa ser absorvido, metabolizado e excretado.
Além disso, tem que se avaliar todos os outros sistemas, como estão funcionando em harmonia.
Ainda se faz necessário atuar em todos os pilares da saúde: atividade física todo dia, escolher alimentos saudáveis, fazer o gerenciamento do stress, pensar em uma boa qualidade do sono e ainda fazer coisas para se sentir feliz. Dessa forma sim, o hormônio entra como a”cereja do bolo”.
Você precisa entender o que acontece com o corpo, fazer uma autoavaliação para detectar sintomas da menopausa que interferem na sua saúde e qualidade de vida. Logicamente, você não vai notar se tem osteoporose, que é uma doença silenciosa. Também não vai conseguir avaliar o seu risco cardiovascular, que aumenta em mulheres nesta fase.
Porém, você consegue avaliar como está:
- sua pele, se mais fina, mais ressecada;
- seu cabelo não está mais crescendo, se está mais ralo;
- sua memória está piorando a cada dia;
- o seu sono;
- o seu humor;
- mais irritada;
- mais depressiva;
- se mais ansiosa;
- se está lubrificando bem;
- dor na relação sexual;
- redução da libido;
- se está tendo infecção urinária;
- corrimento de repetição;
- se está perdendo urina;
- engordando;
- tendo dor na articulação;
- etc.
E ainda existem os calorões e o sangramento uterino anormal que são os sintomas mais incidentes e que se apresentam em muitos casos como os mais frequentes.
A partir da auto análise é importante buscar um profissional e discutir com ele esse tema e a partir daí ele vai ajudar a entender, irá fazer uma avaliação clínica, fará a dosagem hormonal dos seu hormônios e ademais pedirá exames de imagem específicos para essa fase.
Depois de avaliar tudo, verá qual é o melhor tratamento para essa fase. Uma das perguntas que recebo muito frequentemente é saber até quando pode se fazer reposição hormonal. A resposta é: até quando os benefícios superarem os riscos. E, sem dúvida, para a maioria das mulheres, traz muito mais benefícios que riscos. Mas não há uma regra em que toda mulher tem que fazer terapia de reposição hormonal.
Para algumas pessoas, a terapia hormonal combinada pode ser mais eficaz do que o uso da tibolona.
Concluindo, o uso da tibolona é uma das opções para tratar a pós-menopausa. Muitas mulheres têm uma boa resposta clínica, se adaptam e melhoram dos sintomas e sinais dessa fase. Outras interrompem o tratamento pelos efeitos colaterais.
Toda mulher tem que ter em mente que o declínio hormonal é progressivo. Você não precisa sofrer por desconhecimento, não tem que aceitar sofrer sem escolher fazer ou não o tratamento com hormônios.
A terapia de reposição hormonal é o tratamento de escolha consensuado pelas sociedades no Brasil e no mundo que tratam de menopausa e climatério.
Está buscando mais conteúdos interessantes que falam mais sobre a tibolona? Pois bem, veja esse vídeo da Dra. Vanderléa Coelho que traz simples explicações sobre o remédio, seus efeitos e benefícios.
Link permanente
Boa tarde, tive mioma que precisou de cirurgia o médico indicou tibolona antes e depois da cirurgia pois só retirou o mioma é útero , faz 2 meses apos a cirurgia, até qnd devo tomar hormônios tenho medo de riscos de câncer, estou bem pratico atividade física, me alimento forma saudável, gostaria de sua opinião é seus conhecimentos nesse caso obgd.
Link permanente
tenho 51 anos, usei mirena e tirei fazem 3 anos e após 3 meses nunca mais menstruei, mas tenho os calores, tpm monstruosa, depressiva, gostaria de saber se posso testar a tibolona?
fiz uso de amora, isoflavona e nada resolveu…
estou usando o magne femen e não estou vendo resultados.
Link permanente
Olá tenho 42 anos minha médica indicou clifemin mas sentir forte dor no estômago gostaria de saber se posso trocar por tinbolona pois o clifemin contemn160 mg
Link permanente
Bom dia doutora, gostaria de saber onde vc atende, preciso muito de um médico para me dar orientações precisas, não tenho convênio, porém sinto a necessidade de ser cuidada ! Também não gostaria de passar com qualquer um médico.
Link permanente
Tomei tibolona por 5 anos, minha menopausa foi cirúrgica,tirei trompas e ovário a 3 meses estou modulando com bio idênticos, progesterona1,5 Gr, estriol 1gr, estradiol 0,25 mg e testosterona 3mg em creme, porém,usei por 90 dias agora ela retirou a progesterona e diminuio a testo pra 2,5 grs. Minha dúvida é tenho útero não preciso manter a progesterona?
Link permanente
Boa tarde me chamo fran eu temho 45 anos e ja entrei na nemopausa o meu medico psssou pra me tomar tibolona ja tomei 6 complimidos ele disse sue vou me sentir melhor do calor da cecura da minha vagina td que a nemopausa csusa
Link permanente
Boa-noite! Logo no inicio da menopausa comecei fazer Reposição Hormonal Bioidêntica durante 14anos, parei a reposição à dois anos em 06/2019. Sinto um mau estar, angústia em seguia vem o calorão, tem dias que sinto 4 a 5 vezes por dia, e recente acordo à noite com os calores. Gostaria de saber se há possibilidade de retomar as Reposição Hormonal.
Link permanente
Meu médico me mandou tomar tibolona tenho medo,mas sou pobre qual outro eu poderia comprar? Me ajuda doutora me indica um barato e bom.😭😭
Link permanente
Dra, tenho 48 anos e não menstruo as uns 5 anos, no começo sentia muito os calorão,agora deu uma amenizada, mas sofro com as dores nas articulações, principalmente nos joelhos e nos pés, em janeiro de 2019 cai em casa no quintal da casa e fraturei duas vértebras, em dezembro de 2019 cai de novo quebrei no pulso, fui ao ortopedista que me pediu o exame de densitometria óssea e constatou que tenho osteoporose na coluna já bem avançada, hoje sofre com a dor na coluna, ainda não faço acompanhamento ginecológico, tenho medo de fazer reposição hormonal e acho que também não posso pois sou fumante, essa é a pior fase de uma mulher essa tal de menopausa misericórdia.
Link permanente
Olá querida Doutora, te admiro muuuuito¡ Queria saber se a reposição com Angeliq tbm se aplica ás informações da senhora… Grata♡
Link permanente
Bom dia, meu nome é Carmelita tive endometriose em 2010 e tenho todos os problemas que você citou como exemplo é não posso fazer reposição hormonal .tenho me virado nos trintas para amenizar esses problemas. Gostaria de saber se eu fizer reposição hormonal a endometriose pode voltar em qualquer parte do meu corpo inclusive no cérebro?
Link permanente
Olá, meu nome é Irene, tenho 60 anos ,tomo tibolona há 5 anos mais ela não tira os fogachos, mais melhora meu humor,trás a libido de volta, ultimamente tomo também a natida pró, gostaria de saber se tem algum problema tomar junto .
obs: tomo um dia natida pró, e no outro tomo tibolona porque se tomar natifa pro todos os dias tenho efeito colateral. Desde já agradeço
Link permanente
Por favor Irene, quais os efeitos colaterais?
Link permanente
Quem toma anfepramona pode tomar libian?
Link permanente
Rose.. melhor ter uma orientação medica, pois um é para emagrecer e o outro pode engordar.
Link permanente
Me ajude…tomava o tibolona..sentia mto calor e mau estar..ganhei mto peso e pelos..tenho 49 anos enao tenho utero..so tenho uma pparte de um ovario.mas parei d tomar e nao tou supirtando os calores…tenho medo d ter cancer..tou c duas primas c a doença.m ajude
Link permanente
Porque eu parei de menstruar faz 10 anos comecei usar quando acabou o remédio começou sangrar isso é normal tenho muito medo de engordar não Ou será que o sangramento foi só o começo porque estou bem uma cartela sou vai sangrar todo mês quando acabar o remédio?