O término da produção hormonal implica no fim do período fértil da mulher. O início da menopausa afeta diretamente a sua fertilidade, fazendo com que ela diminua gradualmente até se tornar completamente interrompida e isso é irreversível e acontece de forma natural.
Não obstante, essa questão referente a produção hormonal implica também no surgimento de vários sintomas incômodos. Por isso, separamos algumas informações a respeito da reposição hormonal em gel durante a menopausa. Confira abaixo.
Existe uma gama bem ampla de sintomas que podem causar diversos incômodos e mesmo transtornos para sua vida e seus hábitos diários. Sendo assim, é importante considerar a reposição hormonal como forma de retomar o seu estilo de vida e principalmente seu bem estar.
Alguns destes sintomas que surgem na menopausa e, às vezes, no climatério, são:
- Calorão e insônia;
- Falta de energia e disposição;
- Fadiga e irritabilidade;
- Redução do desejo sexual;
- Queixas urinárias e genitais;
- Ressecamento vaginal;
- Acúmulo de gordura abdominal.
No entanto, nem tudo está perdido, pois, o que acaba se findando naturalmente, pode ser reposto graças a algo desenvolvido pelo ser humano. É possível realizar a reparação dessa diminuição na produção de modo natural dos hormônios, através de moléculas que se comportam igualmente aos hormônios naturais que agora não são mais produzidos.
Por isso, é de suma importância a consulta ao seu médico ginecologista que avaliará o seu caso e te indicará qual a melhor forma de reposição hormonal existente, de acordo com o seu quadro. Além da reposição hormonal em gel, existem diversas outras formas de reposição hormonal e é disso que vamos falar a seguir. Então, siga acompanhando abaixo.
Tipos de reposição hormonal feminina
Atualmente, existem várias formas de reposição hormonal feminina que certamente contribuirão para você restaurar a sua saúde e equilíbrio, além de se livrar ou atenuar significativamente grande parte dos desconfortos que mencionamos no tópico anterior.
Algumas das formas de terapia de reposição hormonal podem ser:
- Comprimido via oral;
- Gel via vaginal;
- Implantes que se colocam embaixo da pele;
- Em gel transdérmico.
A reposição hormonal feminina em forma de gel ou gel transdérmico é a reposição hormonal que está entre as mais modernas que temos atualmente. Além disso, é um método muito prático e também é a forma de molécula mais parecida com a natural.
Através da absorção direta pela pele com a reposição hormonal feminina na forma de gel, você evita que as moléculas precisem passar por outros órgãos. Assim, este tratamento evita que as moléculas passem por seus intestinos e depois pelo fígado, evitando a formação de substâncias chamadas trombogênicas. E isso reduz os riscos de trombose.
A importância da reposição hormonal
Quando caminhamos para chegar a casa dos cinquenta anos, é esperado que, a partir desse período, o seu corpo apresente quedas na produção hormonal, principalmente em hormônios que são ligados à fertilidade e ao apetite sexual. Fato é que, assim como qualquer pessoa, em qualquer que seja a etapa, a ação hormonal regulada é fundamental para o funcionamento pleno do corpo desse indivíduo.
Portanto, em um momento em que você reduz a produção de hormônios importantes, o seu corpo começa a dar sinais de uma mudança, mas que, apesar de ser natural, é bastante incômoda em boa parte dos casos. Por isso, é muito importante nessa época da vida que você realize exames de sangue com foco na análise de certos hormônios para conseguir realmente “diagnosticar” o início da menopausa. Os hormônios que devem ser analisados são LH, FSH, TSH e cortisol.
Quando ficamos um tempo considerável sem beber água, por exemplo, o nosso corpo manda sinais de que é necessário se hidratar, seja através da sensação de sede ou de qualquer ou sinal. Caso você não obedeça, durante um tempo a sensação desconfortável persiste e, após um tempo maior, seu corpo entende que não vem água e diminui os sinais de alerta para que você se hidrate.
Quando você repete isso com frequência, o seu corpo vai entender que você consome apenas uma quantidade x de água no seu dia, portanto ele passará a “priorizar” a utilização dessa água que chega e, enquanto não houver uma reposição satisfatória, as funções estarão comprometidas. Com os hormônios é a mesma coisa, mas é um pouco mais complexo do que apenas beber um copo de água.
A reposição hormonal garante uma maior estabilidade emocional, comportamental e física da mulher em fases onde o déficit pode ser tanto na produção quanto na absorção desse hormônio pelo organismo. Portanto, quando se pensa em uma fase delicada e de quedas radicais na questão hormonal, é muito plausível pensar em uma reposição hormonal.
Reposição hormonal em gel funciona na menopausa?
Fato é que a reposição hormonal em gel é sim uma das formas utilizadas para o combate aos sintomas gerados no início da menopausa, ou seja, é válida como forma de amenizar os sintomas. Apesar disso, é importante que seja de conhecimento do paciente que o tratamento hormonal costuma não ser para o resto da vida, mas sim como uma forma de controlar a diminuição desses hormônios, fazendo com que aos poucos o corpo se readapte a novas condições.
Portanto, reposição hormonal em alguns casos é, na verdade, um controle hormonal através da aplicação de uma quantidade, em gel ou de qualquer outra maneira, que garantirá sintomas mais leves. Com o tempo, a tendência é que se reduza de pouco em pouco até que seu corpo consiga se adaptar às novas condições hormonais, sem que isso te gere implicações no seu mental, mas também na saúde física.
Pensando em auxiliar as mulheres em uma fase mais madura, no início da menopausa, foi preparado um conteúdo em vídeo com o intuito de possibilitar o maior acesso à informação em relação à reposição hormonal em gel. Para acessá-lo clique aqui. Além disso, aproveito para fazer um convite para que você conheça mais informações a respeito da reposição hormonal em gel. Para conferir mais informações a respeito de emagrecimento durante a menopausa e até mesmo agendar a sua consulta com a Dra Vanderlea Coelho, acesse o site.
Link permanente
Tenho muita secura vaginal que chega a queimar e dor muito, ja usei o suprelle e parei. o que fazer?
[
Link permanente
Dra.Vanderlea,
Meu nome e Denise, moro no Rio de Janeiro- Rj e estou c uma duvida: Tenho estenose de 20% n carotida direita, fui a minha gineco e esqueci de falar isso p ela e sendo assim ela me receitou o Antrofi( promestrieno)10mg/ g uso topico vaginal…A pergunta e: Posso usar a de eterno este repositor hormonal tendo estenose carotida de 20% ?
Link permanente
Gostaria de saber se reposição hormonal almenta os seios, pois faz 3 meses que estou usando e meus seios estão maiores e me sinto estufada eu ja sou obesa mórbida e engordei mais depois q comecei usar hormônio e ainda dependo de remédios para dormir .🙏🙏
Link permanente
Gostaria de saber, se os hormônios manipulados em uma receita….estradiol,progesterona, testosterona e pentravan,, fazem crescer pelos nos braços????
Link permanente
Achei o conteúdo sobre a reposição hormonal em gel, mta boa e explicativa, tirando assim minhas dúvidas