10 passos para você escapar da menopausa perpétua

Você deve ter se deparado diversas vezes com a ideia de que o seu corpo tende a se acostumar com os diversos estímulos que você dá a ele de forma constante. Portanto, quando você vai se exercitar é sempre importante progredir carga e tirar o seu corpo de uma sensação de costume com algo. Isso se aplica em diversos fatores da nossa vida, inclusive quando falamos de menopausa perpétua.

O que é a menopausa?

De conhecimento geral, a menopausa acaba sendo um marco para toda mulher, já que ocorre para 100% de nós. Esse fenômeno fisiológico é marcado pelo fim da menstruação, o que dá indícios de que os seus ovários se aposentaram. Porém, essa alteração, causada pelo declínio hormonal, traz consigo uma infinidade de sintomas que afetam a saúde e a qualidade de vida de qualquer mulher.

O que é a menopausa perpétua?

Você deve ter ouvido falar ou até mesmo possuir algum tipo de doença crônica, a menopausa perpétua é justamente isso, o costume do seu corpo em aceitar os sintomas da menopausa e fazer deles algo diário e recorrente. A menopausa perpétua é caracterizada por presença de sintomas que acabam se perpetuando por toda a vida, ou seja, nunca passam. 

Com isso, a mulher sofre com transtornos diários, perde a qualidade de vida e passa viver um verdadeiro problema.

Isso dá pela normalização dos sintomas e o acúmulo destes durante esse período. Assim, frequentemente, a mulher sofre e continua nessa situação por acreditar que isso é normal, mas acredite, não é. Isso acaba gerando uma sensação de imobilidade deixando-a presa, impossibilitando uma espécie de libertação desse tanto sofrimento. 

Menopausa perpétua.
Menopausa. | Foto: Freepik.

Sendo assim, esse processo é o que eu chamo de Ciclo da Ruína, no qual a mulher deixa de ser ela mesma e se adapta a ter uma vida ruim. Além disso, tentando combater os diversos sintomas, a mulher se torna polimedicada e precisa se consultar com vários especialistas diferentes. Logo, o Ciclo da Ruína culmina com a menopausa perpétua. Fique tranquila, tudo isso tem solução e eu vou te mostrar como.

O que é o Ciclo da Ruína?

Como expliquei em outros artigos, a menopausa traz consigo cerca de 76 sintomas, pois a falta de hormônios afeta vários órgãos distintos. Portanto, o Ciclo da Ruína se inicia quando cada sintoma abala a sua vida e gera transtornos decorrentes desse sintoma.

Como o Ciclo da Ruína afeta a sua vida?

O Ciclo da Ruína afeta a sua vida de inúmeras maneiras, já que, antes, o hormônio fazia com que tudo funcionasse corretamente. Portanto, mesmo se você comia mal, estava sedentária ou estressada, a vida e o seu corpo eram diferentes.

Sendo assim, sua vida acaba sendo afetada das seguintes formas:

  • Pessoal: você dorme mal, fica mais cansada, irritada, baixa produtividade em casa ou no trabalho, não tem vontade de fazer nada, se sente depressiva, ansiosa;
  • Profissional: você fica sem energia, com baixa produtividade, podendo perder clientes ou até mesmo o emprego;
  • Social: você fica constrangida pelo calor em excesso, cansada porque não dorme, sem energia, prefere ficar em casa e acaba se isolando;
  • Sexual: você fica sem vontade de sexo, cansada, tem dor na relação sexual, tem cistite, tem secura, o parceiro reclama, assim podendo perder o parceiro;
  • Familiar: tudo irrita você, reclama de tudo, sem paciência com os filhos, netos, marido, ou seja, deixa de curtir a sua família;
  • Feminilidade: come mais, engorda, perde a forma corporal, não usa mais as roupas que gosta, não se sente bonita, autoestima acaba ficando baixa.

Tudo isso acontece pois os hormônios são como chaves que ativam inúmeras funções. Por isso, são fundamentais para os processos celulares. Sendo assim, a falta deles cria um déficit em vários órgãos. Porém, a forma como você é afetada depende individualmente e estilo de vida de cada mulher. Logo, se a sua vida vinha com uma carga física e/ou emocional no limite, os sintomas da menopausa, possivelmente, serão mais intensos e duradouros.

Como evitar a “menopausa perpétua”?

Confira:

Passo 1 – Seja consciente

Aceite e assuma que a menopausa ocorre para todas as mulheres, inclusive você. Então, não ignore os sinais, afinal você não seria diferente.

Passo 2 – Não se faça de vítima

Simplesmente culpar a menopausa não vai mudar nada. Pare de reclamar e parta para a ação.

Passo 3 – Responsabilize-se

Não espere que seus problemas, ocasionados pela menopausa, sejam solucionados pelo marido, pelo governo, nem pelo médico.

Se você não fizer nada, nada vai funcionar, nem mesmo o tratamento.

Passo 4 – Aprenda

Se você está sintomática, pesquise, procure profissionais que são referências no assunto, leia, assista vídeos. Enfim, quanto mais conhecimento tiver, melhores serão as decisões que irá tomar. Venha comigo que eu faço lives 2x por semana, tenho mais de 400 vídeos postados e um Blog para você buscar todas as informações que precisar.

Passo 5 – Seja proativa

Busque soluções e assuma o comando da sua vida.

Passo 6 – Não vai passar

A menopausa não é temporária. Portanto, não adianta tentar se adaptar e se conformar com uma vida ruim. Não corra o risco de ficar na menopausa perpétua.

Passo 7 – Acredite

É possível viver bem pelos próximos 30, 40 anos depois da menopausa. Não se conforme com menos que ser feliz. Você deve acreditar que isso não é normal e entender que é possível sim reverter esse quadro. 

Passo 8 – Persista

Se seus planos não funcionarem, mude de estratégia e não pare até encontrar o que é melhor para você conquistar e manter resultados efetivos. Nem sempre as coisas acontecem como planejado, por isso, você deve insistir. 

Passo 9 – Busque seu “menopausologista”

Procure um médico especialista que vai estar com você na sua jornada de vida após a menopausa, não deixando que ela se transforme em uma menopausa perpétua. Ele vai te auxiliar a viver bem.

Passo 10 – Ame-se acima de tudo

Seu amor-próprio é a chave capaz de impulsionar a cada dia. Por isso, invista seu tempo e dinheiro em você. 

Agora que você já conhece tudo aquilo que envolve a menopausa perpétua, e sabe como sair dessa situação desconfortável ao extremo, faço o convite para que você conheça o meu livro, nele eu falo sobre diversas temáticas que envolvem as mulheres e a questão dos problemas referentes a menopausa. Para adquiri-lo acesse o site, clicando aqui.  

5 Comentários


  1. Amei o artigo.Depois da memopausa mudei minha vida. Muita água, treino, mudei alimemtação, tomo fitoterápicos.Estou entrando em equilíbrio novamente.Não podemos parar e nem desistir.Obrigada dra.

    Responder

  2. Como faço pra marcar uma consulta com a Drª Vanderlea, eu moro em Brasília- Df

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *