MUITO CUIDADO COM USO DO HORMÔNIO DA SOJA

Será que o hormônio da soja serve para tratar a menopausa

Venha comigo que neste artigo você vai entender:

  • O que são e qual a ação dos hormônios da soja;
  • Quando seu uso é indicado?
  • Quais os efeitos colaterais do hormônio da soja?
  • Toda mulher pode usar?
  • O ponto vista dos experts em menopausa e climatério;
  • O meu ponto de vista, como expert em menopausa e climatério.

Conhece alguém que também tem dúvidas sobre este tema?

Aproveite e compartilhe este artigo! Assim você pode ajudar muitas outras mulheres a virarem o jogo e tornarem a menopausa a melhor fase de suas vidas!

O HORMÔNIO DA SOJA SERVE PARA TRATAR A MENOPAUSA?

O que são e quais as ações dos hormônios da soja?

Você sabia que a utilização da soja é milenar?

Isso mesmo! A partir dela, são extraídos hormônios chamados de fitoestrógenos. Logo, uma vez que são extraídos do reino vegetal, estes são denominados hormônios naturais. Porém, precisam ser processados pela indústria.

O que são os hormônios da soja?

Saiba que, os hormônios derivados da soja são fitoestrógenos que apresentação ação similar aos hormônios da mulher. Entretanto, sua ação é considerada muito fraca, ou seja, cerca de 1000 vezes menor. Desta forma, os fitoestrógenos mais estudados são aqueles denominados isoflavonas, como a genisteína e a daidzeína.

Quais as ações dos hormônios da soja?

Tais hormônios possuem o que chamamos de ação agonista e ação antagonista. Logo, a ação agonista corresponde à ação estrogênica. Sendo assim, o hormônio de liga à receptores beta e, com isso, são capazes de estimular os ossos, o trato urinário e os vasos sanguíneos.

Já a ação antagonista diz respeito à ação anti estrogênica e, com isso, se liga a receptores alfa, sendo assim, não estimula mamas e útero. Portanto, teoricamente, poderia ser aplicado em pacientes com câncer. Porém, nenhum médico defende esta prática.

Quando seu uso é indicado? 

Contudo, vemos que os hormônios da soja são uma opção para tratar a menopausa sintomática. Ou seja, se você já me acompanha, já sabe que existem 76 possíveis sintomas desencadeados pela menopausa. Mas, cada mulher sente este fase de forma diferente e tem uma quantidade, intensidade e frequência diferentes de manifestações.

Dentre estes, os sintomas mais comuns entre as mulheres são:

Por isso, a indicação do uso dos fitoestrógenos vai depender da avaliação de um médico especializado e das queixas e necessidades de cada paciente.

Quais os efeitos colaterais dos hormônios da soja?

Mesmo sendo derivados de vegetais, os hormônios da soja não podem ser empregados sem orientação médica. Isto ocorre pois pode haver alguns efeitos colaterais. Conheça os mais comuns logo abaixo:

  • Pode interferir na função da tireoide, afetando a conversão dos hormônios T4 em T3;
  • É capaz de interferir na absorção de ferro e assim, reduzi-la;
  • Pode ocasionar vômito, diarreia e dermatites;
  • É capaz de gerar constipação, inchaço e flatulência.

Sendo assim, é importante ressaltar que estes efeitos colaterais vão depender da sensibilidade de cada uma. Além disso, para agirem de forma correta, tais hormônios precisam ser ativados pela flora intestinal. Logo, aquelas mulheres que apresentam disbiose não conseguem ter uma boa absorção dos mesmos.

Toda mulher pode usar?

Como já vimos, os hormônios da soja são naturais e possuem ação estrogênica fraca. Entretanto, é interessante termos alguns cuidados na hora de utilizá-los. Com isso, seu uso não é recomendado nas seguintes situações:

  • Se tem contra indicação para hormônios, mesmo tendo ação fraca é importante ter cuidado;
  • Contraindicações absolutas, como câncer de mama, câncer de endométrio, doença hepática ativa, doenças tromboembólicas, porfiria e sangramento uterino anormal não diagnosticado;
  • Se tem hipotiroidismo e faz uso de levotiroxina, é preciso ter cautela.

Logo, algumas mulheres se sentem bem com essa terapia enquanto outras não apresentam respostas satisfatórias. Por isso, o tratamento deve ser sempre acompanhado por um médico e individualizado.

Qual o ponto de vista dos experts?

As sociedades que são responsáveis por tratar a menopausa e climatério no mundo, como, SOBRAC (Associação Brasileira de Climatério), NAMS (Sociedade Norte-Americana de Menopausa) e ICS (Sociedade Internacional de Continência), possuem o seguinte posicionamento sobre o uso de hormônios da soja na terapia de reposição hormonal para menopausa: 

  • Não há consenso sobre as isoflavonas, uma vez que não existem estudos científicos suficientes;
  • Resultados ainda são controversos;
  • Não se sabe quais são os efeitos adversos a longo prazo.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Hormônio da soja serve para tratar a menopausa? – O meu ponto de vista

Como eu sempre digo, a menopausa atinge de forma muito intensa uma grande parte das mulheres. Outras, porém, não sentem muitos os seus efeitos e não sofrem com os sintomas. Sendo assim, cada caso é um caso e necessita de uma avaliação individualizada.

Além disso, o profissional precisa entender o que a mulher necessita e o que ela deseja. Portanto, se for possível realizar a terapia de reposição hormonal, ótimo. Mas, se por algum motivo, a paciente não quer ou não pode utilizar essa metodologia, cabe ao médico expert apresentar e discutir outras opções de tratamento.

Antes de mais nada, é preciso fazer uma avaliação minuciosa, saber como está a função da tireoide, acompanhar todos o processo e ficar atenta para os possíveis efeitos adversos. Sendo assim, é essencial analisar se o uso de fitoestrógenos está resolvendo os sintomas da mulher. Por isso, mesmo sendo um hormônio natural, eu não recomendo que seja utilizado sem o acompanhamento médico adequado.

O HORMÔNIO DA SOJA SERVE PARA TRATAR A MENOPAUSA?

Conclusão

Como sabemos, as mulheres orientais, que moram no Japão, têm o consumo de soja como parte de sua cultura. Portanto, em teoria, apresentam menos sintomas da menopausa. Entretanto, as orientais que vivem no Brasil possuem uma menopausa igual a das ocidentais.

Independentemente de qualquer coisa, é preciso ficar claro que, se há um sintoma, há necessidade de tratamento para restaurar a saúde e a qualidade de vida. Logo, a forma como será realizado o tratamento vai depender da avaliação médica e do desejo de cada mulher. Sendo assim, o ideal é sempre buscar um tratamento que traga mais benefícios do que riscos.

Apesar de os hormônios da soja serem uma opção dentro do arsenal terapêutico, eu os indico em casos bem raros, respeitando o desejo da minha paciente. Além disso, não recomendo seu uso sem acompanhamento. 

E você?

Usa ou já pensou em usar hormônios da soja?

Se já utilizou, como foi a sua experiência? Escreva nos comentários abaixo!

Agora você já conhece mais uma forma de tratar a menopausa e tem condições de discutir esse assunto como seu médico. Não deixe de se cuidar e lembre-se de que a menopausa pode ser a melhor fase da sua vida!

Só depende de você, da sua vontade de aprender e aplicar os conhecimentos, ter disciplina e foco para atingir seus objetivos!

Você deseja virar o jogo e não ficar no Ciclo da Ruína?

Eu estou aqui para ajudar você e muitas outras mulheres a ter saúde, qualidade de vida e felicidade depois da menopausa.

7 Comentários


  1. Eu vejo sempre seus videos são maravilhosos, eu tomo o isoflavona 125mg a 1 ano e meio estou sentindo mwlhora em alguns sintomas mas nã em todos, o ginicologista primeiro passou tibolona q senti jovem de novo maravilha de hormonio tirou todos sintomas de uma vez só, mas tive hemorragia ele mandou parar e receitou o isoflavona, mas to tendo ainda muito nervosismo, ansiedade, muitas dores musculares, secura vaginal,sou uma pessoa muito ativa mas esses sintomas e péssimo, falei com o meu médico receitou, calcio K3 vitamina D, óleo de primola, Vitamina A, omega 3, e passalix, e gel hidratante para vagina.
    queria muito outro tipo de hormonio para acabar de vez com o sintomas, mas ele disse q não posso tomar, por causa do sangramento q tive com tibolona.

    Responder

    1. Mi… tem a opção dos hormônios bioidênticos. se as dose forem ajustadas não haverá sangramentos

      Responder

  2. DRA.VOCE É MARAVILHOSA!
    EU VIVO O INFERNO DA MENOPAUSA!! VC ME AJUDOU E ME SALVOU! A PARTIR DOS SEUS VIDEOS VOLTEI A A REPOSIÇAO HORMONAL.eU ESTAVA MORRENDO… DERRETENDO IGUAL UMA PEDRA DE GELO…SEM ENERGIA NENHUMA!
    OBRIGADA A DEUS POR VC EXISTIR E NOS AJUDAR.
    GRANDE ABRAÇO.

    Responder

    1. Ana.. que lindo seu comentário para mim. Fico muito feliz por vc.

      Responder

  3. Estou na Menopausa desde 29 anos. Hoje tenho 59. Minha menopausa foi por causa de uma histerectomia radical,ou seja retirada total dos órgãos reprodutores.fiz uso da soja em sua forma natural. Consumia soja em todas as refeições, hoje tenho que tomar levotiroxina por causa do Hipotireoidismo.

    Responder

      1. Dra tou na menopausa a 3 anos entrei.com 42 hoje tenho 45 eu.tou.tomando vitamina d7000 mais k2 cálcio cloreto de magnésio.pa oleo d.primula omega3 vitamina e selênio vitamina c e zinco e agora comecei a tomar acafrao da terra curcuma e verdade que curcuma e Fitrogenico igual soja porque.não.posso tomar soja faço tratamento tireoide me.sentir bem.com curcuma tiraram dores.musculares do.meu corpo e agora Dra acho que vou parar de tomar já tive módulo.mo seios e.tirei.nodulo era benigno fibodenoma mais evito hormonio minha Dra falou para não tomar agora o que faço para Dr tomar no acafrao da terra a curcuma ou.clntinuo me.ajude tire minha duvida

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *