Aprenda a aliviar mal estar e enjoos causados pelos sintomas da menopausa

A menopausa é um período que chegará na vida de toda mulher. Ela geralmente ocorre entre os 45 aos 55 anos de idade, mas pode ser que alguns organismos femininos sejam mais apressados e outros mais atrasados. Essa fase é caracterizada pela finalização total da menstruação, durando cerca de 1 ano. Existem, alguns sintomas mais comuns e outros menos, como mal estar e enjoo na menopausa

A menopausa ocorre pois a mulher nasce com uma quantidade limitada de células reprodutivas, que são liberadas mensalmente. Com o passar dos anos, essas células acabam, fazendo com que o corpo feminino pare totalmente de ovular. Como consequência, não há mais a fabricação dos hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona. 

Ao contrário do que muita gente pensa, esses hormônios não controlam apenas o sistema sexual feminino, e a sua falta não afeta somente questões como menstruação e gravidez. O estrogênio e a progesterona atuam em praticamente todos os sistemas do corpo da mulher e, por isso, os sintomas da menopausa podem ser variados e percebidos em várias partes do corpo. 

Os mais frequentes, nesse sentido, é a sensação de calor intenso acompanhado de muito suor, mucosas corporais ressecadas (especialmente a da vagina, dos olhos e da boca), insônia, ganho de peso, falta de vontade sexual, cabelos e unhas mais fracos e alterações no humor. 

Entretanto, cada corpo é um corpo, ou seja, têm mulheres que passam por essa fase sem sentir nada disso, outras sentem um sintoma ou outro, umas sentem todos de uma só vez e outras desenvolvem sintomas incomuns mas totalmente normais, como o mal estar e o enjoo. 

O desenvolvimento de hobbies pode ajudar a aliviar alguns sintomas da menopausa. | Foto: Freepik.

O que causa os enjoos?

Os enjoos durante a menopausa não é um sintoma comum, poucas mulheres se queixam desse mal estar durante esse período. Ainda assim, existem chances do enjoo estar presente na menopausa, uma vez que ele é um sintoma como qualquer outro, a única diferença é que ele se manifesta em corpos femininos mais específicos. 

Por ser um sintoma incomum, os casos de mulheres que se queixam de estarem sentindo enjoos costumam ser muito bem investigados. Na maioria das vezes, os profissionais percebem que essa sensação não é um sintoma da menopausa propriamente dita, mas sim de outras manifestações da fase, como a ansiedade, a depressão, a insônia e o estresse. 

O aparecimento desses sintomas, que podem não se desenvolver em todas mulheres mas são relativamente comuns, somados a uma rotina que não é pensada para aliviar essa fase da menopausa, costumam ser os principais causadores do enjoo. Seja como for, a visita a um médico ginecologista é indispensável, pois só o profissional conseguirá conduzir o tratamento da melhor maneira. 

Além disso, mesmo durante a fase da menopausa (principalmente no momento anterior, quando as células reprodutivas ainda estão se esgotando e o organismo está se acostumando com a nova realidade), é possível engravidar. Por isso, se os enjoos forem notados com muita frequência, sobretudo na parte da manhã, é ainda mais interessante a consulta com o médico ginecologista. 

Como aliviar?

Felizmente existem alguns hábitos diários que podem ajudar bastante a aliviar não só os enjoos e os sintomas que geram ele mas também a grande maioria das manifestações geradas pela fase da menopausa. Inserir essas ações no dia a dia pode ser uma escolha muito boa para o mantimento da saúde em geral e as mulheres costumam gostar muito dessas práticas. 

Alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável e balanceada não quer dizer que é necessário abrir mão de todas as comidas gostosas para passar a se alimentar somente de frutas, legumes e verduras, mas sim deixar esse tipo de alimento apenas para ocasiões especiais e voltar o cardápio diário para algo mais saudável. 

Para a menopausa, especialmente, é interessante que as mulheres optem por ingerir muitas frutas (principalmente as que possuem Vitamina C), e legumes que tenham fitoestrogênios, pois faz com que haja uma reposição natural do hormônio perdido. Além disso, a procura por alimentos que regulam o intestino também ajuda bastante no enjoo. 

Atividade física

As atividades físicas são muito benéficas para todos os gêneros e para todas as idades. Elas ajudam a manter a saúde corporal e faz com que o funcionamento do organismo permaneça pleno. Na menopausa, os exercícios se tornam ainda mais valiosos. 

Sua importância se dá pelo fato deles liberarem serotonina, o hormônio da felicidade. Isso, na prática, diminui estresse, ansiedade e depressão e, como consequência, acaba com o enjoo. Para mulheres na menopausa, que são mais maduras, é interessante investir em caminhada, yoga e ou pilates. 

Desenvolver algum hobbie

Os hobbies são uma ótima forma de manter a mente ocupada. Fazer algo que gosta e desenvolver as habilidades também libera serotonina, o que diminui ansiedade e depressão. 

Nesse sentido, a entrada em grupos que compartilham dos mesmos hobbies e a ida a um psicológico para iniciar uma terapia também são duas ótimas dicas de alívio na menopausa. 

Dormir bem

A insônia é um sintoma causador de outros, como ansiedade e estresse e, consequentemente, os enjoos. Por isso, dormir bem é algo importante na menopausa. Para isso, é interessante procurar um médico do sono que irá receitar um remédio que ajude a dormir. 

A alimentação saudável, o desenvolvimento de um hobbie, exercícios físicos e terapia também são de grande ajuda na hora de regular o sono. 

Tratamento hormonal

Muitas mulheres quando entram na menopausa optam pelo tratamento hormonal, que faz com que os sintomas aumentem e pode até diminuir a predisposição para algumas doenças. O necessário, nesse sentido, é consultar um médico ginecologista para entender se aquele é de fato o melhor caminho. 

A menopausa pode ser um período difícil para as mulheres, principalmente porque ela é uma fase de transição para um estado feminino permanente. Felizmente, existem formas de ter qualidade de vida na menopausa. Para ir além de como aliviar mal estar e enjoo na menopausa, conheça o livro “Viva sem sofrer na menopausa“, de Vanderléa Coelho, médica ginecologista especializada em menopausa. 

22 Comentários


  1. Olá pessoal! Comecei a menopausa com 47anos. Hoje tenho 49 em maio faço 50. No inicio quase morri, pois foi periodo da pandemia, e em 2019 minha ginecologista disse que ia demorar a menpoausa, entao fiquei tranquila.
    Mas em 2020 comecei com um quadro de insonia nao dormia mais , fraqueza, frios nos membros e emagrecendo. Nao conseguia comer. Fui no medico e disse que era depressão e passou os antidepressivos e eu ficando cada vez pior. Foi horrivel! Pensei que fosse morrer.
    Resolvi ir no endocrino
    Quando ele viu meu FSH que estava 150 ele falou: você não tem depressão, você está na menopausa e passou a Tibolona. Naquele mesmo dia a noite tomei e passei a dormir. Melhorei o sono, pois era o que mais incomodava e os frios. Não encontrava ninguem com esses sintomas.
    Foi muitodificil. Aifui me recuperando. Ai comecei a maratona de procurar quem me passasse a medicaçao correta. Fui em outra medica e passouos hormonios intaderme, sem sucesso. Fui em outra, tirou os hormonios porque tenho nodulos e casos de cancer na familia e continuo procurandomelhora. Fui em outra e passos o Soynati e tomo até hoje. Ë um fitotreapico.
    Agora esta comecando as ondas de calor e tambem sentia muito frio na cabeça, parecia ter gelo dentro, com pertubaçao. Fiz tumografia e estava tudo bem. O que sinto ninguem sentia
    Agora encontrei a Dra. Vanderleia com esses ensinamentos. Obrigada! Deus abençoe. Vou comprar o livro indicado.
    Ah! Estou com 2 anos sem menstruar.

    Responder

  2. Olá
    Tem nove meses que não menstruo, 57 anos e de um mês pra cá, cansada, enjoada… Se Jesus!
    Alguém melhorou dos enjoos?? Tomou o que?

    Responder

  3. Oi ,obg por compartilhar seus conhecimentos ,tenho 42anos já há um ano venho sofrendo com os caloroes, comento com as pessoas elas falam que estou doida ,mas eu sei que é minha mãe entrou na menopausa com 36 anos e minhas tinhas também foram nessa facha etária .a noite é uma luta para dormir acordo toda suada , ventilador não resolve ,oh luta diária ,bem vinda menopausa ,pra piorar não posso fazer uso hormonal… Obg

    Responder

    1. Chá da folha 🍃 de amoras .estou tomando e os calores estão diminuindo muito e só faz 2 semanas que estou tomando.

      Responder

  4. Olá,
    Faço 57 anos essa semana, indo para a menopausa. Agradecida pela matéria.
    8 meses sem menstruar e a alguns dias atrás comecei com esses enjoos de matar.Caloroes terríveis. Mas louvado seja Deus pelas suas misericórdias e que ELE abençoe todas nós.

    Responder

    1. Meu Deus, eu nem imaginava que poderiam haver enjoos! Faz uma semana que estou sentindo isso, os outros sintomas já existiam há um ano pelo menos, os calorões… cansaço, tontura, indisposição, mas o pior é o enjoo…só Deus na causa 😢

      Responder

  5. Boa noite!!estou sem menstruar 1 ano;esse processo tem sido muito difícil pra mim.Muitos enjôos;muito calor;muitas dores abdominais.Fora o cansaço é a depressão que nunca tive.Agora até hemorróida apareceu;por causa da prisão de ventre.Fui ginecologista;ele mandou manipular medicação pro calor.Vou começar tomar.Espero melhore.Parece até mentira;estou ficando louca.

    Responder

  6. Tenho 47 anos á minha menstruação veio dia 10 de agosto e até hoje não voltou sinto caloroes horríveis enjoou fraquesa nas pernas as vezes é dor na coluna..por favor alguém ai pr me explicar?

    Responder

    1. Estou na mesma situação é normal estou tomando chá de folhas de amora e estou melhorando muito.

      Responder

  7. Vocês me tranquilizam com seus depoimentos estou com 55 anos a alguns meses começou o enjôo, praticamente todos os dias

    Responder

  8. Nossa me identifiquei com esses sintomas. Estou no terceiro mês sem menstruar e sinto a maioria dos sintomas, principalmente a noite. O mal estar e o enjôo são o que mais incomodam, pois não passam rápido como o calorão. O calorão vai embora e o resto dos sintomas ficam. Não é nada fácil essa fase. Voltei a dormir melhor com uso de melatonina. Mas cheguei a ficar noite sem dormir, infelizmente mexeu com minha ansiedade tbm.

    Responder

  9. Estou nessa fase. Ainda bem que encontrei alguem com os mesmos sintomas que eu. Assim tenho mais forcas pra passa por isso nao estar sendo facil. Que Deus nos abencoe.

    Responder

  10. Eu tô nesse processo o tempo inteiro com enjoous nao tô me alimentando direito,consigo comer só frutas e biscoitos,verduras tento comer arroz e feijao si almoço nao consigo jantar,nao consigo comer carnes tanto branca como vermelha enjooei,todos os sintomas eu tô,nao aguento mais isso. Aff

    Responder

  11. Tenho 43 anos estou sentindo muito enjôo estou 2 messes sem menstruar pode ser menopausa

    Responder

  12. Estava a 2 meses sem menstruar e no dia 20/07 comecei com sudorese, enjôo, vômito. No dia 21/07 menstruei e os enjoos e vômitos persistem. Pode ser sintomas do início da menopausa?

    Responder

  13. Obg por esclarecer,estou no climatério e sinto enjôo e fraqueza muscular,sofro de ansiedade,venho desanimada com todos esses sintomas.Foi esclarecedor,pois conheço poucas mulheres na menopausa com sintomas de enjôo.

    Responder

    1. Olá boa noite 💤 estou já duas noites sem dormir direito com muito enjoo e praticamente vários dos sintomas apresentados já não menstruo há quase 1 ano .
      Estou lendo aqui esse site de vocês eh show
      Pelos sintomas de enjoou não eh comum mas pode acontecer ser sim e fomos a escolhida . Prazer meu nome eh Glaucia

      Responder

      1. Fomos mesmo… estou aqui lotada de coisas para fazer e não consigo…

        Responder

    2. Boa tarde, eu tenho 49 anos fiquei 2 meses sem mestruar depois clehgou em julho e julho e fiquei o mês todo de agosto sem mestruar quanso foi dia 2 de setembro ela veio de lá pra cá depois que foi embora acordo com enjoo vontade de vomitar desanimada estou tomando Minel que a minha ginecologista passou

      Responder

    3. Estou nessa fase. Ainda bem que encontrei alguem com os mesmos sintomas que eu. Assim tenho mais forcas pra passa por isso nao estar sendo facil. Que Deus nos abencoe.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *