Como viver sem sofrer na menopausa? Aprenda a lidar com os sintomas

A menopausa é um período, que ocorre na vida de toda mulher, em que os principais hormônios femininos (o estrogênio e o progesterona) param de ser produzidos. Isso ocorre pois a mulher nasce com um número limitado de células reprodutivas e, durante a vida, ela vai liberando em seus ciclos. Dessa forma, entre os 45 e 55 anos, a mulher vai esgotando suas células reprodutivas e, como consequência, os hormônios param de ser produzidos. 

Essa alteração de hormônios faz com que haja alguns sintomas da menopausa que podem incomodar bastante. Eles não aparecem apenas na parte sexual e, ao contrário do que muita gente pensa, esses hormônios não servem apenas para que a mulher possa menstruar, eles também atuam em vários outros sistemas do organismo, assim, sua falta faz com que todo o funcionamento corporal se altere. 

Felizmente, existem algumas ações que podem ajudar bastante a mulher a passar pela menopausa sem sentir esses sintomas que incomodam tanto, de forma tão intensa e frequente. 

Amenizar os sintomas da menopausa ajuda as mulheres a terem uma vida mais feliz. | Foto: Freepik.

Como viver sem sofrer na menopausa?

Em primeiro lugar, é preciso ter sempre ao seu lado um médico ginecologista de confiança. O profissional, nesse contexto, atuará no direcionamento de um tratamento mais eficaz, que ajudará a tornar esse período da menopausa mais tranquilo. Além disso, existem algumas dicas de práticas fáceis que podem amenizar os sintomas. 

Fique atenta na alimentação

A primeira dica para viver sem sofrer na menopausa é fazer uma reformulação no cardápio para conseguir ter uma alimentação mais adequada e, consequentemente, mais saudável. Reduzir o café, nesse sentido, é uma das atividades mais importantes. Essa necessidade surge do fato de ser uma bebida que dilata os vasos sanguíneos, o que aumenta os sintomas da menopausa. 

Além disso, o café, mais especificamente a cafeína, diminui a adenosina, que é um componente corporal que acalma o corpo, gera tranquilidade. Assim, o consumo exagerado de café faz com que a ansiedade típica da menopausa aumente. A bebida alcóolica tem uma atuação parecida e, por isso, também precisa ser restringida. Uma boa opção é passar a tomar café sem cafeína e chás como de hortelã e camomila.

Existem alguns vegetais que possuem componentes chamados isoflavonas e lignanas, que também são chamados de fitoestrogênios, ou seja, estrogênios vegetais. Assim, a composição desses alimentos repõem o estrogênio no corpo da mulher e, por isso, ingeri-los ajuda nos sintomas. Alguns vegetais que possuem fitoestrogênios são a batata doce, o grão de bico, a lentilha e o repolho.

Mais um componente a ser levado em consideração na hora de montar uma dieta que diminua os impactos da menopausa é a vitamina C, uma vez que ela é antioxidante, ou seja, combate os radicais livres, e entardecendo o envelhecimento. As frutas vermelhas, como o morango, a amora e a cereja, possuem vitamina C, assim como as frutas cítricas como limão, laranja e kiwi. Pegar o sol da manhã também ajuda. 

O intestino é uma métrica muito importante do corpo humano: se ele está bem, o funcionamento do organismo está em dia. Por isso, para melhorar os sintomas da menopausa, é interessante ingerir alimentos que melhoram o intestino. Os que contém fitoestrogênio se enquadram muito bem aqui. 

O intestino em pleno funcionamento também produz um maior número de serotonina. Colocar frutas, alimentos fermentados e trocar comidas industrializadas por comidas mais naturais no cardápio é, nesse sentido, uma boa escolha. 

Faça um tratamento hormonal

A menopausa é caracterizada por ser um momento que a mulher para de produzir seus principais hormônios, o estrogênio e a progesterona. Assim, muitos ginecologistas receitam o tratamento hormonal, que fará a reposição dos componentes que faltam, o que diminui consideravelmente os sintomas sentidos. Além disso, existem estudos que falam que o tratamento hormonal pode prevenir câncer. 

Entretanto, mesmo que haja uma série de vantagens em utilizar o tratamento hormonal, algumas mulheres apresentam complicações de saúde em diferentes graus. Por isso, o acompanhamento com um médico ginecologista é indispensável, só assim é possível ter certeza que o caminho do tratamento hormonal é o melhor e de fato fará bem. 

Um sintoma da menopausa é a dor na hora do sexo, que deixa de ser uma atividade prazerosa e se torna maçante. Isso ocorre, majoritariamente, por causa da secura vaginal, mais um sintoma da menopausa. O tratamento hormonal, nesse sentido, também pode resolver esse problema. 

Caso o médico ginecologista perceba que o tratamento hormonal como um todo não é a melhor opção, que pode causar problemas de saúde, existem uma outra solução: o estrogênio vaginal. Ele é um hormônio direcional que atuará apenas na secura vaginal e tornará o sexo agradável novamente. 

Preste atenção na hidratação

Durante a menopausa, é comum que o corpo feminino fique sempre muito ressecado, desde a vagina, passando pela pele e chegando aos cabelos. Por isso, é crucial ter sempre uma garrafa cheia d’ água ao lado, para que a ingestão dela seja de, no mínimo, 4 litros por dia. Além disso, passar hidratante e óleo na pele e no cabelo deve ser uma ação presente com afinco na rotina de mulheres com menopausa. 

Realize atividades físicas

A realização de atividades libera serotonina, o que ajuda a reduzir os principais sintomas da menopausa. O yoga, que mistura atividade física com meditação, e o pilates são os melhores exercícios para mulher em uma idade mais avançada, que já estão passando pela menopausa. 

Tenha um acompanhamento psicológico

Uma dos sistemas mais afetados pela menopausa é o neurológico. As mulheres, ao passar por esse período, costumam sentir muita ansiedade, depressão profunda e estão sujeitas a desenvolver doenças neurológicas, como o Alzheimer. Assim, para passar pela menopausa bem, é muito interessante ter um acompanhamento psicológico de perto, com um profissional confiável. 

Faça terapias alternativas

Alguns banhos batizados em ervas e sessões espirituais podem descarregar as energias pesadas do corpo e, para quem acredita, melhorar consideravelmente os sintomas da menopausa. 

Para saber mais sobre como passar pelo período da menopausa com o menor número de sintomas possível e que todos sejam amenos, não deixe de conferir o livro “Viva sem sofrer na menopausa“, da Dra. Vanderléa Coelho, médica ginecologista especializada em emagrecimento na menopausa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *