No artigo de hoje, da nossa série ABC da Menopausa, você vai entender, de uma vez por todas, qual é a armadilha que mais te engorda na menopausa!
Você tem sofrido com o aumento de peso?
Não sabe o que fazer para reverter essa situação?
Venha comigo e entenda como você deve pensar e agir para nunca mais cair nessa cilada!
O que acontece na menopausa que já engorda você?
Em primeiro lugar, precisamos compreender o que ocorre na menopausa e porque o ganho de peso é comum nessa fase. Por isso, vou revisar brevemente os conceitos mais básicos.
Agora, se é uma das minhas rainhas seguidoras, já deve saber essas informações de cor e salteado! Certo?
Então vamos lá…
A menopausa nada mais é do que a aposentadoria dos ovários
Portanto, temos uma redução do estrogênio e testosterona. Além disso, mesmo antes da menopausa, já há diminuição de DHEA (dehidroepiandrosterona) e testosterona, que são hormônios anabólicos. Ou seja, são fundamentais para a construção e manutenção da massa muscular. Também são importantes para aumentar a taxa metabólica basal, o que contribui para uma maior queima de gordura.
Por isso, a falta desses hormônios acarreta uma série de mudanças que fazem com que a mulher perca massa magra e ganhe massa gorda. Sendo assim temos:
- Mudanças na forma corporal. Ou seja, a composição corporal se altera, fazendo com que a mulher perca músculos e ganhe gordura. Entretanto, a deposição de gordura também muda. Isto é, o corpo feminino passa do padrão “pera” para o perfil “maçã”. Tal fato acontece porque deixamos de acumular gordura nos quadris, glúteos e coxa e passamos a armazenar gordura nos braços, barriga e costas;
- Desenvolvimento de resistência à insulina, devido a diminuição do estrogênio. Com isso, os açúcares ingeridos não conseguem entrar nas células e se acumulam no sangue;
- Ativação da lipase lipoproteica, que utiliza o excesso de açúcar no sangue para acumular gordura, principalmente na região abdominal.
Portanto, a falta de hormônios, por causa da menopausa, gera mudanças no metabolismo. Logo, ganhamos massa gorda e perdemos massa magra (sarcopenia). Porém, mulheres sedentárias já começam a perder musculatura muito antes da menopausa. Com isso, já chegam nessa fase da vida em défict e sofrem ainda mais.
Sendo assim, praticar exercícios físicos de força como, por exemplo, musculação e treinamento funcional, é a forma ideal de manter a massa magra e o metabolismo mais acelerado na menopausa.
Qual o nome dessa armadilha que mais engorda na menopausa?
Eu chamo a armadilha que mais engorda na menopausa de “MAIS DO MESMO”.
Como assim, mentora?
Na história da humanidade, já vivemos épocas de escassez. Ou seja, nossos antepassados viviam na natureza e por isso, não tinham comida disponível e fácil o tempo todo.
Literalmente, precisávamos correr para caçar e poder nos alimentar e também para fugir dos predadores!
Mais tarde, com a agricultura, a sobrevivência ficou mais fácil, mas ainda dependíamos da colheita para obter alimento. Mesmo assim, não dava pra estocar grandes quantidades por muito tempo.
Já na era industrial e com os avanços tecnológicos atuais, temos comida disponível o tempo todo, estocada em nossos armários, geladeiras e freezers.
E foi assim que surgiu a armadilha que mais engorda na menopausa!
A industrialização dos alimentos
A indústria alimentícia nos colocou numa enorme cilada!
Por uma lado, é muito bom não precisar colher, caçar e passar fome.
Por outro lado, os alimentos industrializados enchem o nosso estômago, mas não nutrem de verdade.
Sendo assim, nossos antepassados só consumiam alimentos naturais e frescos. Já nós, estamos acostumadas a ingerir calorias vazias, alimentos que inflamam e nos deixam acima do peso, obesas, porém desnutridas!
Por isso, cada vez mais aumentam as doenças crônicas e o uso de inúmeros remédios!
Dê uma olhada na sua despensa…
Quantos produtos industrializados de má qualidade você estoca?
Você tem as prateleiras repletas de pães, cereais matinais, bolachas e biscoitos (integrais ou não), açúcar, leite condensado, achocolatado e etc…
Pois saiba que isso precisa mudar o mais rápido possível!
São todos alimentos ricos em carboidratos que vão contribuir para a sua resistência à insulina e o ganho de gordura na menopausa.
Mas calma!
Existem produtos industrializados saudáveis SIM…mas são a minoria! Logo, alguns exemplos são o azeite e o óleo de coco.
FIQUE ATUALIZADA!
Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
Como essa armadilha prejudica você?
Como você já deve ter desconfiado, uma alimentação baseada em produtos industrializados nos leva a consumir “MAIS DO MESMO” de diferentes formas. Ou seja, tudo o que comemos é rico em carboidrato!
Com isso nos enchemos de carboidratos industrializados no café da manhã, no almoço, no jantar e nos lanches intermediários!
Assim, não tem como não engordar!
Desta forma, o consumo exagerado de carboidratos afeta seu metabolismo ainda mais. Isto é, maior resistência à insulina, maior inflamação, mais disfunções em células, tecidos e órgãos.
Tudo isso leva a:
- Mudança forma corporal;
- Obesidade e sobrepeso;
- Diabetes;
- Aterosclerose;
- Infarto e derrame;
- Dores de cabeça, fibromialgias e dores articulares;
- Insônia e cansaço crônico;
- Memória ruim e falta de concentração;
- Disbiose intestinal, estufamento e gases em excesso;
- Inchaço abdominal e nas pernas (dores também);
- Alteração do humor e ansiedade;
- Demência;
- Câncer.
O consumo de alimentos industrializados ricos em carboidratos faz com que você desenvolva uma série de doenças e aumenta o risco para todas estas listadas acima!
É essa a grande armadilha que te detona e te engorda na menopausa!
Sem perceber, você come todos os dias muito mais carboidratos do que as suas células têm condições de absorver, prejudicando todo o funcionamento do seu corpo.
O que fazer para escapar dessa armadilha que mais engorda na menopausa?
Escapar dessa arapuca é muito simples! Basta aprender sobre o que vem dentro de cada embalagem!
Mas como?
Leia a tabela nutricional!
Sabe aquelas letrinhas miúdas escondidas no rótulo? Pois é, são elas mesmas que você precisa criar o hábito de ler!
Isto porque a tabela nutricional indica a composição do alimento. Ou seja, lá está escrito quanto cada porção tem de:
- Carboidratos;
- Proteínas;
- Gorduras totais, saturadas (de origem animal), insaturadas (de origem vegetal) e trans (oriundas da hidrogenação da indústria);
- Fibras;
- Outros nutrientes;
- % VD, ou seja, valor diário recomendado para um adulto comer por dia daquele nutriente. Por exemplo, a recomendação diária de cálcio e sódio. Tal valor é baseado em uma dieta de 2000 kcal por dia.
Sendo assim, ler a tabela nutricional vai fazer com que você tenha conhecimento daquilo que você está realmente levando para a casa!
Logo, você vai perceber que muitos alimentos nos enganam…achamos que são saudáveis…mas não são!
Com isso e com o tempo, você aprenderá a fazer escolhas cada vez melhores!
Conclusão
A indústria alimentícia consegue fazer alimentos que são saborosos e nos fazem comer cada vez mais, de forma compulsiva, mesmo sem fome.
Nos acostumamos a estocar esses alimentos e entramos em um perigoso círculo vicioso de excesso de carboidratos – desenvolvimento de doenças psíquicas e físicas – perda da qualidade de vida – uso de remédios crônicos – maior risco para inúmeras doenças – mais vontade de comer…e por aí vai!
Portanto….
NÃO COMA SEM SABER O QUE VOCÊ ESTÁ COMENDO!
LEIA A TABELA NUTRICIONAL!
Por fim, reduzir o consumo de alimentos industrializados e ler o rótulo daqueles que você consome é a única forma de fugir da armadilha que mais engorda na menopausa!
Comece! Logo será um hábito!
Para aprender cada vez mais, me siga também no Instagram, Facebook, YouTube e entre no meu grupo de rainhas no Telegram!
Aproveite e compartilhe esse conteúdo com mais mulheres que precisam começar a ler a tabela nutricional e escolher melhor seus alimentos!
Ninguém precisa engordar na menopausa!
Link permanente
Parabéns minha linda vc me deu esse presente dessa laive amei é amei; a minha dispensa está quase caso a só tinha um biscoito de polvilho que comprei pensando que não fosse carboidrato, mas querida como vc está me ajudando eu já estou emagrecendo perdi 1kl;qtos ovos por dia posso comer? Como 3 de manhã posso comer as 16h que é minha janta? Depois entro em jejum.Este ano não posso entrar na magra posso 40 quem sabe o ano que vem….
Link permanente
Qual é o valor da sua consulta pode ser online??
Link permanente
Olá boa noite, tenho alguns destes sintomas:
-dores nas articulações,
-insonia,
-estufamento e gases em excesso,
-alteracao do humor.
-falta de líbido, já algum tempo, não tenho interesse, nem desejo e nem vontade, estou totalmente nula.
Tenho 58 anos.
Link permanente
Estou seguindo suas orentações e colocando em prátca.Vou conseguir, estou muito grata por ter encontrado vc.