5 SUPLEMENTOS PARA DERROTAR O CANSAÇO E TE ENCHER DE ENERGIA NA MENOPAUSA

Você tem se sentido cansada? Sem energia? Não tem vontade de fazer nada? Essa é uma sensação muito comum quando estamos na menopausa!

Por isso, venha comigo e descubra 5 suplementos muito eficazes para acabar com o cansaço.

Antes de começarmos, compartilhe esse conteúdo do ABC da Menopausa para que mais mulheres se juntem a nós, aprendam a viver com qualidade e saúde, aproveitando essa fase da vida de toda mulher.

5 SUPLEMENTOS PARA DERROTAR O CANSAÇO E TE ENCHER DE ENERGIA NA MENOPAUSA!

O que te cansa e esgota a sua energia?

Primeiramente, para entender como atuam os suplementos para acabar com o cansaço na menopausa, você precisa parar para pensar…

O que te nutre?

Isso é muito importante porque a alimentação é a nossa fonte de energia, ou seja, o que comemos diariamente funciona como nosso combustível, isto é, faz nosso corpo funcionar.

Logo, a qualidade das gorduras, proteínas e carboidratos que ingerimos interfere na qualidade do funcionamento do organismo de cada uma de nós.

Assim, tudo o que comemos, e que nos fornece energia, atravessa o intestino, chega em cada uma de nossas células através do sangue e vai ao encontro de estruturas celulares chamadas de mitocôndrias.

Desta forma, as mitocôndrias têm a importantíssima função de extrair a energia dos alimentos que você consome, transformando-a em energia química capaz de fazer o seu corpo funcionar. Porém, para que esse processo ocorra, usamos o oxigênio (O²) para auxiliar essa conversão de energia do alimento em energia química. E é por isso que a prática de exercícios físicos regulares contribui para a melhor oxigenação dos tecidos e,  assim, torna essa conversão de energia mais eficaz.

Sendo assim, a produção da energia ocorre em todas as células e depende da presença das mitocôndrias. Portanto, se você se alimenta mal, suas mitocôndrias não vão bem, prejudicando a sua produção de energia, o que faz com que você tenha a sensação de estar sempre cansada!

Você se sente ou já se sentiu assim?

Pois saiba que a sua usina de energia interna vai mal!

Como sempre, mudar essa situação depende de quais atitudes você vai tomar!

Quais as consequências se a sua usina de energia estiver ruim?

Recapitulando, suas mitocôndrias são a sua usina de energia. Logo, se elas estiverem lesadas ou forem pouco eficientes, todas as funções das células ficam prejudicadas. Assim, as consequências da produção e aproveitamento inadequados de energia são: 

Portanto, o mau funcionamento das mitocôndrias geram problemas na produção de energia que, por sua vez, leva à diversas disfunções que, novamente, prejudicam o funcionamento celular e a conversão de energia. Assim, formamos um ciclo de que uma coisa prejudica a outra e vice e versa, contribuindo para o aparecimento de inúmeras doenças, além do cansaço.

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

5 suplementos para derrotar o cansaço e te encher de energia na menopausa

Saiba que os suplementos para acabar com o cansaço na menopausa são um complemento. Ou seja, para que eles funcionem e deem resultado antes de mais nada você precisa se alimentar corretamente e ter um estilo de vida saudável.

Portanto, se você come tudo errado e só insere combustível de péssima qualidade no seu corpo, os suplementos não conseguem fazer nenhum milagre! 

Aliás, sem uma alimentação adequada, com comida de verdade, nada do que você fizer trará bons resultados! Nem a terapia de reposição hormonal funciona bem quando se é sedentária, estressada e se tem hábitos alimentares ruins.

Agora, considerando que você já deve estar fazendo a sua parte, vamos aos suplementos para acabar com o cansaço na menopausa!

Coenzima Q10

  • Fundamental, pois atua na redução de riscos para diversas doenças que podem afetar coração e vasos sanguíneos. Além disso, previne problemas neuromusculares, neurodegenerativos, fibromialgias e síndrome metabólica;
  • A dose de suplementação média é de 100mg/dia.

Ácido Alfa Lipóico

  • Antioxidante potente, logo, inibe os radicais livres que são produzidos pelas nossas mitocôndria, ou seja, pela nossa usina de energia.
  • A dose de suplementação média é de 50 a 100mg/dia.
  • Além disso, o ácido alfa lipóico existe em sua forma ubiquinol, que é mais cara. Esta, porém, é a melhor, já que absorve mais e tem maior rendimento.

Magnésio

  • É necessário em todos os processos biogênese mitocondrial, isto é, o magnésio é essencial para a produção de novas mitocôndrias.
  • Sendo assim, existem vários tipos de magnésio e a dose de suplementação média varia de 100 a 400mg/dia.

Vitaminas do complexo B 

Carnitina

  • É um aminoácido que mobiliza gordura para que esta seja usada como fonte de energia. Logo, a carnitina ajuda a gordura a atravessar melhor a membrana das mitocôndrias, sem que haja oxidação.
  • Assim, mobiliza e queima gordura para a produção de energia.
  • Além disso, a Acetil L-carnitina melhora também a saúde das mitocôndrias no nosso cérebro, já que atravessa a barreira hematoencefálica.

Como saber se você precisa de suplementos para acabar com o cansaço na menopausa?

Como já vimos, a mitocôndrias são a sua fonte de energia. Portanto, se você já se sente cansada cronicamente, significa que algo não vai bem.

Por isso, é importante refletir sobre as seguintes perguntas:

  • Você já tem um estilo de vida saudável, ou seja, alimentação, sono e exercícios adequados, e ainda se sente cansada?
  • Será que você come mal e é sedentária?
  • Sua vida é muito estressante?
  • Você toma remédios que afetam o funcionamento das mitocôndrias, como antibióticos, antiinflamatórios e estatinas?

Se você está por volta dos 50 anos, já está na metade da vida. Por isso, se você respondeu sim para alguma das questões acima você pode se beneficiar dos suplementos para acabar com o cansaço na menopausa. Mas, lembre-se de adotar um estilo de vida saudável, caso ainda não viva dessa forma, para obter os melhores resultados possíveis.

5 SUPLEMENTOS PARA DERROTAR O CANSAÇO E TE ENCHER DE ENERGIA NA MENOPAUSA!

Cuidando da usina de energia

Pouco se relaciona o cansaço e a falta de energia com a nossa usina de energia interna que é composta pelas mitocôndrias. Mas agora, você já sabe que se essas estruturas vão bem, temos muita muita energia! Porém, se elas vão mal, temos pouca energia…

Além disso, é essencial lembrar que, antes de pensar em suplementos para acabar com o cansaço na menopausa você precisa avaliar seu estilo de vida, botar a mão na massa e fazer a sua parte!

Sendo assim, boa alimentação, exercícios regulares, sono de qualidade, controle de estresse, unidos a suplementação, é a estratégia completa para viver bem e derrotar o cansaço!

Avalie no que você pode melhorar hoje mesmo e turbine a sua energia!

3 Comentários


  1. Olá me chamo Caridade
    Vivo na Suíça,sou portuguesa
    Eu já estou na menopausa a bastantes anos tenho 55 anos,e vivo sem energia para nada,
    Tomo eutirox 50 porque me retiraram a tiroide direita,mas tomo também alguns suplementos uns receitados pelo médico,outros por conta própria,pois aqui os médicos só dão vitamina d3 e vitamina B12 pra quem precisa,o restante das vitaminas para eles não são importantes,
    Eu tomo
    Omega 3 epa +dha
    Coenzima Q10
    Vit k2
    Magnésio
    Vit D3
    Chlorella
    Spirulina
    Óleo de cártamo
    Óleo de coco
    Zinco
    L-lisina
    Resveratrol
    Melatonina 1 mg
    Mas o meu maior problema é dormir muito mal ,no total dormirei cerca de 5 horas com interrupções para ir no banheiro,e acordo atropelada por um caminhão.

    Responder

  2. Muito boa a analogia do corpo humano com o carro. tudo muito bem explicado.
    A Coenzima Q10 e B2 foram indicadas pelo meu neurologista no auxílio do tratamento de enxaqueca.

    Responder

  3. Sinto um cansaço sem fim quase não tenho apetite caminho 2 a 3 vezes por semana tenho 46 anos menstrou normalmente estou tomando androsten buona cloridaro de fluoxetina eu percebo que os médicos daqui não levam muito a sério os sintomas da menopausa fui no médico ele riu foi de mim quando falei do calorão falta de libido

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *