COMO SABER SE VOCÊ PRECISA REPOR HORMÔNIO?

Esse é mais um artigo do ABC da Menopausa, onde eu te explico absolutamente tudo o que você precisa saber sobre essa fase da vida de toda mulher!

Hoje vamos discutir um tema muito controverso…

Será que você precisa de reposição hormonal?

Essa pergunta ainda gera muitas dúvidas exatamente pela falta de informação certa!

Por isso, você está aqui para aprender e tomar a sua decisão!

COMO SABER SE VOCÊ PRECISA REPOR HORMÔNIOS NA MENOPAUSA?

O que é hormônio?

Hormônio nada mais é do que uma substância que é produzida em um local do corpo, é transportada através do sangue e, assim, age em outros locais do nosso organismo. Sendo assim, é um mensageiro químico.

Para que serve o hormônio?

Cada hormônio tem uma ação específica em um órgão. Desta forma, os hormônios atuam como sinalizadores químicos nos órgãos alvos, fazendo com que a sua função aconteça.

Ou seja, os hormônios fazem os nossos órgãos e todo o nosso corpo funcionarem corretamente e, assim, mantém a nossa saúde.

Portanto, a ausência ou a baixa de qualquer hormônio acarreta uma série de problemas.

Quem produz o hormônio?

Os hormônios são produzidos por glândulas endócrinas como:

  • Ovários;
  • Tireóide;
  • Hipófise;
  • Adrenais;
  • Pâncreas;
  • Pineal. 

Por que na menopausa faltam hormônios?

Toda mulher tem uma conta corrente hormonal limitada. Ou seja, desde que começamos a menstruar, gastamos cerca de 1000 células por mês que nos dão a capacidade de reproduzir. Assim, com o passar dos anos, nossas 500.000 células que temos desde o nascimento acabam e perdemos a capacidade de gerar vida.

Portanto, até os 35 anos estamos no auge e, após essa idade, os óvulos já não funcionam tão bem e pioram progressivamente até a menopausa.

Logo, dos 10 aos 50 anos, cada mulher gasta todas as suas células que poderiam dar origem a vida. Quando elas acabam, começam os problemas decorrentes da baixa dos hormônios que eram produzidos em grande escala pelos ovários.

Algumas poucas mulheres conseguem se adaptar, pois seu corpo converte testosterona em estrona-estrogênio, fasendo com que elas não sintam tanto os efeitos da menopausa.

Porém, a grande maioria das mulheres sofre demais com alguns dos 76 sintomas que a menopausa pode trazer!

O que acontece quando falta hormônio?

Como expliquei, os hormônios são as chaves que ativam as funções celulares.

Porém, a produção hormonal é influenciada pelo estilo de vida e da cultura. Sendo assim, cada mulher sente a falta hormonal ocasionada pela menopausa de uma forma. Isto é, algumas apresentam sintomas mais frequentes, mais intensos e outras não.

Logo, a falta de hormônio afeta o corpo como um todo. Veja a seguir, tudo que é prejudicado:

  • Sistema nervoso central;
  • Coração e vasos sanguíneos;
  • Sistema imunológico;
  • Ossos;
  • Músculos;
  • Sistema urinário;
  • Mucosas em geral, como olho, boca, ouvido e vagina;
  • Cabelos;
  • Pele;
  • Unhas;
  •  Sistema genital.

Sendo assim, vemos que o corpo inteiro sofre!

Por tudo isso, a falta hormonal na menopausa é a grande responsável por cerca de 76 sintomas!

FIQUE ATUALIZADA!

Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Qual o problema que vai além dos sintomas?

O grande problema é que os sintomas aparecem aos poucos, vão aumentando, outros sintomas surgem e se somam. Com isso, temos uma bola de neve que leva ao Ciclo da ruína, que consiste na perda da qualidade de vida!

Desta forma, todos os aspectos da vida da mulher são influenciados negativamente: pessoal (autoestima), social, familiar (isolamento), conjugal (separação); profissional (baixa produtividade).

Por isso, a tendência da mulher que está nessa fase é fazer uma verdadeira  peregrinação por especialistas na tentativa de buscar uma solução para cada problema separadamente.

Logo, a mulher fica refém de diversos remédios e entra no que eu chamo de Menopausa perpétua. Isto é, um patamar no qual os problemas e a perda da qualidade de vida são tão grandes que é difícil sair dessa situação. 

Como saber se você precisa repor hormônios?

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), todo sintoma deve ser tratado, uma vez que ele indica que há uma DISFUNÇÃO no organismo.

Portanto, se a menopausa traz sintomas ela deve ser tratada!

Por exemplo: hipotireoidismo e diabetes são doenças que precisam de hormônios para serem tratadas adequadamente.

Sendo assim, se você tem sintomas que são muitos ou intensos, já tentou de tudo e não deu certo, se sente que a sua vida está péssima, perdeu a alegria de viver e sofre constantemente, saiba que esses são sinais de que você precisa repor hormônios!

Para isso, o primeiro passo é buscar um médico de confiança e especializado em menopausa.

COMO SABER SE VOCÊ PRECISA REPOR HORMÔNIOS NA MENOPAUSA?

Conclusão 

Como vimos, os hormônios são as chaves que ativam as funções celulares. Por isso, sem eles nada funciona corretamente em nosso corpo.

Sendo assim, a menopausa sintomática precisa ser tratada de alguma forma. Depois de pesquisar e aprender sobre tudo o que você pode fazer para mudar seu estilo de vida e melhorar os sintomas, o próximo passo é procurar um médico.

Faça sua parte, mude seus hábitos, avalia a sua qualidade de vida e decida o que é melhor para você!

Depois disso, você terá condições de optar pela terapia de reposição hormonal, a fim de obter resultados muito melhores!

2 Comentários


  1. Oi Dra Vanderleia, gostaria de saber se o tratamento de terapia hormonal tem resultados com homeopatia e se a senhora recomenda

    Responder

  2. Olá Dra Vanderleia,
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos tem sido elucidativos diante de tantos sintomas que sinto que só agora fazem sentido.
    Hoje aos 54 anos através de seus artigos e vídeos tenho respostas sobre vários sintomas com a chegada da Menopausa que passei a ter, pois logo no começo aos 48 anos os médicos apenas prescrevia os exames e ao levar os resultados passavam a reposição hormonal, mais se quer levava em consideração os sintomas que eu ‘tentava’ relatar nas consultas. No início comecei com remédios via oral, depois durante 03 anos implante hormonal (parei por conta do valor que no momento não posso manter) e hoje confesso que estou sem fazer a reposição devido a descrença dos médicos que na minha cidade já fui a vários e sempre o mesmo tratamento impessoal, e acabei me obrigando a sentir os sintomas de ordem física e emocional que enfrento todos os dias. Enfim; é um desabafo. Torço para um dia poder me consultar de forma online com médicos do seu gabarito e poder passar por esse momento sem tantos desconfortos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *