Entenda a vontade incontrolável de comer doces na menopausa

Você não emagrece na menopausa e climatério porque é doida por doces? Saiba que você não é a única! Muitas mulheres passam por isso neste período. Chega a ser bem comum, na verdade. Se você tem esse problema, precisa de ajuda! É importante ter isso em mente. Por isso, venha comigo e aprenda a deixar esse vício! Todo esforço será recompensado!

Caso você ainda não me conheça, é hora da apresentação! Sou Vanderléa Coelho, eu sou médica ginecologista e expert em emagrecimento para mulheres na menopausa e climatério. Também, sou criadora do Programa Magra Após os 40. Ajudo milhares de mulheres a seguirem um estilo de vida mais saudável e feliz!

Menopausa
A quantidade excessiva de doces que você comer na menopausa pode afetar sua saúde. | Foto: Freepik.

Se você precisa emagrecer de forma saudável, sem que tenha de passar fome, sem dieta, de forma 100% natural e ainda recuperar sua forma corporal, este é o lugar ideal! Este Reinado das Rainhas é para você! Aqui, você será super bem-vinda e conhecerá melhor a si mesma! Só assim você pode saber o que precisa mudar e como alcançar seus objetivos!

Além disso, se você quiser ajudar alguém que precisa e está sofrendo nessa fase da vida, compartilhe este artigo, já! Quanto mais pessoas souberem, mais podem chegar ao fim do vício nos doces!

Por fim, confira todos os meus conteúdos gratuitos e aprenda cada vez mais! Perca gordura e ganhe saúde! Essa é a melhor combinação que você pode alcançar por aqui. Tenho alguns conteúdos gratuitos para você conhecer, como:

  • Artigos sobre alimentação certa aqui no Blog;
  • Grupo no Telegram (Grupo Mulheres Empoderadas);
  • Dicas valiosas no Instagram;
  • Vídeos cheios de conteúdo no meu canal no YouTube;
  • Comunidade com outras Rainhas no Facebook (Grupo Mulheres Unidas na Menopausa).

Dependência do açúcar

Se você não emagrece por ser doida por doces, você tem dependência química do açúcar! Isso é algo importante de se ter em mente. A compulsão por doces não é considerada natural.

Primeiramente, você sempre foi doida por doces ou começou agora, depois da menopausa? Busque recordar essa questão!

Em segundo lugar, o que você sente ao degustar um doce? Bem-estar? Prazer? Relaxamento? É muito importante entender isso para saber como lidar com o vício. Existem diferentes formas para tratar a compulsão por doces.

Saiba que, a sensação gerada pelo consumo de açúcar é a mesma de drogas como heroína e cocaína!

Isso mesmo! Não é exagero! Os estudos científicos comprovam isso. Por isso é de extrema importância que você cuide desse vício. 

Assim, ao ser controlada pelo açúcar, VOCÊ SE TORNA UMA VICIADA! E isso é perigoso para toda a sua saúde. Seja física ou mental.

O vício em doces é similar às drogas, porém em menor intensidade. Mas, você não fica sem e, se ficar, entra em abstinência. Uma sensação terrível de se sentir e que precisa ser tratada. Não é comum sentir abstinência!

Há relação entre a queda hormonal da menopausa e a vontade por doces?

Sim! Pode haver. Similar à TPM, as oscilações hormonais geram a compulsão. Nesse sentido, é natural uma hora ou outra sentir a vontade de comer um docinho, mas não de forma em que você tenha a necessidade de comer um doce e saciar esta abstinência. Portanto, é preciso dosar o limite da vontade e o do vício. 

Assim, na menopausa, a queda do hormônio feminino, que, por sua vez, está envolvido na produção do neurotransmissor serotonina, reduz a sensação de bem-estar e prazer. Porém, tal sensação é semelhante à gerada pelos doces.

Logo, quem tem serotonina baixa tende a ter mais compulsão, já que há ação direta em nossa percepção de prazer. Por isso, fique atento aos sinais do tipo para buscar ajuda.

Além disso, será que outros sintomas gerados pela queda hormonal na menopausa podem piorar a compulsão por doces? A resposta é sim! Para entender mais, Vamos pensar em alguns sintomas:

Calorão à noite → insônia → acorda cansada, sem energia e irritada. Logo, para compensar, seu cérebro pode dar um comando para captar energia rápida, ou seja, emergencial → DOCES! Assim, sem se dar conta, comê-los passa a ser uma rotina!

Portanto, comer doces pode ser uma ação indireta de sobrevivência, é um fato.

Mas, por que você precisa se livrar dessa compulsão por doces na menopausa?

Simplesmente porque ela pode LEVAR VOCÊ PARA A RUÍNA DA SUA SAÚDE! O alto consumo de doces é extremamente prejudicial à saúde, ou seja:

  • Inflamação crônica em todo o corpo: dos cabelos aos dedinhos do pé!
  • Maior risco de infarto do miocárdio e AVC. 
  • Diabetes dos tipos 2 e 3 (demência).
  • Risco aumentado para cânceres.
  • Mais doenças auto imunes.
  • Ansiedade.
  • Fibromialgias, artrites e dores em geral.

Lembre-se: não estou falando de consumir doces esporadicamente e em pequena quantidade… Estou falando do consumo diário e em excesso. Vou além dos doces e englobo aqui também os carboidratos que viram açúcar e são igualmente viciantes. Portanto, todo cuidado é pouco!

Como se livrar dos doces na menopausa e no climatério

Pare e pense no LIXO que você está jogando para dentro de você. Quantos doces podem te fazer mal? Reflita e se pergunte “Por que eu faço isso comigo?”. Decida que seu copo não é lixeira.

Não compre e não leve para sua casa amores bandidos, ou seja, os doces. Não vá em locais onde você será seduzida, portanto, fuja da padaria.

Estenda as suas escolhas para a sua família, para protegê-los e para que eles te apoiem. Ou seja, em caso de vício, não tenha doces em casa!

Rainha, todos os dias, JAMAIS esqueça que você tem que honrar a sua vida e a sua existência! Cuide de você e de seu corpo.

Para viver a vida que você deseja, você precisa da sua máquina humana em pleno funcionamento.

Por isso, fortaleça a sua mente e preserve o seu santuário! Sua saúde é importante. Seu autocuidado irá se refletir no comportamento e funcionamento de seu corpo.

Não abra mão da sua saúde! Comece a mudar agora mesmo. Você é a primeira pessoa a cuidar de seu próprio corpo!

Agora que você sabe como a menopausa está afetando sua vontade de comer doce, você já deu o primeiro passo para poder mudar sua alimentação e se cuidar melhor! Se você quer saber tudo sobre viver sem sofrer na menopausa, acesse o link do meu livro aqui ou compre pela Amazon clicando nesse link.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *