Confira 7 curiosidades sobre a menopausa

A menopausa é uma fase que, indiscutivelmente, chega para todas as mulheres. Ela ocorre após acabar todas as células reprodutivas do corpo feminino e, como consequência, não são mais produzidos os hormônios estrogênio e progesterona. Mesmo que esse seja um período inerente à mulher, nem sempre ela tem acesso a todas as informações sobre a menopausa e, por isso, não tem muita ideia de como tratar. 

Além disso, o desconhecimento sobre o assunto pode fazer com que as mulheres não consigam nem assimilar algum sintoma com a menopausa em si, atrasando o diagnóstico e o tratamento. De forma geral, a menopausa ocorre entre os 45 aos 55 anos, mas pode vir de forma prematura ou posterior a essa definição de idade. Conheça, a seguir, algumas curiosidades sobre a menopausa:

Existem alguns cuidados indispensáveis na menopausa, como a hidratação da pele. | Foto: Freepik.

Gera sintomas em todos os sistemas corporais

A menopausa é um período caracterizado pela finalização da fabricação dos hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona. Ao contrário do que muita gente pensa, esses hormônios não são responsáveis somente pelo sistema sexual da mulher, mas ajudam na regulação de todos os outros. Dessa maneira, os sintomas da menopausa (que são mais de 70) podem atingir várias partes do corpo. 

Os mais comuns e conhecidos são o calor da menopausa, a alteração de humor repentina, unhas e cabelos secos, quebradiços e sem brilho, aumento de peso e secura vaginal (que tem a perda de desejo sexual como consequência), entretanto, existem muitos outros, como a predisposição a doenças cardíacas e a osteoporose, que ocorre em menor grau. 

Nem sempre o tratamento hormonal é uma boa opção

Muitas mulheres, logo após descobrirem que estão com menopausa, já correm para um tratamento hormonal como forma de estimular a produção dos hormônios femininos. Essa é uma alternativa que, além de bastante comum, pode ser bem benéfica pois diminui os sintomas e existem estudos que dizem que pode diminuir a ocorrência de doenças como câncer de útero, entretanto, esse não é um tratamento para todas. 

Assim, é possível afirmar que nem sempre o tratamento hormonal é uma boa ideia pois, em alguns casos, ao invés de servir como inibidor de algumas doenças faz é causá-las. Dessa forma, a visita a um médico ginecologista de confiança é indispensável na hora de determinar se o tratamento hormonal será o caminho seguido ou não. 

O corpo feminino possui uma fase de adaptação

É comum que as mulheres comecem a sentir alguns sintomas da menopausa ainda antes de entrarem no período em si. Essa é uma fase de transição do corpo, em que a menstruação pode vir desregulada. É importante, nesse sentido, procurar o médico ginecologista para iniciar um tratamento. 

Ainda é possível engravidar

É praticamente impossível uma mulher engravidar de forma natural durante a menopausa, mas pode acontecer. Além disso, mesmo sendo muito difícil ter uma gravidez bem sucedida nessa idade, é possível optar pela ovodoação.

A menopausa possui 3 fases

Existem muitas ideias erradas sobre a menopausa, propagadas pela falta de conhecimento sobre o assunto. Muita gente pensa que a menopausa se refere simplesmente ao período em que a mulher pára de menstruar e continua acontecendo durante toda a vida, quando, na verdade, ela pode ser dividida em três fases. 

A primeira fase chama-se perimenopausa. Esse é o momento em que as células reprodutivas estão acabando e o corpo feminino está em fase de transição para um novo estado de funcionamento. Durante essa fase, algumas alterações na menstruação podem ser percebidas, elas costumam vir desreguladas. Além disso, alguns sintomas da menopausa costumam acontecer, principalmente o calor e o ressecamento. 

A menopausa em si ocorre durante 12 meses, tempo esse em que a mulher para totalmente de menstruar. Nesse momento os sintomas são os mais fortes. Por último vem a pós-menopausa, que possui durações diferentes de mulher para mulher. Nessa última fase, pode ser que alguns sintomas continuem aparecendo em graus distintos. 

Existem maneiras de aliviar os sintomas da menopausa

Passar pela menopausa pode ser um verdadeiro desafio. São inúmeros os sintomas que costumam aparecer de uma vez que tornam esse momento bastante complicado. Felizmente, existem algumas maneiras de aliviar os sintomas e tornar esse momento menos insuportável, as principais são a alimentação saudável e a execução de exercícios físicos. 

Para a alimentação, é interessante que a mulher consuma muita fruta, principalmente aquelas com alto teor de Vitamina C (limão, laranja, morango, amora, kiwi) e muitos legumes. Para os legumes, é recomendado que sejam escolhidos aqueles que possuem fitoestrogênios, como forma de reposição hormonal natural. Beber muito chá, principalmente de camomila, também é uma boa opção. 

Já os exercícios físicos são recomendados para fortalecer os sistemas corporais (como os ossos e os músculos, que podem estar sendo afetados) e aumentar a serotonina corporal. Por se tratarem de mulheres mais maduras, é melhor optar por exercícios que não são tão pesados e que possam ser feitos sem danos na saúde corporal. 

Saúde mental também pode ser afetada

Como mencionado anteriormente, os sintomas da menopausa são diversos e podem se manifestar de formas diferentes e em graus diferentes nos diversos corpos femininos. A gama de alterações no funcionamento do corpo não se limita somente ao sistema sexual, e nem à saúde física, sendo possível a mental também ficar bem comprometida. 

Dessa forma, é relativamente comum encontrar mulheres na menopausa que se queixam de alterações repentinas e bruscas de humor, assim como ocorrências mais graves de ansiedade e de depressão. A procura por um psicólogo e o início de um tratamento terapêutico tornam-se, nesse sentido, indispensáveis. 

O melhoramento da saúde mental também pode ser difundido através das outras maneiras de amenizar os sintomas da menopausa, como uma alimentação saudável (limitar o café, pois ele aumenta a ansiedade) e a execução de exercícios físicos, sendo o yoga e o pilates ótimas opções, já que a meditação acaba sendo incluída neles. A escolha e o desenvolvimento de um hobby também é interessante. 

Para mais informações sobre a menopausa, não deixe de ler o livro “Viva sem sofrer na menopausa“, escrito por Vanderléa Coelho, médica ginecologista especializada em emagrecimento na menopausa.

1 comentário


  1. Boa tarde, achei muito útil essas informações. Muitas mulheres estão sofrendo com a menopausa, com todos esses sintomas citados por falta de informações. Ontem mesmo uma amiga de longa data, viu meu post no face e enviou mensagem desesperada querendo saber o que eu eu fiz pra está tão bem e que eu passasse para ela pois a mesma está penando com a menopausa. Os homens ñ entendem o que é isso é aí vem a cobrança. Então eu falei sobre tudo o que eu passei e porque estou tão bem😊. Falei o que eu fiz é estou fazendo, para que hoje eu estivesse gozando de uma vida melhor e saudável. Só que as pessoas estão pelo problema e ficam empurrando com a barriga. Vc mostra, ensina o caminho, elas sabem que tem o problema, enxergou a situação e mesmo assim empurram para frente. Elas pensam que o tempo cooperam a seu favor, na verdade é bem o contrário, É por isso que muitos tem sido deixados e muitos ñ entendem o porque😥 bom eu fiz e faço o meu papel a decisão de mudança e de cada um. Cada um sabe onde o sapato aperta. Grata pelas explicações, pra mim Foi muito útil, é sempre bom o renovar a mente.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *