Vou revelar 10 razões que te engordam na menopausa!
Assim, você poderá ter clareza para identificar possíveis falhas e conquistar o resultado que tanto deseja.
Antes de mais nada, compartilhe este conteúdo com outras mulheres que não aguentam mais lutar contra a balança!
Além disso, para aprender cada vez mais e se inspirar em Rainhas que já perderam muito peso, me acompanhe no Facebook (Grupo Mulheres Unidas na Menopausa), no Telegram (Grupo Mulheres Empoderadas), no Instagram, no canal do YouTube e leia outros artigos do Blog!
Será que os hormônios são uma das razões que engordam na menopausa?
Depende…a falta e hormônios ou o uso de hormônios errados pode, sim, contribuir para o ganho de peso.
Isto ocorre porque os hormônios nada mais são do que ativadores celulares. Portanto, agem no metabolismo, ou seja, no gasto energético, na construção, no funcionamento e na manutenção de todo o corpo.
Desta forma, hormônios errados não são reconhecidos corretamente pelas células. Assim, comprometem o seu funcionamento, prejudicam o metabolismo como um todo e facilitam o acúmulo de gordura.
A gordura da menopausa é pior?
Sim!
Existem pessoas acima do peso em todas as idades. Porém, quando jovens, nossa gordura é diferente e melhor que a da menopausa.
Em nossa fase reprodutiva, acumulamos a chamada gordura ginecóide, que, teoricamente, é temporária e serve para ser utilizada na gestação e amamentação. Logo, acumulamos gordura principalmente nos quadris e nas coxas.
Já na menopausa, passamos a depositar a chamada gordura andróide, que é crônica e vira um verdadeiro “alien” que não te pertence, só gera inflamção e uma série de doenças graves. Logo, passamos a cumular gordura no tronco, no abdomen, nas costas, nas mamas e nos braços.
Ou seja, quando jovens temos um perfil “pera” e, com a menopausa, mudamos para um perfil “maçã”.
Toda mulher engorda na menopausa?
Sim!
A maioria das mulheres que não tratam a menopausa, ou seja, não se cuidam, acabam engordando.
Isso acontece pois as mudanças hormonais são inevitáveis e você precisa saber que é necessário adquirir novos hábitos de vida para enfrentar a menopausa com qualidade.
FIQUE ATUALIZADA!
Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
Razões que engordam na menopausa
- Mudança hormonal – o metabolismo muda. Desta forma, passamos a sofrer as consequências da redução dos níveis de estrogênio e testosterona. Portanto, você precisa ajustar a sua alimentação ao seu novo metabolismo.
- Falta de conhecimento – isto é, você não tem consciência plena de todas as alterações que ocorrem no seu corpo. Por isso, não sabe exatamente o que precisa fazer para virar o jogo. Desta maneira, continua a fazer as mesmas coisas de quando era mais jovem.
- Aumento da resistência à insulina – a queda hormonal altera o metabolismo dos carboidratos, o que leva a maior resistência à insulina e facilita o acúmulo de gordura.
- Amar a comida mais do que a si mesma – resistir e teimar em continuar comendo carboidratos de má qualidade que te matam lentamente, dia a dia.
- Perda de massa muscular – com o declínio hormonal e sem exercícios físicos de força, a perda de musculatura é progressiva.
- Odiar musculação – pois é justamente o treino de força que vai te ajudar a manter ou aumentar a massa muscular, o que é fundamental para acelerar o metabolismo e manter a massa óssea.
- Acreditar na pílula mágica – não existe milagre! Você precisa adotar um estilo de vida saudável, com alimentação certa para essa fase, atividade física regular, sono de qualidade e gerenciamento do estresse. Se for o caso, a reposição hormonal é o passo final.
- Se acomodar com o que é ruim – acreditar que é assim mesmo, que a mulher na menopausa sofre mesmo, que envelhecer sem qualidade de vida é normal…mas não é!
- Procrastinar – sempre deixar para amanhã, ficar enrolando…comece a mudar AGORA!
- Falta de auto responsabilidade – não admitir que a menopausa é problema seu, que o que você come é responsabilidade sua e que é você quem precisa decidir e agir para tornar a sua vida melhor e emagrecer.
Como emagrecer na menopausa?
- Buscar equilíbrio hormonal – esse deve ser o passo final. Faça todos os outros tópicos abaixo antes de pensar em iniciar um tratamento. Senão, você não conseguirá tirar o melhor proveito possível dos hormônios.
- Conhecer o seu corpo – saber que seu corpo muda com o tempo e aprender a prestar atenção nos pequenos detalhes que ajudam a determinar o que funciona melhor para você. É preciso fazer diferente! O metabolismo mudou? Mude duas atitudes! Uma estratégia não está funcionando? Teste outra e mais outras até adequar seu caminho.
- Reduzir a resistência à insulina – adequar seu metabolismo de carboidratos, escolhendo alimentos que “conversam” melhor com esse novo cenário.
- Acabar com o amor cego – romper os laços com os carboidratos assassinos que, apesar de saborosos, acabam com você.
- Aumentar a massa muscular – assim, conseguirá aumentar a taxa metabólica basal, o que aumenta a queima de gordura em repouso.
- Amar a musculação – ela é uma das suas maiores aliadas para envelhecer com saúde e magra.
- Ser consciente – não tem pílula mágica! Por isso, você precisa agira corretamente de forma consistente, sem abrir exceções toda hora.
- Jamais se acomodar – procure melhorar gradativamente, um pouquinho todos os dias. Não estacione!
- Dê um basta na procrastinação – comece JÁ!
- Ser auto responsável – assuma seus erros, determine onde e quando quer chegar, parta para a ação e não desista.
Concluindo…
Para enfrentar as razões que engordam na menopausa, você precisa ter clareza sobre quais são os motivos e de que é possível emagrecer com saúde e de forma definitiva.
Entenda que estar fora do peso não é estético!
O excesso de gordura traz inúmeros sintomas e aumenta o risco para várias doenças extremamente graves!
Quanto mais gordura você perde, mais saúde você ganha!
Você está pronta para mudar de vida?
Link permanente
Nossa na menopausa engordei mais 10 k em pouco tempo foi horrível preciso embarcar urgente.
Link permanente
Eu já emagreci 10 quilos, não sou muito variante nós grupos, mas estou fazendo a dieta. Zerei leite e derivados, todas as fari hás 98%, porém faz mas de m mês que estou no platô. Mas vou continuar e um dia ou outro tenho que destravar!
Link permanente
Enteressante, na minha opinião qto mais nossa mentora exclaresse, mais preciso ouvir. Água mole em pedra dura tanto bate até Q fura. Sou fã… Não me canso e tô vendo resultados, em tão pouco tempo. Deus a abencoe por tamanha dedicação. Sem palavras a não ser Gratidão.
Link permanente
Meus maiores problemas são:
Insonia
Flacidez na pele
Infecções vaginais recorrentes
Queda de cabelo e sem vitalidade
Comichão na cabeça
Unhas com estrias
Aparecimento de vasos capilares fininhos e vermelhos na parte inferior das pernas e tornozelos
Link permanente
Flacidez e queda d
Link permanente
Amo suas laefes só acho que teria que ser mais objetiva conversar muito o vídeo fica muito longo não deixa de ser cansativo principalmente pra quem não tem muito tempo…vai aqui minha sugestão tem ser na objetiva… grande abraço.
Link permanente
Dra Vanderlei..estou decepcionada comigo mesma . Sempre fui uma formiguinha p doces e apesar de ter coincidência q me fazia mal nunca parei . Agora na menopausa ..peso além ainda na pandemia piorou . Então minha resposta é SIM .
Link permanente
O problema maior pra mim é a insónia…..o que fazer Dra?