Alerta dos perigos do colesterol e sobrepeso durante a menopausa

O período da menopausa vem carregado de várias situações, entre elas, os perigos do colesterol e sobrepeso. Um dos pontos que precisamos ficar de olho é com o colesterol alto, mas não quer dizer que devemos deixar de lado as outras questões. No texto iremos falar mais sobre esse tema tão importante.

Qual a relação entre a menopausa e colesterol?

Essa é uma pergunta que muitas mulheres fazem quando chegam na menopausa. Qual o momento certo que devemos ter em relação aos cuidados?

Para as mulheres que têm colesterol alto e sobrepeso nessa fase da vida, que é a menopausa, iremos mostrar a você que tem como mudar essa realidade, que com os cuidados certos você conseguirá ter uma vida mais saudável, e longe de perigos.

Antes de começarmos, para você que não me conhece, me chamo Vanderlea, sou médica ginecologista e expert em emagrecimento para mulheres na fase da menopausa e climatério. Dessa forma, posso te ajudar a entender bem o seu corpo para controlar o colesterol durante a menopausa.

Colesterol alto
Menopausa. | Foto: Freepik.

Para ajudar o maior número de mulheres possíveis a atingir seus objetivos de saúde, criei o Programa Magra após os 40. Essa mentoria consiste em uma metodologia própria e exclusiva, focada no emagrecimento saudável e definitivo. Ou seja, sem o temido efeito sanfona. Quer saber mais? Acompanhe os conteúdos do blog que sempre vai ter novidades.

Portanto, se você sonha em perder peso de maneira saudável, sem passar fome, sem dieta, de forma 100% natural, recuperar sua forma corporal e ser mais feliz, este é o lugar ideal para você.

Assim como vou te ajudar, você também pode me ajudar a mudar a vida de mais mulheres. É só compartilhar esse artigo com o maior número de pessoas que você puder. Afinal, muitas não têm o conhecimento necessário e ainda sofrem com o declínio hormonal após os 40 anos. Juntas podemos mudar essa realidade.

Por fim, confira também todos os meus conteúdos gratuitos. Onde você irá aprender cada vez mais sobre o seu corpo e conquistar o domínio da sua vida.

Além disso, transforme-se em uma Rainha 360°, uma de minhas “marrudas”. Ou seja, seja uma mulher que inspira as outras a serem cada vez melhores. Uma ajudando a outra.

Por isso, fique atenta as novidades para não perder nenhum dos conteúdos de forma gratuita, como por exemplo:

  • Artigos sobre alimentação certa aqui no Blog;
  • Grupo no Telegram (Grupo Mulheres Empoderadas);
  • Dicas valiosas no Instagram;
  • Vídeos cheios de conteúdo no meu canal no YouTube;
  • Comunidade com outras Rainhas no Facebook (Grupo Mulheres Unidas na Menopausa).

O que é colesterol e qual a sua função?

Antes de tudo, seu colesterol alto e sobrepeso vieram junto com a menopausa ou antes dela? Essa é uma questão importante para entender a melhor forma de tratar seu colesterol.

Se você está lendo esse artigo, a resposta para a pergunta acima deve ser sim.

Desde quando isso vem acontecendo? Você notou diferenças em seu corpo? Você faz uso de remédios para controlar o colesterol?

Sendo assim, também é importante entender a função do colesterol em nosso organismo.

Vamos lá: o colesterol nada mais é do que um tipo de molécula de gordura importante para o nosso corpo. Isso porque ele é fundamental para:

  • Produzir hormônios esteróides como testosterona e estrogênio.
  • Formar as membranas das nossas células.
  • Produzir bile e digerir gorduras.
  • Formar a bainha de mielina que recobre os nervos e facilita os impulsos nervosos dos neurônios.
  • Metabolizar as vitaminas A, D, E, K.

Ou seja, precisamos ter colesterol para garantir o bom funcionamento do nosso corpo, principalmente quando é bem cuidado.

O grande problema é o colesterol alto associado a outros fatores de risco como sedentarismo, tabagismo, álcool, sobrepeso e estresse. Por isso, uma rotina saudável em todos os aspectos da sua vida deve ser uma prioridade para você. 

Como mensurar se o colesterol está alto na menopausa?

Você deverá realizar diversos exames, dessa forma saberemos como está seu colesterol. O principal é o de sangue. Os exames laboratoriais mensuram a gordura transportada através do sangue.

Temos o LDL que leva, o HDL que traz e o VLDL que são os triglicerídeos.

Entretanto, é importante saber que 70% do nosso colesterol é produzido pelo fígado e 30% é proveniente da alimentação. Por isso, se você tem colesterol alto e sobrepeso na menopausa, a alimentação inadequada só piora a sua situação e as suas chances de desenvolver uma doença cardiovascular é grande. Para cuidar do seu colesterol, uma alimentação balanceada vai ser a peça-chave de todo o processo de transformação e cuidado do seu colesterol. 

Além disso, é comum ter o colesterol aumentado quando não tratamos a menopausa. Isso porque o declínio de hormônios faz com que o nosso corpo ache que a produção caiu pela falta de colesterol. Assim, o fígado produz mais para tentar alavancar a produção de hormônios que não acontece por causa da falência ovariana.

Tomar ou não tomar remédio para o colesterol?

A questão de tomar ou não medicamento, vai variar de pessoa para pessoa e isso quem determina será o médico responsável.

Isso vai depender de alguns fatores de risco, como: estresse, sedentarismo, obesidade, cigarro, álcool, fatores familiares genéticos que são casos mais raros. O colesterol está atrelado a várias questões do seu corpo.

Os fatores de risco provenientes do péssimo estilo de vida lesam os nossos vasos sanguíneos, que na tentativa de consertar a lesão, o colesterol circulante no sangue gruda nesses machucados, formando placas em nossos vasos (aterosclerose), aumentando o risco de infarto e derrame.

Com isso, os vilões são: excesso de peso. O colesterol, por sua vez, só tenta “apagar o incêndio” através da formação de placas de gordura que acabam por obstruir os vasos.

Colesterol alto.
Alimentação, colesterol e menopausa. | Foto: Freepik.

É possível reduzir o colesterol e emagrecer na menopausa?

É possível sim reduzir o colesterol e viver de forma saudável, para isso você precisa de:

  • Alimentação certa na menopausa;
  • Exercício regular;
  • Tratar a menopausa com a terapia de reposição hormonal prescrita por um profissional.

Dessa forma, Rainha, você precisa fazer a sua parte para baixar seu colesterol alto.

Assim, a alimentação certa na menopausa só depende de você. Seu corpo não vai mudar de funcionamento sem o seu estímulo e sua ajuda.

Ter bons hábitos de vida só depende de você, dessa forma evitará manter os níveis de colesterol alto.

Comece a mudar hoje mesmo e, se possível, tenha um profissional qualificado para te acompanhar na sua jornada de saúde. Conheça seu próprio corpo e tenha uma vida muito mais feliz. Para mais informações sobre colesterol alto, acesse o site, confira o meu livro e venha fazer parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *