7 PODEROSOS BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE PARA SUA SAÚDE

jejum-intermitente 1280

Os benefícios do jejum intermitente (JI) ou intermittent fasting são importante para sua saúde? Será que a dieta do (JI) serve para emagrecer? 

Antes de começarmos a falar sobre os 7 poderosos benefícios do jejum intermitente, vamos entender um pouco mais sobre esse tipo de jejum.

Recentemente, em 10 de 2016, o título de vencedor do prêmio Nobel de Medicina foi dado a Yoshinori Ohsumi, que demonstrou o processo de autofagia celular durante o jejum intermitente . A palavra autofagia significa “comer a si mesmo”, esse processo se dá devido à auto degradação e reciclagem dos componentes celulares.

O significado de tudo isso é que quanto mais nós comemos, mais nosso corpo trabalha e mais gastamos energia. O fato de termos um ingesta alimentar frequente faz com que a nossa célula não tenha tempo para realizar o processo de autofagia celular.

Quando comemos muito, não damos tempo para nossas células realizarem esse processo de reciclagem. Portanto, algumas horas de jejum, em que o organismo não é submetido à digestão e ao gasto de energia que ela promove, podem ser muito benéficas para o mesmo.

Nossa “máquina humana” é tão perfeita que quando estamos com febre, passamos a não ter fome, o corpo “tira o apetite” para pouparmos energia e combatermos o agente agressor presente no organismo. Gastamos cerca de 30% da nossa energia para fazer todo o processo da digestão.

Pior do que comer toda hora, é o fato de grande parte dos alimentos consumidos durante um dia,de várias refeições, não serem “alimentos de verdade”, ou seja, alimentos que não possuem nutrientes tais como: como bolachas, doces, refrigerantes, dentre outros, que acabam impedindo a realização da autofagia celular.

Sem mais delongas, vamos partir agora para os tão esperados 7 poderosos benefícios do jejum intermitente, que ajudarão você a alcançar sua meta de emagrecimento de forma simples, eficaz e saudável.

Não deixe de compartilhar essas informações com seus amigas (os). Basta clicar no link da sua rede social favorita e pronto!

Se esse assunto interessa a você, continue lendo o artigo até o final  para entender sobre:


OS 7 PODEROSOS BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE


AUMENTA A PROTEÍNA DA JUVENTUDE 

AUMENTANDO-A-PROTEÍNA-DA-JUVENTUDE-COM-O-JEJUM-INTERMITENTE
Proteína da Juventude

A SIRT, mais conhecida como proteína da juventude, tem sua produção estimulada pela atividade do jejum. Estudos apontam sua suposta capacidade de retardar o envelhecimento em mamíferos. 

Essa proteína auxilia na redução dos níveis de Glicose e Insulina, prevenindo doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. (estudo)

O (JI) PODE REDUZIR A RESISTÊNCIA À INSULINA

O-JEJUM-INTERMITENTE-AUXILIA-NA-DIMINUIÇÃO-DA-INSULINA

Quando você entra em jejum, acaba por diminuir um hormônio produzido pelo Pâncreas chamado Insulina, esse hormônio é muito importante para o corpo, todavia, em quantidades suficientes. (estudo, estudo)

A alta ingestão de carboidratos, principalmente os carboidratos simples, que são absorvidos rapidamente, eleva seu nível de açúcar no sangue e consequentemente eleva sua produção de Insulina, que não é benéfica em quantidade excessiva, pois dessa forma se torna responsável pelo acúmulo de gordura.

AUTOFAGIA CELULAR

Autofagia-Celular
Autofagia Celular

Como já dito anteriormente, o jejum estimula o processo de autofagia celular, que promove a reciclagem dos componentes celulares.

A autofagia assim como a proteína da juventude está diretamente relacionada à prevenção de doenças degenerativas, diabetes, doenças cardíacas e até mesmo cânceres. (estudo, estudo, estudo)

É possível perceber que os benefícios do jejum estão completamente interligados uns aos outros, como uma teia de informações extremamente benéficas para sua saúde em geral.

DIMINUI OS MARCADORES DE INFLAMAÇÃO

Inflamação-Celular
Inflamação Celular

Quando se tem o aumento do tecido adiposo (gordura), ocasionado pela insulina, esse tecido passa a funcionar como um órgão inflamatório, produzindo seus próprios marcadores de inflamação e outros marcadores relacionados.

Porém estudos comprovam que os períodos de jejum são capazes de diminuir os marcadores de inflamação presentes no sangue. (estudo, estudo, estudo)

(JI) MELHORA A CAPACIDADE DOS NEURÔNIOS NO CÉREBRO

JEJUM-INTERMITENTE-MELHORA-A-CAPACIDADE-DOS-NEURÔNIOS

O jejum é capaz de melhorar nossa capacidade neurológica no cérebro (estudo, estudo, estudo), evitando doenças neurodegenerativas, como dito anteriormente, e também evitando os famosos “brancos” de esquecimento

Além dos períodos de jejum, a ingestão de alimentos “verdadeiros”, ou seja, alimentos realmente nutritivos, auxilia na melhoria da capacidade neurológica.

O (JI) LIMITA O CRESCIMENTO DAS CÉLULAS CANCERÍGENAS

O-JEJUM-INTERMITENTE-LIMITA-O-CRESCIMENTO-DAS-CÉLULAS-CANCERÍGENAS

Muitas mulheres desistem das terapias hormonais por medo do câncer, mas esquecem de focar numa alimentação saudável aumentando muito mais seu risco que se fizeram uma terapia hormonal.

Durante o período de jejum, nossas células normais entram em um “estado de alerta”, evitando atividades que possam consumir os nutrientes restantes. Todavia, células cancerígenas não possuem essa habilidade, então precisam estar ativas constantemente.

Pesquisas lideradas por Valter D. Longo (estudo), professor de Gerontologia e Ciências Biológicas, constatou que em cinco de oito tipos de câncer em ratos, o jejum atuou de forma positiva e que aliado à quimioterapia aumenta de forma significativa as chances de sobrevivência dos pacientes.  

PERDA DE GORDURA E MANUTENÇÃO DE MASSA MAGRA

PERDA-DE-GORDURA-E-MANUTENÇÃO-DE-MASSA-MAGRA-ATRAVÉS-DO-JEJUM-INTERMITENTE

O jejum estimula a produção do GH, conhecido como hormônio do crescimento, normalmente secretado durante o sono. Esse hormônio é considerado contrarregulador, assim como a Adrenalina e o Cortisol, aumentando as taxas de glicose no corpo. Dessa maneira, contrariando os efeitos da Insulina.

Esse hormônio, por ser anabólico, é muito importante para a manutenção da massa muscular e aceleração do metabolismo. Promovendo a preservação da massa magra e a perda de gordura. (estudo, estudo, estudo, estudo)


CONCLUSÃO:

Claramente percebemos como o (JI) é poderoso para beneficiar nossa saúde. Não se trata de uma simples dieta, mas sim de um estilo de vida que pode ser adequado às suas condições e objetivos.

Não veja somente o lado do emagrecimento que esse jejum pode lhe proporcionar, lembre-se também dos benefícios que ele trás para o seu organismo de maneira geral.

O seu desejo de alcançar suas metas de saúde determinará se você vai atingi-las. Não diga que vai apenas tentar, realmente faça e ponha em prática os conhecimentos adquiridos neste artigo, assim você terá êxito.


Acompanhe o artigo de JEJUM INTERMITENTE: MITOS, CONTRADIÇÕES E COMO FAZER. Nele você poderá desvendar os mitos e contradições referentes a esse tema, e principalmente, aprenderá os protocolos mais comuns para poer em pratica o (JI),  entender quem pode ou não fazer, como deve ser feito e como você pode adequá-lo aos seus objetivos.

⭐BONUS⭐ – Vídeo sobre os 7 poderosos benefícios do (JI)

7 Benefícios Poderosos Do Jejum Intermitente#qualidadedevida #emagrecer #Emagreça #Nutrição #emagrecimento #reeducaçãoalimentar #menopausa

Posted by Vanderléa Coelho on Saturday, January 7, 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *