COMER GORDURA NA MENOPAUSA FAZ MAL OU FAZ BEM?

Será que comer gordura na menopausa faz mal ou bem? Esse é um assunto bastante controverso e gera bastante dúvidas. Por isso, agora vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre os tipos de gordura, seus benefícios e quais alimentos consumir.

COMER GORDURA NA MENOPAUSA FAZ MAL OU FAZ BEM?

O que são gorduras?

As gorduras são o que chamamos de macronutrientes. Estes, por sua vez, são componentes da alimentação que têm papel fundamental no nosso organismo. Portanto, os macronutrientes são 3: carboidratos, proteínas e gorduras (lipídios).

Sendo assim, existem 3 tipos de gorduras:

  • Saturadas;
  • Insaturadas: monoinsaturadas e poliinsaturadas;
  • Trans ou hidrogenadas.

Desta forma, os tipos de gordura diferem de acordo com a sua estrutura química. Ou seja, pela quantidade de átomos de carbono e hidrogênio presentes em suas moléculas e os tipos de ligações químicas entre eles.

É importante deixar claro que existe uma grande diferença entre a gordura ingerida e a gordura armazenada (acumulada). Isto é, a gordura que você come não é responsável por fazer você engordar. Porém, isso não quer dizer que você possa comer qualquer tipo de gordura à vontade.

Saiba que, o macronutriente que gera pico de insulina e, assim, controla o armazenamento do excesso de energia ingerido na forma de gordura corporal é o carboidrato.

Para que servem as gorduras?

As gorduras são um tipo de fonte de energia para o nosso corpo e são muito importantes em vários processos. Vejamos abaixo:

Benefício 1

A gordura é fundamental na formação de nossos hormônios e interfere na produção destes, como: cortisol, DHEA, estrogênio e testosterona.

Benefício 2

As gorduras são essenciais na composição da estruturas das nossas membranas celulares. Sendo assim, garantem a integridade das células e, consequentemente, o bom funcionamento celular.

Benefício 3

A gordura tem papel importante na condução do impulso nervoso através dos neurônios. Ou seja, são essenciais para a manutenção da nossa memória.

Benefício 4

As gorduras são importantes na produção de ácidos biliares e, assim, na digestão das gorduras ingeridas.

Benefício 5

São alimentos que demoram mais para serem digeridos e, por isso, nos dão mais saciedade. Assim, o consumo de gorduras boas ajuda a reduzir a fome, manter o peso e emagrecer.

Benefício 6

A ingestão de gorduras não aumenta a insulina. Portanto, ajudam no emagrecimento e redução de gordura abdominal.

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Por que acreditamos que gordura faz mal?

Muitas pessoas acreditam que a gordura faz mal. Mas da onde vem essa falácia?

Essa julgamento errôneo vem de um estudo realizado em 1953. Tal pesquisa foi realizada em 6 países, comparando o consumo per capita de gordura e a mortalidade cardiovascular em atestado de óbito. Entretanto, não foi utilizado nenhum questionário e ainda omitiu-se dados de vários países com resultados diferentes. Por isso, esse estudo mal conduzido obteve resultados que fizeram as pessoas acreditarem que a gordura na dieta causa doença cardíaca, arteriosclerose e entope artérias. Além disso, disseminou a falsa informação de que a gordura saturada aumenta o LDL e obstrui artérias.  

Porém, em 2001, a Cochrane Foundation publicou uma metanálise reunindo vários estudos científicos. Desta forma, constatou-se que não há nenhuma diferença na mortalidade entre os que restringiram gordura e dos que não.

Por isso, se você quer se informar mais, um livro que eu indico é “O Mito do Colesterol”. Tal obra traz muitas verdades sobre esse tema tão polêmico.

Como há opiniões divergentes, é preciso estudar, entender e escolher o que você vai seguir, com segurança.

ALIMENTOS COM GORDURAS QUE FAZEM BEM NA MENOPAUSA.
ALIMENTOS COM GORDURAS QUE FAZEM BEM NA MENOPAUSA.

Quais alimentos com gordura fazem bem na menopausa?

Os alimentos que eu utilizo na minha alimentação e que também indico para as minhas pacientes são:

Gorduras Saturadas

Podem ser encontradas em:

  • Carnes em geral: frango, bovina, suína. Estas são fontes de proteínas com gordura;
  • Manteiga;
  • Queijos;
  • Ovos;
  • Leite materno;
  • Coco e água de coco;
  • Óleo de dendê;
  • Óleo de coco;
  • Bacon.

Gorduras Insaturadas 

São encontradas em:

  • Abacate;
  • Oleaginosas: amêndoas, nozes, pistaches, amendoim;
  • Linhaça;
  • Abóbora;
  • Semente de girassol;
  • Azeite de oliva;
  • Peixes gordos: atum, salmão, sardinha, arenque;
  • Azeitonas;
  • Cápsulas de Ômega 3.

Gorduras que eu NÃO USO e NÃO RECOMENDO

  • Óleos vegetais;
  • Leite de vaca;
  • Gordura trans, margarina;
  • Os alimentos industrializados que estão cheios de gordura;
  • Frituras.

Logo, qualquer outro alimento que eu não comentei, não faz parte da minha rotina e nem da minha proposta de saúde. Por fim, eu não consumo banha porco e, por isso, não tenho experiência para recomendar. Em teoria, ala é uma gordura saturada que pode ser consumida.

Conclusão

No mundo atual nós temos mais obesidade, inflamação, câncer, depressão, demência e doenças do mundo moderno. Por isso, o consumo de remédios está cada vez mais alto.

Devido a praticidade dos alimentos processados, nós tiramos as gorduras boas e nos alimentamos com muitos carboidratos processados.

Portanto, agora que você já tem o conhecimento necessário, cabe somente a você fazer a escolha certa e começar a comer comida de verdade.

Mudar de vida e tornar a menopausa a melhor fase depende de você e de um estilo de vida saudável!

O que você quer pra você agora e no futuro? Como você estará daqui 5 ou 10 anos?

Para estar bem é preciso cuidar da saúde hoje!

Compartilhe esse conteúdo com outras mulheres que querem mudar, mas ainda não sabem por onde começar!

Unidas, vamos muito mais longe!

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