Será que comer gordura na menopausa faz mal ou bem? Esse é um assunto bastante controverso e gera bastante dúvidas. Por isso, agora vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre os tipos de gordura, seus benefícios e quais alimentos consumir.
O que são gorduras?
As gorduras são o que chamamos de macronutrientes. Estes, por sua vez, são componentes da alimentação que têm papel fundamental no nosso organismo. Portanto, os macronutrientes são 3: carboidratos, proteínas e gorduras (lipídios).
Sendo assim, existem 3 tipos de gorduras:
- Saturadas;
- Insaturadas: monoinsaturadas e poliinsaturadas;
- Trans ou hidrogenadas.
Desta forma, os tipos de gordura diferem de acordo com a sua estrutura química. Ou seja, pela quantidade de átomos de carbono e hidrogênio presentes em suas moléculas e os tipos de ligações químicas entre eles.
É importante deixar claro que existe uma grande diferença entre a gordura ingerida e a gordura armazenada (acumulada). Isto é, a gordura que você come não é responsável por fazer você engordar. Porém, isso não quer dizer que você possa comer qualquer tipo de gordura à vontade.
Saiba que, o macronutriente que gera pico de insulina e, assim, controla o armazenamento do excesso de energia ingerido na forma de gordura corporal é o carboidrato.
Para que servem as gorduras?
As gorduras são um tipo de fonte de energia para o nosso corpo e são muito importantes em vários processos. Vejamos abaixo:
Benefício 1
A gordura é fundamental na formação de nossos hormônios e interfere na produção destes, como: cortisol, DHEA, estrogênio e testosterona.
Benefício 2
As gorduras são essenciais na composição da estruturas das nossas membranas celulares. Sendo assim, garantem a integridade das células e, consequentemente, o bom funcionamento celular.
Benefício 3
A gordura tem papel importante na condução do impulso nervoso através dos neurônios. Ou seja, são essenciais para a manutenção da nossa memória.
Benefício 4
As gorduras são importantes na produção de ácidos biliares e, assim, na digestão das gorduras ingeridas.
Benefício 5
São alimentos que demoram mais para serem digeridos e, por isso, nos dão mais saciedade. Assim, o consumo de gorduras boas ajuda a reduzir a fome, manter o peso e emagrecer.
Benefício 6
A ingestão de gorduras não aumenta a insulina. Portanto, ajudam no emagrecimento e redução de gordura abdominal.
FIQUE ATUALIZADA!
Cadastre o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
Fique tranquila, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
Por que acreditamos que gordura faz mal?
Muitas pessoas acreditam que a gordura faz mal. Mas da onde vem essa falácia?
Essa julgamento errôneo vem de um estudo realizado em 1953. Tal pesquisa foi realizada em 6 países, comparando o consumo per capita de gordura e a mortalidade cardiovascular em atestado de óbito. Entretanto, não foi utilizado nenhum questionário e ainda omitiu-se dados de vários países com resultados diferentes. Por isso, esse estudo mal conduzido obteve resultados que fizeram as pessoas acreditarem que a gordura na dieta causa doença cardíaca, arteriosclerose e entope artérias. Além disso, disseminou a falsa informação de que a gordura saturada aumenta o LDL e obstrui artérias.
Porém, em 2001, a Cochrane Foundation publicou uma metanálise reunindo vários estudos científicos. Desta forma, constatou-se que não há nenhuma diferença na mortalidade entre os que restringiram gordura e dos que não.
Por isso, se você quer se informar mais, um livro que eu indico é “O Mito do Colesterol”. Tal obra traz muitas verdades sobre esse tema tão polêmico.
Como há opiniões divergentes, é preciso estudar, entender e escolher o que você vai seguir, com segurança.
Quais alimentos com gordura fazem bem na menopausa?
Os alimentos que eu utilizo na minha alimentação e que também indico para as minhas pacientes são:
Gorduras Saturadas
Podem ser encontradas em:
- Carnes em geral: frango, bovina, suína. Estas são fontes de proteínas com gordura;
- Manteiga;
- Queijos;
- Ovos;
- Leite materno;
- Coco e água de coco;
- Óleo de dendê;
- Óleo de coco;
- Bacon.
Gorduras Insaturadas
São encontradas em:
- Abacate;
- Oleaginosas: amêndoas, nozes, pistaches, amendoim;
- Linhaça;
- Abóbora;
- Semente de girassol;
- Azeite de oliva;
- Peixes gordos: atum, salmão, sardinha, arenque;
- Azeitonas;
- Cápsulas de Ômega 3.
Gorduras que eu NÃO USO e NÃO RECOMENDO
- Óleos vegetais;
- Leite de vaca;
- Gordura trans, margarina;
- Os alimentos industrializados que estão cheios de gordura;
- Frituras.
Logo, qualquer outro alimento que eu não comentei, não faz parte da minha rotina e nem da minha proposta de saúde. Por fim, eu não consumo banha porco e, por isso, não tenho experiência para recomendar. Em teoria, ala é uma gordura saturada que pode ser consumida.
Conclusão
No mundo atual nós temos mais obesidade, inflamação, câncer, depressão, demência e doenças do mundo moderno. Por isso, o consumo de remédios está cada vez mais alto.
Devido a praticidade dos alimentos processados, nós tiramos as gorduras boas e nos alimentamos com muitos carboidratos processados.
Portanto, agora que você já tem o conhecimento necessário, cabe somente a você fazer a escolha certa e começar a comer comida de verdade.
Mudar de vida e tornar a menopausa a melhor fase depende de você e de um estilo de vida saudável!
O que você quer pra você agora e no futuro? Como você estará daqui 5 ou 10 anos?
Para estar bem é preciso cuidar da saúde hoje!
Compartilhe esse conteúdo com outras mulheres que querem mudar, mas ainda não sabem por onde começar!
Unidas, vamos muito mais longe!