5 chás que potencializam o emagrecimento na menopausa

É de conhecimento quase que geral entre as mulheres, que a menopausa é um período da vida no qual há uma desregulação hormonal considerável, o que pode causar diversas mudanças e oscilações no nosso corpo. Fato é que, hoje já existem diversos tratamentos, tanto dietéticos quanto medicamentosos e hormonais que auxiliam na diminuição desses efeitos negativos. Um dos principais efeitos da menopausa, é o ganho de peso. Desse modo, confira, abaixo, alguns chás que podem ser implementados na sua alimentação e te auxiliarão no processo de emagrecimento nessa fase. 

O que te faz engordar na menopausa?

A principal causa do aumento de peso na menopausa é justamente a partir da ideia de comer “muito do mesmo”. Sendo assim, esses alimentos acabam sendo os influenciadores que inflamam e criam barriga. Portanto, comer o mesmo que comia antes da menopausa, fechava a conta, agora não funciona mais. Já que o excesso de carboidratos industrializados gera inflamação e desequilíbrio das células que, por sua vez, reflete em disfunção. 

Com isso, a alimentação deve ser pensada para essa nova fase da vida, se você tem o objetivo de se manter saudável. 

Somando-se a isso, o desequilíbrio hormonal da menopausa, acaba piorando. Apesar dessa situação, muitas mulheres perguntam se é possível emagrecer e manter-se saudável na menopausa, até mesmo sem tomar chás. A resposta é: “Claro que sim. Eu sou a prova viva disso!” 

Mas, você precisa ter o seu plano de alimentação traçado por profissionais da área que consigam avaliar as suas necessidades nutricionais, e a partir disso te ajudar a criar uma rotina de alimentação saudável. No entanto, é sempre importante ressaltar que não existe nenhum tipo de milagre ou chá milagroso quando o assunto é emagrecimento. Não adianta achar que comendo mal, sem uma rotina planejada e tomando chás você conseguirá atingir seus objetivos. 

Além disso, é importante que você entenda que o chá por si só não vai emagrecer, mas quando ele está aliado a uma dieta saudável e pensada para as suas necessidades, ele irá potencializar o emagrecimento.

chás para emagrecer
Mulher tomando chá. | Foto: Freepik.

Quando tomar os chás que potencializam o emagrecimento?

Primeiro de tudo, você precisa gostar de chá e se adaptar ao consumo deles. Depois, é necessário avaliar se você precisa ou não fazer uso dessa estratégia. Então, se você está emagrecendo ou já está magra e saudável, gostando desse seu padrão estético, você pode tomar chás sem ter o objetivo de perder peso. Agora, se existe uma necessidade, você pode implementar na dieta, após já estar fazendo a escolha alimentar certa, paralelamente a esse processo.

Entenda, não existe emagrecimento saudável que fará você perder quilos em apenas um dia. Os chás podem ter efeitos estimulantes, ou até mesmo inibidores, e podem atuar também na aceleração do metabolismo do corpo feminino, auxiliando no emagrecimento.  Portanto os chás e a alimentação saudável têm como foco médio a longo prazo, mas podem e devem ser percebidos a partir de algumas semanas ou meses após a adoção dessas estratégias de emagrecimento. 

Sintomas da menopausa que os chás podem ajudar a tratar e, com isso, também emagrecer

Confira quais são:

  • Ansiedade e estado de humor;
  • Insônia;
  • Calor exagerado;
  • Digestão;
  • Aceleração do metabolismo, uma vez que podem ser termogênicos;
  • Inchaços.

Os chás que vão potencializar seu emagrecimento na menopausa

Abaixo você encontrará diversas opções de chás para emagrecer, seja de forma direta, ou atuando na diminuição dos efeitos da menopausa.

Chá de camomila

A menopausa dá mais insônia, ansiedade, irritabilidade e, com tudo isso, mais fome! Por isso, a mulher tende a engordar. Sendo assim, um chá com ação calmante vai contribuir para baixar a ansiedade. Além disso, ajuda a dormir e relaxar. Também vai contribuir para que você não haja compulsivamente, comendo amores bandidos ou comendo sem ter fome (fome emocional). 

Chá de canela

A menopausa também aumenta a resistência à insulina. Dessa maneira, há maior chance de acumular gordura visceral. O chá de canela melhora a ação da insulina e, portanto, reduz os níveis de açúcar. Além de melhorar a resistência à insulina, ainda é rica em antioxidantes, importantes para a proteção das células, e apresenta ação anti-inflamatória, o que é importante, pois a obesidade gera inflamação crônica.

Chá verde

Como sabemos, a menopausa afeta o metabolismo. Portanto o chá verde é uma opção interessante. Ele contém catequinas e cafeína, o que confere uma ação termogênica. Com isso, há maior gasto energético. Ainda, apresenta substâncias polifenóis que ajudam a queimar gordura.

Chá de Valeriana

A menopausa também afeta o sono, ocasionando insônia. Assim, o chá de valeriana estimula receptores GABA que são receptores dos neurotransmissores que atuam na inibição do sistema nervoso. Portanto, tem efeito sedativo leve, ação relaxante, ansiolítica a antiestresse, que melhora o sono. Com um sono melhor, REPARADOR, você terá mais energia, menos fome e menos compulsão.

Chá de cavalinha

Por fim, a menopausa pode causar retenção de líquidos devido ao desequilíbrio hormonal, além da inflamação. Assim, o chá de cavalinha é interessante pela sua ação diurética e termogênica. Entretanto, deve-se usar por pouco tempo e de forma pontual.

Potencializar o emagrecimento
Chá. | Foto: Freepik.

Sugestões sobre os chás que potencializam o emagrecimento na fase da menopausa

Novamente, vale reforçar que não adianta tomar chás sem excluir os amores bandidos. Afinal, nada é milagroso se você não fizer a sua parte e se esforçar. Depois, é preciso avaliar se você precisa, gosta e também se adapta ao consumo. Além disso, a recomendação é de até 1 litro ao dia.

Também, é importante não tomar certos chás por tempo prolongado para que não se torne prejudicial. Portanto, fique atenta aos efeitos adversos, uma vez que tudo depende da sensibilidade individual. Ou seja, teste sem abusar e veja como se sente!

Agora que você já sabe o que fazer para potencializar o emagrecimento, basta criar uma rotina de alimentação saudável e completá-la com chás para emagrecer de maneira mais eficaz e rápida. Para isso é bastante importante que você tenha o acompanhamento de uma profissional na área e é por isso que eu faço o convite para que você conheça o meu trabalho. 

Caso você ainda não me conheça, vou me apresentar: Sou a Drª Vanderléa Coelho, médica Ginecologista e Expert em Emagrecimento para mulheres na fase da menopausa e climatério. Assim, sou criadora do Programa Magra Após os 40, uma mentoria com metodologia exclusiva que tem transformado a vida de cada vez mais Rainhas. Além disso, desenvolvi conteúdos em diversos formatos sobre emagrecimento e perda de peso na menopausa. Caso você queira saber mais dicas a respeito das questões referente à menopausa, confira esse livro que eu preparei sobre o assunto, ou então veja esse vídeo que eu preparei lá para o YouTube.    

15 Comentários


  1. Meuu nome é Rozilene ,Gostaria de emagrecer saude e melhorar minha saúde.

    Responder

  2. Meuu nome é Rozilene ,Gostaria de emagrecer saude e melhorar minha saúde.

    Responder

  3. Olá, meu nome é Luísa Póvoa, precisava de tirar um pouco de barriga, queria emagrecer pelo menos 5kg, gostaria que me ajuda-se, obrigada.

    Responder

    1. oi sou sonara macahado preciso perder barriga na menopausa qual os chas que posso tomar?

      Responder

      1. Olá boa tarde meu nome é nilceia e desde que entrei na menopausa estou engordando cada vez mais não sou comilona me sinto horrível de 103 quilos que já achava de mais agora estou com 106 choro muito pergunto pro médico que é um clínico geral porque estou engordando muito e se não é o caso de uma bariatrica ele diz que não é fala que não sou gorda e sim obesa me sinto muito mau o que devo fazer

        Responder

  4. Estou com o colesterol alto e na menopausa e ganhando peso..oque fazer,?

    Responder

    1. estou na.menopausa e estou con nuita gordura abdominal o que devo comer

      Responder

      1. Nossa eu também estou com mta gordura abdominal, fico triste com esta situação.

        Responder

  5. Eu mim chamo Rejane to com, minha barriga grande já fiz 2 teste de gravidez deu negativo fiz o se sangue deu que, eu to com, menor pausa eu tenho 32 anos é possível?

    Responder

    1. Quero sua ajuda dra para poder emagrecer na menopausa. Estou fazendo regime e não consigo perder nem 100 grs. Obrigada

      Responder

  6. Eu Angela estou no climatério e gostaria de receber informações sobre esse novo período deinha vida.aos 46amod.

    Responder

    1. Doutora gostaria de fazer uma consulta com vc como faço sou de Porto velho Rondônia

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *